Philip Kotler – Biografia e Legado

Philip Kotler

Philip Kotler é referência no mundo do Marketing, afinal, não tem como pensar em marketing sem lembrar de conceitos como os 4P ‘s de marketing!

O americano, considerado o maior especialista em Marketing, tem uma trajetória muito interessante, tendo prestado consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America.

Toda a influência de Philip Kotler para o marketing no mundo todo foi tão grande que suas ideias ainda são perenes e muito utilizadas nos dias atuais.

Veja a seguir os principais tópicos que separamos para mostrar mais sobre a história e legado de Philip Kotler:

  • Conheça Philip Kotler
  • Legado de Philip Kotler
  • Conceitos de Marketing explicados por Philip Kotler

Conheça Philip Kotler

Nascido em 27 de maio de 1931, em Chicago, nos Estados Unidos, Philip Kotler primeiro cursou a Universidade DePaul dois anos na sua cidade natal e fez seu mestrado na Universidade de Chicago.

Após finalizar o seu mestrado, Kotler conseguiu seu PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.

Além dos dois diplomas em Economia, Philip Kotler ainda fez um pós-doutorado na Universidade de Harvard em matemática e um em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.

Em 1962, Kotler deu início a sua carreira como professor universitário na Kellog School of Management e em 1967 publicou, o que hoje é considerado a bíblia do Marketing, o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.

Essa publicação é altamente utilizada em diversos países em cursos de pós-graduação de negócios e marketing.

É desde 1988 o americano é titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, um dos mais importantes centros de estudos sobre negócios do mundo.

Leia também: Planejamento Estratégico – O que é e vantagens

Legado de Philip Kotler

Philip Kotler acreditava que o Marketing estava estritamente ligado à economia e não só apenas pelo preço, mas também pela demanda que sofria alterações devido aos canais de distribuições.

O ponto mais acentuado pelo economista era de que o lucro estava ligado ao bem-estar do consumidor e da sociedade, sendo assim, o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma.

Citaremos a seguir, três grandes contribuições de Kotler ao Marketing:

1. Importância ao Marketing

Antes de Kotler o marketing não era considerado um trabalho tão importante nas instituições como é hoje.

Philip Kotler trouxe o marketing da marginal das operações das empresas para o centro das estratégias de vendas e gestão.

2. Foco para os negócios

Dando continuidade ao trabalho de Peter Drucker, Kotler reiterou a ideia de que o foco das empresas deveria estar mais centrado na satisfação dos clientes e nos benefícios que seu produto do que na sua distribuição e no preço em si.

Dessa forma, novas estratégias de Marketing foram criadas e novas abordagens feitas por gestores.

3. Ampliação do conceito de marketing

Outra contribuição de extrema importância foi que Kotler ampliou o conceito de marketing de apenas venda para um processo maior.

Com sua nova definição, o marketing foi compreendido como uma forma de comunicação e troca com os clientes, não apenas para meios comerciais, mas também para políticos, caridades e outras situações non-business.

Por exemplo, um museu precisa tanto das habilidades de marketing (praça, preço, produto e promoção) quanto uma multinacional, se quiser alcançar  visitantes, doadores e patrocinadores.

4. Desenvolvimento de novos conceitos

Philip Kotler também desenvolveu novos conceitos como o Marketing Social e Demarketing.

O primeiro aplica a teoria de que o marketing pode ser usado para influenciar a mudança de comportamento que beneficiara uma comunidade, por exemplo.

Já o segundo diz respeito ao que as organizações devem fazer para diminuir uma demanda quando ela se encontra alta demais.

Já o segundo diz respeito ao que as organizações devem fazer para diminuir uma demanda quando ela se encontra alta demais.

Por exemplo, se estamos passando por um período de crise, o governo deve convencer a população a economizar água para as atividades essenciais.

Dica de leitura: A estratégia de marketing digital no CRM

Conceitos de Marketing explicados por Kotler

Com a finalidade de explicar aos leigos alguns conceitos fundamentais de Marketing, nada melhor do que estudar tais conceitos através de uma das mentes mais brilhantes no assunto, confira a seguir os conceitos, segundo Philip Kotler:

1. O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, Marketing nada mais é do que um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejos, oferta e troca de produtos de valor.

2. O que é segmentação?

Em “Os princípios do Marketing”, Kotler e Armstrong dizem que a segmentação é você reconhecer que não consegue servir a todos os clientes com o mesmo nível de satisfação.

Para que isso aconteça, é necessário definir um público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas com características e necessidades parecidas que a empresa decide alcançar.

3. O que é posicionamento?

Para Kotler, posicionamento é você mostrar aos seus clientes como você se diferencia dos seus concorrentes.

4. Marketing 1.0

Esse é o tipo de marketing que a maioria das empresas opera.

O marketing 1.0 é sobre lucrar alcançando a mente das pessoas e oferecendo um serviço de boa qualidade.

5. Marketing 2.0

O marketing 2.0 é definido a partir pelo empenho que as empresas têm em conhecer melhor seus clientes e seus hábitos para assim fabricar e vender produtos e serviços que atendam melhor suas necessidades.

As empresas analisam inúmeros dados para conhecer melhor sua audiência.

6. Marketing 3.0

No marketing 3.0 as empresas não estão apenas interessadas em vender seus produtos, mas também em fazer do mundo um lugar melhor.

Neste estado as empresas apresentam três coisas: produtos, serviços e valor.

7. Marketing 4.0

Para Kotler, esse é o estado mais avançado do Marketing.

A ideia por trás do Marketing 4.0 surge da consolidação do mundo digital e da necessidade das empresas estarem presentes também nesse ambiente.

Dessa forma, somam-se aos demais conceitos a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados.

Kotler explica que a maioria das empresas se encontra no Marketing 1.0 e que em vez de tentarem pular com a sua estratégia para 4.0, elas devem ir gradualmente avançando até chegar no estado mais avançado.

Uma lição importante que Philip Kotler nos deixa é que devemos nos preocupar com a sociedade, pois levando em consideração o Marketing 3.0 e colocando ele como o estado ideal e mais avançado do marketing.

Kotler destaca que os consumidores estão preferindo empresas que se engajam em alguma questão socioambiental do que aquelas que são neutras ou não defendem causa alguma.

E não ficando para trás, muitas empresas estão colocando o bem-estar da sociedade na frente do bem estar da empresa. Antes era o contrário, a saúde da empresa vinha em primeiro lugar mesmo se isso significasse que a sociedade sofreria.

Um exemplo de uma empresa que suporta uma boa causa socioambiental é a Toms, marca de sapatos americana que tem inúmeros projetos de ajuda social no mundo.

Eles ajudam dando sapatos, águas, óculos e até mesmo treinamento para ajudar mulheres a fazer um trabalho departo mais seguro.

Assim, notamos que todos os ensinamentos que Philip Kotler ofereceu para nós ainda são vastamente utilizados e movem a sociedade contemporânea.

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