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Peter Drucker – Biografia e Legado

Não podemos sequer pensar em administração de empresas sem citar Peter Drucker.

Toda a ideia de capital humano, a qual reconhece, hoje, a importância dos funcionários para uma organização, é apenas um dos legados deixados pelo pai da administração moderna.

Sempre muito observador e visionário, Peter ficou conhecido pelo mundo como o pai da administração moderna por expandir a perspectiva da sociedade sobre o que é gestão e o papel essencial das pessoas para o sucesso de qualquer empresa.

Ao longo de sua trajetória, Peter Drucker atuou como professor, jornalista, economista e filósofo, registrando suas reflexões e teorias em mais de 30 livros, os quais impressionam por se manterem sempre atuais, até mesmo décadas depois de serem lançados.

Acompanhe a seguir os tópicos que separamos para saber mais sobre a vida e legado de Peter Drucker!

Quem foi Peter Drucker?

Peter Ferdinand Drucker foi um consultor, escritor, acadêmico e notável economista, comumente chamado de “guru da administração” – ainda que não gostasse desse título por relacionar a palavra “guru” ao charlatismo, Peter ganhou admiração de muitos empresários conhecedores da suas teorias.

Peter Drucker foi um dos maiores pensadores do campo nos últimos tempos, colaborando com análises presentes e futuras a respeito da gestão de organizações durante os séculos XX e XXI.

Além disso, chegou a tratar de assuntos contemporâneos como globalização e os benefícios da descentralização dentro das empresas que, ao promover a autonomia, ganham agilidade em seus processos.

Peter Drucker nasceu dia 19 de novembro de 1909 em Viena, capital da Áustria, mesma localidade onde viveram grandes personalidades da música, cultura e ciência, a exemplo de Mozart e Sigmund Freud.

Um pouco antes de falecer, Peter Drucker continuava compartilhando seus conhecimentos, ministrando aulas de Ciências Sociais na Claremont Graduate Califórnia. Seu legado deu um novo significado a termos como “administração”, “liderança”, “marketing” e a razão de existir das empresas.

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Legado de Peter Drucker

Todas as teorias atuais sobre gestão empresarial têm alguma relação ou aproveitam as premissas deixadas por Drucker.

Sem dúvidas, Peter Drucker é um dos maiores nomes da Teoria Neoclássica da Administração, que descreve as abordagens iniciadas na década de 1950 e se estende até os dias atuais.

De acordo com o que foi citado pelo administrador André Boaratti no artigo “As Teorias da Administração em foco: de Taylor a Drucker”, o pensamento desse autor pode ser resumido em quatro pontos centrais:

Em suas primeiras obras, Drucker defendia uma ideia revolucionária para a época: a de que o cliente é a prioridade de uma organização, e não o produto.

Observe que essa concepção está na base de tendências bastante atuais, como a experiência do usuário (UX) e do marketing ou vendas centradas no cliente.

Até meados do século XX, muitas empresas eram orientadas por essa cultura diferente, graças a fatores como o monopólio e a escassez de produtos concorrentes.

Assim que dominassem um mercado, ainda que local, elas não precisam se preocupar muito com o desejo do consumidor, já que ele não tinha a opção de consumir um item ou marca diferente.

Por isso, o produto ou serviço é que se destacavam e orientavam os esforços dos gestores e trabalhadores. Havia, dessa forma, um mercado de massa, que buscava conquistar e atender bem a uma grande parcela de clientes.

Durante toda sua carreira, Peter Drucker notou que essa dinâmica estava passando por mudanças profundas, incluindo a valorização da individualidade.

A cultura de massa, a qual acomodava as pessoas em grupos estereotipados, dava indícios de que seria substituída por uma cultura de nichos, em que os interesses individuais ditavam sua maneira de consumir.

Nesse exato contexto, o consultor vislumbrou a valorização das pessoas como um requisito fundamental para a evolução das organizações, esse pensamento englobava tanto os clientes quanto os funcionários, considerados, por ele, como o maior recurso das empresas.

Diferente do que as outras teorias diziam, os empregados não eram meras extensões das máquinas ou simples executores de tarefas, Peter Drucker afirmava que o conhecimento deles é o capital mais valioso de qualquer companhia.

Dessa forma, cabe às lideranças realizarem uma gestão humanizada que aproveite os talentos e as experiências de todos para aprimorar seus serviços e produtos.

Peter Drucker é considerado o pai da administração pois dedicou sua vida a estudar e melhorar o modo como as organizações eram administradas, a partir de diferentes ações.

Na prática, ele atuou como consultor em empresas como a General Motors (GM), ainda nos anos 1940, conhecendo de perto seu funcionamento.

Já no campo teórico, refletiu, aplicou e compartilhou seu aprendizado por meio de inúmeros artigos e mais de 30 livros, além de dar aulas e palestras em muitos países, inclusive no Brasil.

Sua fama como pai da administração moderna consolidou-se por meio de duas de suas primeiras obras: “Conceito da Corporação” publicada em 1946  e “Prática da Administração de empresas” publicada em 1954.

A primeira obra descreve a gestão realizada na GM, enquanto a segunda reúne tópicos presentes na vida de qualquer administrador.

Juntos, eles deram base a princípios que orientam gestores de vários níveis, que trabalham em companhias de todos os portes e segmentos, como a importância de selecionar e conhecer os hábitos dos clientes em potencial.

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Principais livros de Peter Drucker

A lista de livros produzidos por esse autor é extensa, mas aqui selecionamos aqueles que ganharam maior popularidade!

1. Conceito da Corporação (1946)

Esse livro é fruto de um ano e meio de observações e consultoria prestada para General Motors (GM), aqui ele conta de que maneira funcionavam as operações da companhia.

O conteúdo se destaca, especialmente, por ser o primeiro relato formal e respeitado e por lançar os fundamentos de uma das principais premissas de Drucker: a de que os colaboradores não representam custos.

2. Prática da administração de empresas (1954)

Esse livre consiste em um compilado com uma série de tópicos presentes na rotina dos administradores de empresas, como a definição de objetivos claros e o papel do marketing para melhorar o desempenho da companhia.

O livro é dividido em 7 partes:

3. O gestor eficaz (1967)

Talvez essa seja a obra mais aclamada de Peter Drucker, tendo ganhado versões mais novas – atualizadas ao longo de sua existência.

Esse livro trata da formação de executivos competentes através do ensino da eficácia, pois, na visão de Peter Drucker, essa característica pode ser aprendida.

4. As novas realidades (1989)

Obra baseada em percepções sobre os desafios após a década de 1980. Aqui se é apresentado um cenário macro, com pressões e oportunidades para governos e políticos.

5. Sociedade Pós-Capitalista (1993)

Aqui temos uma análise histórica das transformações que levaram uma sociedade originalmente capitalista a romper com seus próprios paradigmas.

6. Desafios gerenciais para o século XXI (1999)

É por meio desta obra que Peter Drucker faz jus ao título de “guru” da administração, pois ele faz previsões a respeito de fatores cruciais para as empresas das próximas décadas.

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E-books

Vídeo Bônus – Peter Drucker – Uma Jornada Intelectual

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