É essencial realizar pesquisas de mercado para manter-se competitivo em meio aos concorrentes, assim você conhece o mercado no qual está inserido, para ter menos dificuldades no momento de se conectar com o público-alvo.
No artigo de hoje, iremos aprender mais sobre os seguintes tópicos:
- O que é uma pesquisa de mercado?
- Para o que serve e para quem ela é indicada?
- Vale a pena? Conheça os benefícios
- Tipos de pesquisa de mercado:
- Aprenda a aplicar uma pesquisa de mercado eficaz
- Exemplos de pesquisas de mercado
- É hora de colocar os conhecimentos em prática!
O que é uma pesquisa de mercado?
Esse tipo de pesquisa irá ajudar o gestor a entender mais sobre o seu segmento, necessidades, público-alvo e todas as informações que sejam relevantes para o seu negócio nesse momento.
O método consiste na coleta de informações e na interpretação dos dados obtidos, que permitem insights valiosos e proporcionam suporte durante a tomada de decisão.
É a partir dela que você coletará dados necessários para realizar análises mais profundas e identificar pontos de melhoria. Mas uma coisa é certa: a pesquisa é o melhor caminho para obter informações precisas sobre o mercado em que está inserido.
Existem diversas maneiras de realizá-la, trataremos a respeito disso nos próximos tópicos, continue lendo para saber mais.
Curiosidade: No Brasil, ¼ das empresas criadas vão à falência antes de completar 2 anos e metade fecha as portas antes dos 5, de acordo com o Sebrae.
Para o que serve e para quem ela é indicada?
Os dados obtidos podem ser usados para identificar hábitos de consumo, ajudar a criar uma melhor experiência para o consumidor, coletar feedbacks sobre os produtos e serviços oferecidos, melhorar o atendimento, criar boas estratégias de marketing e muito mais.
Anote uma informação super importante: todo mundo pode realizar uma pesquisa de mercado, ela é indicada para todos os tipos de negócio. Porém, cada empresa tem uma necessidade de pesquisa diferente.
Leitura complementar: Marketing digital e o CRM devem andar juntos
Vale a pena? Conheça os benefícios
Caso você esteja se perguntando se realmente vale a pena investir em pesquisas de mercado, lembre-se que dominar seu nicho e conhecer o público-alvo é a base para atrair novos usuários e conquistar clientes fiéis.
Por meio dela você identifica as necessidades e desejos do consumidor, consegue impulsionar suas vendas e expandir sua visão a respeito dos negócios.
Uma pesquisa de mercado trabalha com dados reais e não suposições, confira alguns benefícios de aderir a esta prática:
- Ajuda na tomada de decisão;
- Gerar leads qualificados;
- Identificar e resolver pontos de melhoria;
- Aumentar a autoridade no mercado;
- Descobrir as necessidades e tendências;
- Colaborar com o crescimento da sua empresa;
- Conhecer melhor a concorrência;
- Identificar oportunidades;
- Determinar a viabilidade de um novo negócio;
- Aprimorar processos gerenciais;
- Conhecer o público-alvo;
- Implementar novos produtos e serviços;
- Expandir o empreendimento;
- Muitos outros.
Dica de leitura: Ferramentas para Tomada de Decisão
Tipos de pesquisa de mercado
Existem dois grandes grupos quando falamos a respeito de pesquisas de mercado, a primária e a secundária. Leia abaixo e entenda mais sobre essa divisão:
Primária
Essa é a pesquisa que você desenvolve e aplica por conta própria. Todos os dados obtidos serão fruto do seu próprio esforço. Veja os dois tipos de dados que podem ser coletados a partir dela:
- Qualitativo: Aqui são considerados dados não mensuráveis, como: gostos, desejos, repulsas e emoções.
- Quantitativo: Esses dados são gerados a partir de números, como: visualizações, resultados de pesquisa e seguidores.
Baseando-se nisso, existem quatro tipos de pesquisa primária para você realizar:
- Questionários: São as famosas perguntas de ‘’sim’’ ou ‘’não’’. Especifique os dados que deseja coletar e qual o seu objetivo com isso, mas lembre-se, como os questionários são fáceis de executar, eles podem gerar má interpretação e resultados ruins.
- Entrevistas: Pense estrategicamente nas perguntas que serão realizadas. As entrevistas podem gerar bons feedbacks e são uma boa maneira de gerar interações com o público.
- Grupos focais: Durante esse tipo de pesquisa, você deve incluir um número maior de respondentes possível. E a partir dele, você poderá conquistar comentários sinceros e conversas produtivas.
- Observação: A observação pode gerar resultados precisos e naturais com o público, mas isso dependerá da sua análise em tempo real. Selecione uma variedade de participantes para que os resultados sejam eficazes.
Não deixe de ler: Um CRM de Vendas pode ajudar a manter o acompanhamento das informações de leads e dos dados capturados a partir de alguma estratégia.
Secundária
A pesquisa de mercado secundária, ou ‘’pesquisa existente’’ como é mais conhecida, depende da condução de outra pessoa e comumente é realizada online. Nesse modelo é possível coletar dados de fontes públicas, como relatórios de empresas, órgãos governamentais e bibliotecas, por exemplo.
Nesse tipo de pesquisa, é possível investir menos esforço, tempo e recursos no momento da coleta de informações, porém, é necessário garantir que os dados obtidos sejam válidos e confiáveis.
Dentre as vantagens desse tipo de pesquisa, estão: resultados rápidos, preços acessíveis, painel de respondentes e acompanhamento em tempo real. Investir em um software CRM pode conquistar uma gestão mais eficiente dos dados de cada cliente.
Aprenda a aplicar uma pesquisa de mercado eficaz
Nesse tópico você aprenderá a maneira ideal para aplicar uma pesquisa de mercado eficaz em 7 etapas, continue lendo e descubra.
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Defina o objetivo
É muito importante ter um objetivo claro ao realizar uma pesquisa de mercado, trace suas metas e procure objetivos mensuráveis para conquistar, não existe espaço para achismos!
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Estabeleça o público-alvo
Tenha em mente quem é o público que deseja atingir, nossa sugestão é definir uma persona para traçar estratégias que sejam realmente eficazes.
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A maneira de realizar a coleta
Nesse momento você irá optar pelo tipo de pesquisa que será trabalhada (primária ou secundária).
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Defina o tamanho da amostra
Qual é o tamanho do público para o qual será aplicado a pesquisa? Selecione e estipule o valor esperado que deseja atingir.
Saiba que definir um número errado pode gerar resultados incorretos. Ah, e não se esqueça de considerar uma margem de erro para os resultados obtidos.
Curiosidade: A margem de erro é uma margem pré-estimada que uma pesquisa pode apresentar em seus resultados. Geralmente é considerado um valor de variação de até 5%.
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Elabore o questionário
Nunca comece pela elaboração do questionário, desse modo você evita perguntas sem foco e um retrabalho. É muito difícil realizar um questionário perfeito, portanto, faça um pré-teste para adaptá-lo conforme necessidade.
Lembre-se de ser claro e objetivo, colocar opções relevantes, proporcionar instruções no início do questionário, fazer perguntas pessoais (idade, gênero, profissão, escolaridade) e outros.
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É hora de aplicar
Leve alguns pontos em consideração, como: a maneira de abordar o indivíduo, horário e data propícios, locais, orientações e outros.
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Analise e gere um relatório
Relembre o objetivo da sua pesquisa e analise todos os resultados, para que seja possível identificar os pontos relevantes para a sua estratégia e realizar mudanças que sejam significativas para o seu público.
Exemplos de pesquisa de mercado
Percebemos ao longo do texto que a pesquisa de mercado possui diversos objetivos e funções, não é mesmo? Confira os principais exemplos que podem ser aplicados em sua empresa:
- Pesquisa de hábitos de consumo;
- Pesquisa para determinar a força da sua marca;
- Pesquisa de satisfação dos clientes;
- Pesquisa de satisfação dos colaboradores;
- Pesquisa de imagem da marca;
- Pesquisa de teste de campanha.
É hora de colocar os conhecimentos em prática!
Chegamos à conclusão de que a pesquisa de mercado é essencial para a sua empresa, para tomar decisões mais assertivas e gerar resultados ainda melhores. É hora de criar seu próprio modelo e aplicá-lo conforme a necessidade do seu negócio. Vamos lá?