Pesquisa de mercado: vale a pena fazer?

pesquisa de mercado

É essencial realizar pesquisas de mercado para manter-se competitivo em meio aos concorrentes, assim  você conhece o mercado no qual está inserido, para ter menos dificuldades no momento de se conectar com o público-alvo.

No artigo de hoje, iremos aprender mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é uma pesquisa de mercado?
  • Para o que serve e para quem ela é indicada?
  • Vale a pena? Conheça os benefícios
  • Tipos de pesquisa de mercado:
  • Aprenda a aplicar uma pesquisa de mercado eficaz
  • Exemplos de pesquisas de mercado
  • É hora de colocar os conhecimentos em prática!

O que é uma pesquisa de mercado?

Esse tipo de pesquisa irá ajudar o gestor a entender mais sobre o seu segmento, necessidades, público-alvo e todas as informações que sejam relevantes para o seu negócio nesse momento.

O método consiste na coleta de informações e na interpretação dos dados obtidos, que permitem insights valiosos e proporcionam suporte durante a tomada de decisão.

É a partir dela que você coletará dados necessários para realizar análises mais profundas e identificar pontos de melhoria. Mas uma coisa é certa: a pesquisa é o melhor caminho para obter informações precisas sobre o mercado em que está inserido.

Existem diversas maneiras de realizá-la, trataremos a respeito disso nos próximos tópicos, continue lendo para saber mais.

Curiosidade: No Brasil, ¼ das empresas criadas vão à falência antes de completar 2 anos e metade fecha as portas antes dos 5, de acordo com o Sebrae.

Para o que serve e para quem ela é indicada?

Os dados obtidos podem ser usados para identificar hábitos de consumo, ajudar a criar uma melhor experiência para o consumidor, coletar feedbacks sobre os produtos e serviços oferecidos, melhorar o atendimento, criar boas estratégias de marketing e muito mais.

Anote uma informação super importante: todo mundo pode realizar uma pesquisa de mercado, ela é indicada para todos os tipos de negócio. Porém, cada empresa tem uma necessidade de pesquisa diferente.

Leitura complementar: Marketing digital e o CRM devem andar juntos

Vale a pena? Conheça os benefícios

Caso você esteja se perguntando se realmente vale a pena investir em pesquisas de mercado, lembre-se que dominar seu nicho e conhecer o público-alvo é a base para atrair novos usuários e conquistar clientes fiéis.

Por meio dela você identifica as necessidades e desejos do consumidor, consegue impulsionar suas vendas e expandir sua visão a respeito dos negócios.

Uma pesquisa de mercado trabalha com dados reais e não suposições, confira alguns benefícios de aderir a esta prática:

  • Ajuda na tomada de decisão;
  • Gerar leads qualificados;
  • Identificar e resolver pontos de melhoria;
  • Aumentar a autoridade no mercado;
  • Descobrir as necessidades e tendências;
  • Colaborar com o crescimento da sua empresa;
  • Conhecer melhor a concorrência;
  • Identificar oportunidades;
  • Determinar a viabilidade de um novo negócio;
  • Aprimorar processos gerenciais;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Implementar novos produtos e serviços;
  • Expandir o empreendimento;
  • Muitos outros.

Dica de leitura: Ferramentas para Tomada de Decisão

Tipos de pesquisa de mercado 

Existem dois grandes grupos quando falamos a respeito de pesquisas de mercado, a primária e a secundária. Leia abaixo e entenda mais sobre essa divisão:

Primária 

Essa é a pesquisa que você desenvolve e aplica por conta própria. Todos os dados obtidos serão fruto do seu próprio esforço. Veja os dois tipos de dados que podem ser coletados a partir dela:

  • Qualitativo: Aqui são considerados dados não mensuráveis, como: gostos, desejos, repulsas e emoções.
  • Quantitativo: Esses dados são gerados a partir de números, como: visualizações, resultados de pesquisa e seguidores.

Baseando-se nisso, existem quatro tipos de pesquisa primária para você realizar:

  1. Questionários: São as famosas perguntas de ‘’sim’’ ou ‘’não’’. Especifique os dados que deseja coletar e qual o seu objetivo com isso, mas lembre-se, como os questionários são fáceis de executar, eles podem gerar má interpretação e resultados ruins.
  2. Entrevistas: Pense estrategicamente nas perguntas que serão realizadas. As entrevistas podem gerar bons feedbacks e são uma boa maneira de gerar interações com o público.
  3. Grupos focais: Durante esse tipo de pesquisa, você deve incluir um número maior de respondentes possível. E a partir dele, você poderá conquistar comentários sinceros e conversas produtivas.
  4. Observação: A observação pode gerar resultados precisos e naturais com o público, mas isso dependerá da sua análise em tempo real. Selecione uma variedade de participantes para que os resultados sejam eficazes.

Não deixe de ler: Um CRM de Vendas pode ajudar a manter o acompanhamento das informações de leads e dos dados capturados a partir de alguma estratégia.

Secundária 

A pesquisa de mercado secundária, ou ‘’pesquisa existente’’ como é mais conhecida, depende da condução de outra pessoa e comumente é realizada online. Nesse modelo é possível coletar dados de fontes públicas, como relatórios de empresas, órgãos governamentais e bibliotecas, por exemplo.

Nesse tipo de pesquisa, é possível investir menos esforço, tempo e recursos no momento da coleta de informações, porém, é necessário garantir que os dados obtidos sejam válidos e confiáveis.

Dentre as vantagens desse tipo de pesquisa, estão: resultados rápidos, preços acessíveis, painel de respondentes e acompanhamento em tempo real. Investir em um software CRM pode conquistar uma gestão mais eficiente dos dados de cada cliente.

Aprenda a aplicar uma pesquisa de mercado eficaz 

Nesse tópico você aprenderá a maneira ideal para aplicar uma pesquisa de mercado eficaz em 7 etapas, continue lendo e descubra.

  1. Defina o objetivo 

É muito importante ter um objetivo claro ao realizar uma pesquisa de mercado, trace suas metas e procure objetivos mensuráveis para conquistar, não existe espaço para achismos!

  1. Estabeleça o público-alvo

Tenha em mente quem é o público que deseja atingir, nossa sugestão é definir uma persona para traçar estratégias que sejam realmente eficazes.

  1. A maneira de realizar a coleta

Nesse momento você irá optar pelo tipo de pesquisa que será trabalhada (primária ou secundária).

  1. Defina o tamanho da amostra

Qual é o tamanho do público para o qual será aplicado a pesquisa? Selecione e estipule o valor esperado que deseja atingir.

Saiba que definir um número errado pode gerar resultados incorretos. Ah, e não se esqueça de considerar uma margem de erro para os resultados obtidos.

Curiosidade: A margem de erro é uma margem pré-estimada que uma pesquisa pode apresentar em seus resultados. Geralmente é considerado um valor de variação de até 5%.

  1. Elabore o questionário

Nunca comece pela elaboração do questionário, desse modo você evita perguntas sem foco e um retrabalho. É muito difícil realizar um questionário perfeito, portanto, faça um pré-teste para adaptá-lo conforme necessidade.

Lembre-se de ser claro e objetivo, colocar opções relevantes, proporcionar instruções no início do questionário, fazer perguntas pessoais (idade, gênero, profissão, escolaridade) e outros.

  1. É hora de aplicar

Leve alguns pontos em consideração, como: a maneira de abordar o indivíduo, horário e data propícios, locais, orientações e outros.

  1. Analise e gere um relatório

Relembre o objetivo da sua pesquisa e analise todos os resultados, para que seja possível identificar os pontos relevantes para a sua estratégia e realizar mudanças que sejam significativas para o seu público.

Exemplos de pesquisa de mercado 

Percebemos ao longo do texto que a pesquisa de mercado possui diversos objetivos e funções, não é mesmo? Confira os principais exemplos que podem ser aplicados em sua empresa:

  • Pesquisa de hábitos de consumo;
  • Pesquisa para determinar a força da sua marca;
  • Pesquisa de satisfação dos clientes;
  • Pesquisa de satisfação dos colaboradores;
  • Pesquisa de imagem da marca;
  • Pesquisa de teste de campanha.

É hora de colocar os conhecimentos em prática! 

Chegamos à conclusão de que a pesquisa de mercado é essencial para a sua empresa, para tomar decisões mais assertivas e gerar resultados ainda melhores. É hora de criar seu próprio modelo e aplicá-lo conforme a necessidade do seu negócio. Vamos lá?

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Bônus – Vídeo – O que é e como fazer uma pesquisa de mercado

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