No começo de sua carreira, um antigo chefe de Paulo Araújo lhe deu um conselho simples, que o empreendedor carregaria por toda a vida. “Sem organização não se vence na vida!”.
A dica parecia simples, mas com certeza o ajudou muito, não apenas a obter uma melhor performance como vendedor, palestrante e administrador de empresas. Trouxe também uma ideia de negócio para ajudar outras equipes de vendas a prosperarem.
Assim criou um software CRM, ou seja, Customer Relationship Management, pensado de vendedor para vendedor!
Paulo é apaixonado pela profissão e prega que vendas é mais do que arte, vendas é método!
Em suas palestras e treinamentos faz uma mistura de show e conteúdo que ao final produz um resultado surpreendente para levar seus ouvintes a refletir e buscar uma nova postura junto a empresa e clientes.
Tem artigos publicados em várias revistas, sites e blogs relacionados a área comercial, gestão e carreira.
Paulo Araújo em entrevista para a revista “Venda Mais” contou um pouco mais sobre os diferenciais de sua ferramenta desenvolvida para atender o mercado nacional.
Com uma plataforma ágil, eficaz e amigável, o CRM permite fazer um acompanhamento periódico dos clientes, evitando perdê-los pela simples falta de atendimento.
Ajuda também cada vendedor a ser mais produtivo e organizado, sendo capaz de atender mais clientes com qualidade e informações assertivas.
O principal ganho quando utilizamos um sistema CRM, para Paulo Araújo, está na implantação de um método de vendas para a empresa. A ferramenta contribui para um cotidiano mais efetivo da equipe de vendas, além de oferecer um norte para treinamentos e metas.
Saiba mais: O que é CRM?
Paulo Araújo – Legado
Não podemos falar em Paulo Araújo sem automaticamente lembrar da Clientar CRM, a qual é bem mais do que um software, sendo considerada um método de vendas.
Paulo afirma que é um software muito fácil de usar, online e com valor muito acessível para qualquer tamanho de empresa. O maior diferencial dessa ferramenta é a gestão da carteira de clientes.
No método divulgado por Paulo Araújo, a empresa que adota o sistema CRM só consegue aumentar as vendas se dedicar tempo, conhecimento e esforço em três categorias de clientes. São elas:
- Prospect: cliente que nunca comprou;
- Inativo: cliente que está sem comprar há determinados dias. Para isso, o gestor deve configurar esse prazo no Software de CRM. Por exemplo: 60 dias;
- Ativo: comprou dentro do prazo configurado. Exemplo: nos últimos 60 dias.
O método Clientar faz gestão automaticamente desses perfis. Ainda há uma ferramenta de follow up muito eficiente para que nenhum cliente fique esquecido. E para completar, os relatórios são todos voltados para que o gestor e o vendedor mantenham o foco no resultado e aumentem as suas vendas.
A Clientar CRM pode ajudar uma empresa a reduzir custos de vendas, melhorar seu faturamento e melhorar o atendimento a clientes, afinal, é um software desenvolvido por vendedores.
É por isso que ele traz consigo muito da realidade daquele que está vendendo no campo para a equipe de desenvolvimento. O sistema é totalmente focado nas etapas de vendas e na gestão do tempo do usuário.
Ele é capaz de reduzir os custos operacionais. Foi desenvolvido para que o vendedor não deixe nenhum cliente fora do tempo padrão de atendimento estabelecendo, bem como, o acompanhamento das propostas em aberto.
Não podemos deixar de mencionar que o software foi desenvolvido especialmente para empresas que realizam vendas consultivas, técnicas, em muitos casos, repetitivas, por meio de representantes comerciais, vendedores externos ou televendas.
O método Clientar já conta com centenas de clientes pelo território nacional, em sua grande maioria são empresas que realizam vendas que demandam uma grande atenção e uma análise mais detalhada do cliente.
Como por exemplo, há clientes das indústrias de vários portes, prestadores de serviços e representantes comerciais, em diversos segmentos do mercado.
Como nem tudo são flores, existem situações que a Clientar não se propõe a resolver, visto que, ele não é adequado para empresas que têm equipes de vendas que trabalham com rotas e fazem muitas visitas diariamente.
Tampouco para empresas que façam vendas mais no balcão ou lojas com alto giro de pessoas. O varejo tradicional, onde a venda é pouco técnica, consultiva e de giro rápido não é o foco da Clientar CRM.
Há erros muito comuns que as empresas cometem, para Paulo Araújo, um erro grave é quando os empreendedores fazem uso de sua ferramenta como controle do vendedor e do seu desempenho e não treina a equipe para transformar a informação em planos de vendas. Trabalhar com dados e tomar decisões e ações mais acertadas.
Em muitos casos, Paulo afirma sentir a empresa refém do vendedor. “Fulano vende bem, mas não usa o software”.
A empresa faz vista grossa e deixa de lado, pois, por vezes, o usuário tem dificuldade em lidar com a tecnologia ou simplesmente acredita que está sendo controlado e resistente à novidade.
Quando o gestor usa a ferramenta em suas reuniões de vendas e se comunica com o vendedor via esse software, o usuário sente que o negócio é para valer e, aí sim, acaba funcionando.
Não ensinar seus funcionários a usarem o software como método de vendas é considerado um erro gravíssimo, afinal, o software traz muitas informações, mas informação sem ação não é nada.
Para aquelas empresas que pretendem contratar um CRM, Paulo oferece 5 recomendações, sendo elas:
1. Usabilidade
Lembre-se, o CRM é o software para uso do vendedor! Sendo assim, verifique se a plataforma possui um design amigável e simples.
2. Relatórios que ajudem a criar estratégias e planos de ação
O vendedor precisa ter acesso a relatórios que levem à tomada de decisão e elaboração de estratégias de vendas.
3. Suporte do fornecedor do CRM
Escolha um software CRM que, além de atender suas necessidades, também possua uma equipe especializada que possa te auxiliar rapidamente.
4. Possibilidade de integração com o seu ERP
Caso sua empresa emita muitos pedidos diariamente, você pode integrar as duas ferramentas.
5. Preço não pode ser diferencial
Pesquise e encontre um software de CRM que caiba em seu budget, mas que realmente possa trazer novos resultados.
Quando bem utilizado, o software CRM aumenta as vendas e o retorno do seu investimento é certo. Até porque, hoje é possível encontrar software de CRM com valores de licença mensal muito acessíveis.
Assim, é preciso pesquisar muito, ligar para o fornecedor quantas vezes for necessário e fazer simulação na ferramenta dentro da sua realidade.
Faça questão de mostrar o software para sua equipe de vendas, envolva as pessoas no processo decisório. Realize muitos treinamentos, durante e após o período de implantação. Tenha muita dedicação em explorar a ferramenta para sua empresa fazer a diferença junto aos seus clientes, e melhorar os seus resultados.
Após entender a vida e legado de Paulo Araújo fica nítida sua genialidade ao desenvolver um software que ajuda tantas empresas a aumentarem suas vendas!
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