O que é Outbound Marketing?

cartão de visita outbound marketing

Se você trabalha com marketing, com toda a certeza já teve algum contato com a metodologia outbound marketing – mesmo que ainda não saiba disso!

Novos conceitos como o inbound e o marketing de conteúdo não eliminam a necessidade de investir em estratégias tradicionais e bem aceitas no mercado.

O melhor dos dois mundos existe, e está pronto para ser aplicado na sua empresa.

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o outbound marketing e destacar a importância de investir em estratégias de prospecção ativa de clientes.

Veja os principais tópicos que serão explorados por nós:

  • O que é o outbound marketing?
  • Quais são seus principais benefícios?
  • Outbound Marketing 2.0: como a estratégia funciona?
  • Outbound x Inbound: onde está a diferença?

O que é o outbound marketing?

A internet — e todas as plataformas e tecnologias que surgiram a partir dela — foi responsável por revolucionar a forma de fazer comunicação.

O que muita gente não sabe, porém, é que grandes conceitos do digital foram aperfeiçoados a partir de práticas tradicionais e muito bem conhecidas no mercado.

É o exemplo do outbound marketing!

A estratégia é caracterizada por marcas que são figuras ativas no processo de prospecção de clientes.

Hoje em dia, é comum que as pessoas imaginem as ações como altamente agressivas ou sem potencial de retorno, mas o que acontece é o contrário.

Algumas estratégias de marketing têm um poder muito maior – e necessário para o sucesso – quando são veiculadas no modelo outbound.

Veja alguns exemplos:

  • outdoors e banners em sites;
  • anúncios em revistas, jornais, rádios;
  • anúncios em redes sociais como YouTube e Instagram;
  • estratégias em mecanismos de pesquisa, como o GoogleAds.

Viu como a ação está presente em vários tipos diferentes de canais digitais?

Engana-se quem relaciona a estratégia com resultados defasados e desatualizados.

Quais são seus principais benefícios?

Agora que você já entendeu o que é o outbound marketing, é hora de conhecer todos os seus benefícios na prática.

Retorno mais rápido

Enquanto o inbound é uma estratégia de médio a longo prazo, os resultados do outbond vêm com maior velocidade.

Dependendo do ciclo de vendas e da estruturação das ações, é possível conquistar clientes em até uma semana.

Isso acontece em razão da rapidez com que as pessoas entram em contato com a marca, ou seja, o processo de conhecimento, assimilação dos serviços/produtos e decisão é muito mais ágil.

Maior potencial de fechar negócio

Com a popularização dos softwares de CRM, é possível estudar e conhecer um perfil específico de clientes de forma completa.

Com isso, as estratégias de venda têm chances muito maiores de darem certo, já que você estará falando exatamente — ou muito perto disso — com o público almejado.

Ao entender as especificações ideais de público e conseguir transmitir uma boa mensagem para essas pessoas, até mesmo propagandas mais institucionais e com tom mais “agressivo e direto” darão certo.

Afinal, você tem um grande embasamento de que está conversando com um público interessado e com alto potencial de retorno.

Leia também – Como criar Planos de Vendas com o software de CRM

Inúmeras possibilidades de atuação

Quando pensamos em outbound, estamos pensando em vendas. Simples assim.

Sejam elas mais modernas ou nos modelos tradicionais, existe um universo gigantesco de possibilidades para conquistar aquele tão sonhado público.

O campo gigantesco de atuação do outbound – acredite se quiser, ele pode ser implementado em praticamente tudo o que você imaginar dentro de um universo corporativo – abre possibilidade para ações muito mais criativas e passíveis de sucesso.

Por isso, não se prenda a conceitos e convenções já enraizadas: sempre é hora de revolucionar um mercado, seja aos pouquinhos ou com uma grande ação.

Outbound Marketing 2.0: como a estratégia funciona?

Quando ressaltamos a importância do outbound marketing, não estamos dizendo para que você abandone a sua estratégia online e invista em telemarketing ou meios tradicionais de fazer publicidade.

Com o passar do tempo – e evolução nas tecnologias – estratégias tradicionais foram atualizadas e adaptadas para o comportamento de novas gerações.

Por isso, não ache que o outbound é a mesma coisa de anos atrás!

Chamado de Outbound 2.0, você pode perceber vários benefícios em adotar a estratégia.

Veja quais são os pontos principais:

  • entenda de verdade quem são os seus possíveis clientes. Não vale a pena investir em prospecções aleatórias, por isso é importante investir em plataformas inteligentes como o CRM, capaz de mapear e identificar inúmeros perfis importantes para a sua empresa;
  • invista em uma equipe diversa e não acredite que todos os vendedores da sua equipe deverão ter o mesmo grupo de características. Personalidades diferentes se completam e melhoram o potencial do time em fechar vendas com louvor;
  • entenda o papel dos vendedores da sua equipe. Vale investir em equipes que acompanhem o cliente após a batida de martelo, dando liberdade para que o time de vendas possa focar em conquistar ainda mais pessoas.

A essência do outbound 2.0 é investir em um time de vendas que seja segmentado e com profissionais especializados em fases diferentes para que os clientes sejam impactados com maior qualidade e preparação.

Leia também – o que é e como definir a Persona

Outbound x Inbound: onde está a diferença?

No decorrer do texto, você provavelmente já conseguiu compreender as principais diferenças entre o outbound e o inbound.

Enquanto a primeira estratégia posiciona a marca como figura ativa no processo de prospecção, a segunda caminha na direção oposta: o Inbound é uma ferramenta em que o cliente, por vontade própria, busca por serviços/soluções específicas e como consequência encontra a sua empresa.

Por mais que muitas pessoas acreditem que o outbound marketing está fadado ao esquecimento, é importante ressaltar que ainda é importante se posicionar de forma ativa no mercado.

Confiar todo o seu recurso em um processo cujo cliente é o principal responsável pela decisão pode ser muito arriscado.

Além disso, o outbound gera um outro aspecto precioso no marketing: reconhecimento de marca.

Por isso, as duas estratégias devem caminhar em conjunto, sendo adaptadas de acordo com os objetivos específicos da sua equipe.

Basta encontrar a medida ideal que seja capaz de encantar o cliente e confiar que suas decisões serão acertadas para a sua empresa, ao mesmo tempo em que é investida uma quantia em reconhecimento e posicionamento no mercado.

Lembre-se: quanto mais frentes forem trabalhadas, maior e melhor será o processo de convencimento.

Se você gostou deste conteúdo, é hora de aprender as melhores práticas para se tornar um verdadeiro líder de vendas.

Vamos lá?

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