A forma na qual vemos o mundo e lidamos com momentos difíceis é responsável por transformar toda a vida de uma pessoa.
Ao desenvolver um mindset positivo, somos capazes de aprimorar habilidades e viver uma vida mais leve, transformando tragédias em grandes oportunidades para crescimento.
Você acordou cedo, se incomodou com o despertador e é segunda-feira.
Para completar, olhou pela janela e percebeu que está chovendo muito.
O caminho mais esperado é se irritar e logo pensar em como a semana não vai começar nada bem.
Todavia, quando trabalhamos com um bom mindset, o cenário já é bem diferente.
Pessoas que condicionam a própria mente para transformar situações negativas em aprendizado e oportunidade não assimilam todo o sofrimento para si próprias, mas sabem se distanciar da situação e entender que dias ruins acontecem — e, com força de vontade e um sorriso no rosto, tudo pode ficar melhor.
O conceito de mindset foi popularizado pela autora Carol S. Dweck e tem muito a ensinar não apenas para você enquanto empreendedor, mas também enquanto ser humano.
Enfrentar a rotina de forma leve e focada em resultados positivos é uma grande maneira de ser alguém bem-sucedido em todas as áreas da vida! No post de hoje, vamos falar exatamente sobre o assunto.
Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:
- o que é o mindset?
- por que ele é tão poderoso?
- quais são os tipos de mindset?
O que é o mindset?
A palavra mindset vem do inglês e significa “configuração da mente”.
Quem popularizou esse conceito e foi responsável por liderar grandes estudos sobre o assunto foi Carol S. Dweck.
Em um livro chamado de “Mindset — A nova psicologia de sucesso”, a autora valoriza a importância de ser uma pessoa esforçada, que corre atrás dos seus objetivos e que configura a sua própria mente rumo a uma rotina mais positiva.
Um dos pontos principais que envolvem a leitura é a forma que as pessoas vêm lidando com o fracasso.
Em uma sociedade que parece ter dificuldade em admitir um sentimento tão frustrante, mas que faz parte do dia-a-dia, precisamos criar hábitos capazes de superar essas dificuldades e ver a vida de forma melhor.
De acordo com Carol, existem indivíduos capazes de transformar o fracasso em um dom.
Isso é feito a partir do mindset, ou seja, da forma que elas condicionam suas forças e mentalidade para transformar momentos negativos em grandes oportunidades.
Em um trecho do livro, a autora conta que quando era pesquisadora no início da sua carreira, um ocorrido em específico mudou a sua vida: ela tinha grande curiosidade para entender como as pessoas lidavam com momentos de fracasso.
Por isso, decidiu estudar o tema a partir da análise de estudantes que estavam lidando com situações complicadas.
Várias crianças foram levadas para uma escola e deveriam resolver um quebra-cabeças. Começavam por opções fáceis, seguindo para aqueles mais complicados.
Carol analisava todo o processo de resolução.
Entre momentos de esforço, resmungos e muito suor, ela esperava entender um pouco sobre os sentimentos daqueles meninos e como eles enfrentariam as dificuldades.
Algo que gerou extrema surpresa na pesquisadora foi o fato de que várias crianças, ao verem quebra-cabeças difíceis, olharam com uma expressão animadora e soltaram frases como “eu adoro um desafio!” ou “espero aprender algo de bom com isso”.
Ou seja: ao invés de já começar a atividade se sentindo desmotivado, estressado e prevendo o fracasso, algumas crianças nem ao menos viam os brinquedos difíceis como algo ruim.
Por que ele é tão poderoso?
Ainda seguindo o exemplo proposto pela autora, pense na última frase que colocamos no parágrafo anterior.
Um mindset positivo é capaz de ignorar todas as conotações negativas que envolvem uma tarefa.
Trabalhando dessa forma, o indivíduo é capaz de eliminar aquelas barreiras sociais — ou pessoais — que criam um ar desanimador antes mesmo de começar a fazer algo.
Repare na sua rotina e tenha certeza que quando começamos a realizar atividades estressados, as chances dela se sair positivamente são muito inferiores quando comparadas aquelas que vêm acompanhadas de um “eu dou conta disso”.
Carol acredita que o mindset tem capacidade transformadora, e afirma: “minhas pesquisas ao longo de 20 anos demonstraram que a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual leva sua vida”.
Quais são os tipos de mindset?
A autora propôs alguns tipos específicos de mindset, que têm diferenças entre si mas contam com a mesma essência.
O mindset fixo é caracterizado por pessoas que crêem que nasceram com habilidades imutáveis, sendo impossível transformá-las ao longo da vida.
Ou seja: não são nada persistentes. Se ela era inteligente em matemática e não gostava de português quando criança, assim seria por todo o sempre.
Ao contrário dessa mentalidade enraizada, existe o mindset progressivo — ou de crescimento.
Enquanto o fixo acredita que é impossível mudar e que é preciso aceitar este fato, os progressistas são motivados, confiam na evolução e valorizam esforço, aprendizado e interesse para desenvolver novas habilidades.
A chave para o crescimento, então, estaria na transformação de momentos difíceis em aprendizados.
É como aquela pessoa que, depois de viver um término de relacionamento, por exemplo, escuta do amigo que é preciso valorizar tudo de bom que aconteceu e ressignificar o ocorrido em grandes lições para a vida.
Como você pode se beneficiar profissionalmente?
Estimular o mindset positivo é fundamental para ser um profissional mais empático, esforçado e produtivo.
Primeiramente, isso acontece porque várias preocupações bobas são eliminadas da rotina de trabalho, dando espaço para focar no que realmente importa: as entregas.
Em 8 horas diárias, pense na quantidade de coisas que passam pela sua cabeça e se transformam em empecilhos para realizar uma tarefa.
Além disso, outro ponto especial é o fato de que você será capaz de investir e acreditar naquelas chances que poderiam ser perdidas ou esquecidas no meio do caminho.
Muitas vezes, em meio estresse ou sobrecarga da rotina, deixamos passar uma série de oportunidades.
Elas estavam apenas aguardando pelo momento de aparecerem enquanto solução dos seus problemas.
É como se a pessoa com mindset positivo esteja tão motivada e centrada em conquistar bons resultados ao ponto de “encontrar água no deserto”.
Quando pensamos que esses hábitos são capazes de transformar toda a realidade não apenas de si próprio, mas de todos que estão ao nosso redor, ganhamos uma força a mais para mudar de vida.
Se você gostou deste conteúdo e acredita que o mindset pode te ajudar a conquistar coisas novas, é hora de aprender as melhores práticas de organização pessoal para gerar mais vendas!
Ana Júlia Ramos é jornalista e redatora de conteúdo parceira da Clientar CRM.
Paulo Araújo é palestrante, consultor e fundador da Clientar – Software de CRM.
Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.
Especialista em palestras de motivação e de vendas. Realizou palestras em centenas de empresas pelo Brasil.
Criador do canal O Papo É Vendas no YouTube.
Convidado pela Revista VendaMais e pelo portal Administradores.com a participar de entrevistas, publicações de artigos e vídeos com temas relacionados a Gestão de Vendas.
Autor dos livros:
- Motivando o Talento Humano – Editora Eko
- Motivação – Faça a Diferença – Editora Eko
- Motivação – Hoje e Sempre – Editora Qualitymark
- Seja Dono de Sua Própria Vida – Editora Qualitymark
- Desperte seu Talento – Editora EKO
- Talentos em Ação – Editora EKO
- Paixão por Vender – Editora EKO