O que é Inbound Marketing?
Nos últimos anos, todo mundo começou a falar sobre o Inbound Marketing.
A estratégia, que tem como objetivo gerar conversões e encantamento a partir de uma oferta relevante e plural de conteúdos, tem um poder gigantesco!
Hoje você vai aprender tudo sobre o marketing de atração, além de conhecer também seus principais benefícios.
Se o termo Inbound Marketing é familiar de alguma forma, significa que você está dentro de um grupo de pessoas que vêm se atualizando em relação a estratégias com foco em conversão e encantamento de clientes.
Por mais que conceitos tradicionais — como o Outbound Marketing — ainda tenham o seu poder e sejam necessários para gerar reconhecimento de marca e tipos específicos de venda, é preciso se atualizar a respeito de novas formas de conquistar a atenção do seu público.
O comportamento de compra vem sofrendo mudanças drásticas, que vieram principalmente da informatização da sociedade e você não pode ficar por fora de estratégias atualizadas.
Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é o Inbound Marketing?
- Quais são seus principais benefícios?
- Como funciona o processo do Inbound Marketing?
- Outbound x Inbound: onde está a diferença?
O que é o Inbound Marketing?
Pense no modelo antigo de publicidade.
Marcas estavam o tempo todo buscando pela atenção do cliente, incessantemente, até que ele percebesse que depois de ser impactado por propagandas vindas das mais diferentes frentes, fosse interessante fechar negócio.
As frentes – e formas – de fazer propaganda se transformaram em ações cada vez menos poderosas com o passar do tempo.
Se antigamente, quando os meios de comunicação não ofereciam quase nenhuma liberdade para o receptor – você até podia mudar de canal, mas estaria refém a todo o conteúdo produzido por ele – com a internet não era mais assim.
A informatização do mundo fez com que o usuário não precisasse “aguentar” 3 ou 4 minutos de propagandas com produtos que não geravam interesse algum: era só fechar o pop up ou mudar de página enquanto o anúncio chegava ao fim.
Com isso, foi preciso repensar a forma de distribuir o conteúdo e, mais do que isso, encontrar maneiras de gerar maior proposta de valor para o público.
Ele, com toda a internet na palma da sua mão, tem centenas de produtos a disposição.
Como se destacar?
O Inbound Marketing, então, surgiu como a alternativa perfeita.
A estratégia consiste na produção de conteúdo relevante que tem como objetivo atrair, fidelizar e encantar, tudo isso a partir de estratégias que centralizam o poder na mão do cliente.
O que isso significa? É simples!
Ao invés de “enfiar goela abaixo” uma cartela de produtos, você estará disponibilizando material, conteúdo e informações suficientes para que a própria pessoa identifique a necessidade de conhecer a sua marca.
Sendo assim, o processo de compra é apenas uma consequência feliz de uma necessidade já identificada previamente.
Quais são seus principais benefícios?
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, provavelmente está se perguntando sobre os seus benefícios.
O principal deles já foi brevemente apontado acima: o processo de compra é muito mais natural, o que faz com que ele tenha maior efetividade.
Pense em um anúncio que passa de 5 em 5 minutos na televisão, ou pipoca entre vários vídeos do YouTube.
A interrupção causada na rotina do cliente, que naquele momento não tem interesse direto na oferta do seu produto, ou seja, não quer saber sobre a sua marca, é algo relativamente negativo.
Com o Inbound Marketing, porém, você cria toda uma estratégia completa que “cerca” todos os lados: muito mais do que o produto em si, sua marca estará apontando um problema e apresentando as melhores soluções.
Entender o Inbound Marketing também não é difícil.
Imagine que uma pessoa está com problemas em centralizar todas as informações sobre os clientes da sua loja.
Ela busca na internet por soluções gerais para este problema, sem ao menos pensar em marcas, anúncios ou preços.
Ao pesquisar pela solução do seu problema, ela vai passar por um ciclo natural de convencimento, entendendo que existem formas excelentes para resolver aquela questão.
Uma delas, por sua vez, seria a contratação de um software de CRM.
Sempre de forma controlada e calculada pelos analistas de marketing, todo o processo se dará por vontade própria do cliente, até que ele complete o funil e entenda que sim, aquela solução é a melhor.
Aí é hora de bater o martelo e entrar em contato direto com a sua empresa.
Percebeu como o processo atinge o público correto, na hora ideal?
Veja alguns outros benefícios do Inbound:
- alcance do público certo;
- estratégias de persuasão mais efetivas;
- ciclo de vendas mais previsível;
- diminuição no investimento;
- maior encantamento e fidelidade por parte do cliente.
Como funciona o processo do Inbound Marketing?
Estratégias de Inbound Marketing são baseadas em um esquema com 4 etapas. Da atração ao encantamento, veja as principais informações sobre cada uma delas:
- atração: em um primeiro momento, você precisa alcançar tráfego suficiente — e qualificado — para os seus canais. A melhor forma de construir uma estratégia Inbound é a partir de blog posts, oferecendo conteúdo relevante e com uma boa frequência;
- conversão: depois de conquistar os visitantes e alimentá-los com conteúdo suficiente e de qualidade, você terá o desafio de transformá-los em leads (oportunidades verdadeiras de venda). Isso é feito a partir de um conteúdo bem construído e atento em cada etapa do comprador;
- venda: mesmo quando o usuário é transformado em lead, você ainda precisa criar estratégias de conteúdo relevante e que faça sentido com a realidade daquelas pessoas. Ao caminhar pelo processo, o esperado é que o lead tome a iniciativa de fechar negócio, pois já entendeu o suficiente sobre seu produto;
- encantamento: por fim, é hora de encantar e fidelizar! Não pense que o relacionamento termina após ter a venda fechada. Manter contato com os seus clientes é fundamentais para que além de comprar novamente, eles sejam capazes de se transformar em promotores da marca, gerando ainda mais clientes para você!
Outbound x Inbound: onde está a diferença?
No decorrer do texto, você provavelmente já conseguiu compreender as principais diferenças entre o outbound e o inbound.
Enquanto a primeira estratégia posiciona a marca como figura ativa no processo de prospecção, a segunda caminha na direção oposta: o Inbound é uma ferramenta em que o cliente, por vontade própria, busca por serviços/soluções específicas e como consequência encontra a sua empresa.
Por mais que muitas pessoas acreditem que o outbound marketing está fadado ao esquecimento, é importante ressaltar que ainda é importante se posicionar de forma ativa no mercado.
Leia também – O que é o outbound marketing?
Confiar todo o seu recurso em um processo cujo cliente é o principal responsável pela decisão pode ser muito arriscado.
Além disso, o outbound gera um outro aspecto precioso no marketing: reconhecimento de marca.
Por isso, as duas estratégias devem caminhar em conjunto, sendo adaptadas de acordo com os objetivos específicos da sua equipe.
Basta encontrar a medida ideal que seja capaz de encantar o cliente e confiar que suas decisões serão acertadas para a sua empresa, ao mesmo tempo em que é investida uma quantia em reconhecimento e posicionamento no mercado.
Lembre-se: quanto mais frentes forem trabalhadas, maior e melhor será o processo de convencimento.
Se você gostou deste artigo, continue investindo no estudo de estratégias para melhorar o processo de vendas!
Entenda tudo sobre as personas e aprenda a desenvolvê-las ao favor do seu negócio.
Ana Júlia Ramos é jornalista e redatora de conteúdo parceira da Clientar CRM.
Paulo Araújo é palestrante, consultor e fundador da Clientar – Software de CRM.
Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.
Especialista em palestras de motivação e de vendas. Realizou palestras em centenas de empresas pelo Brasil.
Criador do canal O Papo É Vendas no YouTube.
Convidado pela Revista VendaMais e pelo portal Administradores.com a participar de entrevistas, publicações de artigos e vídeos com temas relacionados a Gestão de Vendas.
Autor dos livros:
- Motivando o Talento Humano – Editora Eko
- Motivação – Faça a Diferença – Editora Eko
- Motivação – Hoje e Sempre – Editora Qualitymark
- Seja Dono de Sua Própria Vida – Editora Qualitymark
- Desperte seu Talento – Editora EKO
- Talentos em Ação – Editora EKO
- Paixão por Vender – Editora EKO