O que é Comunicação Não Violenta e como Usar para Vender Mais?
Um elemento fundamental para qualquer negócio é ter uma comunicação alinhada e eficiente, capaz de conquistar leads e transformá-los em clientes. A linguagem faz toda diferença, e pode ser a mudança de chave responsável por guiar uma pessoa da fase de consideração para consolidação da compra.
No entanto, muitos empreendedores ainda não conseguem colocar em prática uma estratégia de comunicação eficiente, e podem até mesmo passar a mensagem errada ao público-alvo. Nesse sentido, os estudos dedicados à forma de falar e transmitir uma mensagem podem ser muito benéficos para negócios e empresas.
É aí que entra a Comunicação Não Violenta (CNV), técnica que se popularizou nos últimos anos e pode ser usada até mesmo para aumentar vendas. Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? Confira nosso post:
O que é Comunicação Não Violenta?
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma técnica baseada em habilidades de comunicação verbal e não verbal, com o objetivo de promover uma linguagem empática, de forma a fortalecer as conexões humanas.
Ela foi criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, e tem como preceito a capacidade que a comunicação tem de incentivar a compaixão e a empatia. Na prática, a CNV estimula que seus praticantes sejam capazes de ouvir atentamente o outro, entendendo suas necessidades e buscando colocar-se no lugar do outro.
Entendendo as dores, problemas, considerações e necessidades das pessoas com as quais nos comunicamos, fica muito mais fácil compreender uns aos outros. Além disso, a CNV também permite que seus praticantes aprendam a se expressar melhor, de forma que os outros consigam entender claramente a mensagem que será passada.
Importância da CNV
A Comunicação Não Violenta é benéfica em vários aspectos, contribuindo para a convivência em sociedade de uma forma geral. Mas, além disso, também apresenta vários benefícios para as empresas.
Esses benefícios podem ser vistos internamente: aplicando a Comunicação Não Violenta em um negócio, a sinergia entre os colaboradores fica muito mais eficaz e tranquila. O time passa a trabalhar em sintonia, já que uma conexão mais forte foi criada por meio da CNV. As pessoas conseguem compartilhar melhor suas expectativas, dúvidas e necessidades.
Assim, a empresa pode trabalhar para oferecer um ambiente próximo ao que o colaborador espera, enquanto o funcionário alinhar seu trabalho às expectativas da empresa. Com uma linguagem clara e empática, erros de interpretação, mal entendidos e conflitos apresentam uma taxa bastante reduzida.
Como aplicar a Comunicação Não Violenta com os clientes?
Antes de tudo, é preciso entender que ao adotar a Comunicação Não Violenta, essa prática deve estar presente em todos os âmbitos da empresa. A relação cliente-empresa pode ser muito beneficiada, possibilitando ainda o aumento das vendas. Separamos algumas formas que a CNV pode auxiliar no relacionamento com os cliente:
1. Entendendo a dor do lead
Independente do segmento do seu negócio, compreender quais são as necessidades do seu público-alvo é uma etapa primordial para oferecer seu produto ou serviço da forma correta. Por isso, entender quais são os problemas que atingem o lead é fundamental para garantir que as suas estratégias estão alinhadas com o que o cliente precisa.
A Comunicação Não Violenta pode ser aplicada de uma forma simples: ouvindo o cliente! Escute quais são as principais dores que o afetam, e use esses insights para analisar como o seu produto pode ajudá-lo com essas dificuldades. Isso pode ser feito em reuniões, formulários, ligações…
Assim, a sua estratégia de marketing pode focar nos pontos que vão captar a atenção do lead e fazê-lo perceber que a sua empresa pode auxiliá-lo com as questões que ele precisa resolver.
2. Busque entender as frustrações
Sim, problemas fazem parte do caminho e seu cliente pode eventualmente ficar insatisfeito com alguma coisa. Este momento requer muita atenção para lidar corretamente com a situação!
A última coisa que o cliente vai querer escutar são justificativas, principalmente se o erro envolver a organização interna da sua empresa. Escute o que ele tem a dizer, se coloque no lugar dele e ouça como a situação o afetou. Depois, procure formas de resolver a questão, levando em consideração as maneiras com que esse problema o afetou.
Assim, essa dificuldade pode ser superada muito mais rápido, e uma relação de confiança pode ser estabelecida, ajudando a fidelizar o cliente. Seu cliente passa a ter mais segurança na sua empresa, e fica mais fácil ainda oferecer outros produtos ou upgrades de soluções, com boas chances de compra.
3. Use linguagem empática e objetiva
Os problemas da rotina podem afetar, e muito, o humor. Porém, ao lidar com um cliente ou possível cliente, é preciso deixar essas questões de lado e usar uma linguagem baseada na empatia, e em entender os sentimentos do outro.
Por isso, tenha em mente que é preciso escutar na mesma medida em que você pretende falar. Evite usar uma linguagem exagerada ou com termos “rebuscados” demais. Seu cliente precisa conseguir se conectar com você e entender claramente o que sua empresa tem a oferecer. Por isso, aposte na comunicação simples.
4 pilares da Comunicação Não Violenta
Para ajudar a colocar a técnica da CNV em prática, existem alguns pilares que podem ser adotados no dia a dia. Veja:
1. Observar sem julgamentos
Os julgamentos podem afetar a forma como vemos determinadas pessoas ou situações. Por isso, foque nos fatos, e não em pré-conceitos. Tenha em mente que cada pessoa passa por situações específicas e pessoais, e que nem sempre tudo é preto no branco. Alguns comportamentos podem ser motivados por problemas maiores do que se possa imaginar
2. Nomear seus sentimentos
Antes de qualquer coisa, saber o que você está sentindo é essencial. A CNV determina que é preciso identificar os sentimentos, para então poder expressá-los de forma clara e calma.
3. Identificar e comunicar suas necessidades
Este é um ponto primordial da CNV. As nossas necessidades dizem muito sobre nossas expectativas e ações. Por isso, é preciso entender as suas necessidades, ou, neste caso, da empresa. Para, então, poder compreender o que o seu cliente precisa, e como esses dois pontos podem se unir para atender tanto o cliente, quanto a capacidade do seu negócio.
4. Pedir ao invés de mandar
O quarto e último pilar da Comunicação Não Violenta é sempre pedir de forma clara, por meio de uma linguagem positiva, e nunca mandar ou ordenar. .
Aposte na CNV
Como você pôde ver, a Comunicação Não Violenta permite criar conexões com os clientes, mostrando-os na prática o valor que a sua empresa consegue agregar às suas necessidades. Essa técnica pode ser aplicada desde o atendimento ao cliente, até o setor de marketing, contribuindo para a construção de imagem do negócio.
Além disso, a CNV é capaz de promover um ambiente interno positivo, em que os colaboradores podem se sentir livres para trocar ideias, tirar dúvidas e crescer profissionalmente.
Bom, esperamos que este post tenha ajudado a entender de uma vez por todas o que é a Comunicação Não Violenta e os benefícios dela para sua empresa. Continue acompanhando a gente aqui no blog!
Artigo produzido pela equipe da ENotas.