O que é Cold Calling?

cold calling

Cold Calling nada mais é do que as populares “ligações frias”, ou seja, entrar em contato via telefone com potenciais clientes que nunca se comunicaram com você.

A expressão Cold Calling ganhou bastante relevância com o sucesso da obra Receita Previsível do consultor americano Aaron Ross.

No livro ele defende e sugere o uso da Cold Calling, mas de uma forma um pouco diferente onde antes do contato telefônico busca-se “permissão” para poder ligar para a pessoa certa.

Neste post vamos discutir quais os pontos importantes para aumentar os índices de conversão na prática de Cold Calling.

 

  • Definição da Persona 
  • Cadência de e-mails. Quando ligar e como?
  • Tom de voz e ritmo da fala
  • Produtos não, benefícios e vantagens sim.
  • Telemarketing X Cold calling

 

Definição de Nicho e da Persona 

Pois é não tem como fugir!

Tudo começa com uma definição de quais nichos de mercado você domina, já tem autoridade ou é referência ou que ainda não atende, mas acredita que tem um diferencial competitivo.

Terminado esse estudo é hora de definir a persona ideal, ou seja, com quem deve-se falar na empresa.

Por fim você precisa montar a sua lista de empresas de acordo com o nicho e personas definidas, mas antes de entrar em contato prepare seu discurso.

 

Cadência de e-mails. Quando ligar e como?

Sinceramente, particularmente, não gosto e acho que ninguém gosta, tem tempo ou paciência de ficar recebendo ligações de pessoas que não conhece e de produtos que até podem vir a te ajudar, mas que não passa na sua cabeça no momento em utilizar.

Agora é que entra a técnica da cadência de e-mails.

Uma vez criada sua lista, encontre uma maneira de descobrir o e-mail da sua persona.

Isso pode ser feito via LinkedIn, captação de e-mail no site via software de prospecção ou o que eu mais faço: ligo na empresa, explico rapidamente o que tenho a oferecer e peço o nome e e-mail da pessoa.

 

Leia também – Como vender no Linkedin em 6 passos

 

No meu nicho de mercado, normalmente, quem atende é a telefonista que conhece todos da empresa e me passa esses dados sem problema algum.

Mas cada caso é um caso, se o seu nicho envolve empresas de grande porte você terá que descobrir outras maneiras de encontrar esse contato.

Descoberto o e-mail eu preparo uma cadência de e-mails onde de forma breve explico como meu produto pode agregar valor e problemas que resolve e solicito permissão para um contato telefônico.

Assim em um momento mais adequado ligo para o cliente já com algum grau de interação existente entre nós.

Somente coloco em meu CRM os contatos com os quase efetivamente falei.

Essa técnica é importante porque uma ligação importuna estraga toda a venda.

 

Dica de leitura – Como criar um bom relacionamento com o cliente com o CRM

 

Tom de voz e ritmo da fala

Mantenha a voz firme e moderada, não se exalte e não fale baixo demais.

Fale pausadamente de forma que se faça entender.

O momento do contato é a hora da verdade, cuidado com a afobação e a ansiedade.

Atenção a dição e tenha um roteiro para não se confundir com as informações.

Além do mais, para que uma boa venda aconteça seja claro, objetivo, e tenha muita paciência com seus clientes, afinal eles podem não se interessar pelos seus produtos naquele momento.

 

Produtos não, benefícios e vantagens sim.

Faça perguntas abertas onde o cliente tenha oportunidade de expor algum tipo de dor ou problema relacionado a sua solução.

Descoberto como você pode ajudar, aí sim, você começa falando das vantagens e benefícios do seu produto, pode citar um ou outro caso de sucesso, mas mantenha a conversa dentro da necessidade do prospect.

Fuja das conversas robóticas e enlatas, seja natural, exponha seus argumentos e confie em si.

Com o tempo você passará por diversas situações onde seu discurso irá amadurecer e sua percepção sobre como lidar com cada situação só tende a melhorar.

Importante: estabeleça uma relação de iguais com o seu prospect, nada de prometer o que não pode cumprir e criar uma expectativa exagerada por parte do cliente.

 

Não deixe de ler – Não venda preço, venda valor

 

Telemarketing X Cold Calling

Telemarketing ou televendas tem por objetivo maior executar a venda.

O foco é na oportunidade de compra do cliente.

Seja uma promoção que tem dia para acabar, um contato para uma nova compra cujo relacionamento já está estabelecido.

O televendas nem sempre é consultivo tem como foco o produto e nem sempre a necessidade do cliente.

É muito comum ter como um dos indicadores de desempenho a quantidade de ligações feitas em um só dia.

O cold calling é diferente. Pede-se uma preparação e planejamento maior.

Uma análise mais profunda do perfil do prospect que se pretende atingir e o primeiro contato não é para vender.

 

Deve-se entender e conhecer um pouco mais a realidade do cliente.

Demanda criar um contato personalizada para o cliente, estabelecer Rapport e uma vez percebido que existe ou pode ser construída uma oportunidade aí sim parte-se para uma apresentação do produto, negociação, enfim a venda propriamente dita.

O cold calling dificilmente traz resultados no curto prazo.

Demanda paciência, estudo, testes e acima de tudo muita persistência para colher os resultados esperados.

Em compensação depois que pega o “jeito da coisa” tem tudo para ficar surpreendido com a qualidade dos novos clientes.

E aí? Topa o desafio?

 

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