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O que é Clima Organizacional?

Você deve saber que seu time de vendas é peça-chave dos resultados da sua empresa, certo? Essas pessoas, quando bem treinadas e com infraestrutura à disposição, podem conseguir ótimos resultados para o negócio. No entanto, mais do que recursos de trabalho, seus vendedores precisam estar incluídos em um clima organizacional adequado.

Uma empresa precisa ser um ambiente acolhedor em que, mesmo com a pressão por vendas e as responsabilidades, os funcionários se sintam seguros e motivados.

O clima organizacional tem influência direta em como essas pessoas se sentem e como elas as enxergam dentro da empresa. Se a relação do time de vendas com a empresa é ruim, nada funciona.

Saber mais sobre clima organizacional e como gerenciar o seu é fundamental. Portanto, este conteúdo vai abordar os seguintes tópicos:

Acompanhe!

O que é clima organizacional?

Clima organizacional pode ser definido como a percepção que os funcionários de uma empresa têm sobre o ambiente de trabalho e o negócio, de um modo geral. Se a maioria está satisfeita e feliz, então o clima tem uma avaliação positiva. O contrário, naturalmente, acontece quando há problemas na empresa e isso impacta as pessoas.

Muitos gestores orientam seu trabalho apenas às metas de vendas e às necessidades de resultados que as empresas têm. É claro que isso é prioridade, mas nem sempre é possível chegar lá se não há recursos e uma base sólida para isso. O clima organizacional tem influência direta no engajamento do colaborador e na forma como ele executa o seu trabalho.

Muitos fatores podem influenciar no ambiente da empresa e no nível de satisfação do funcionário com ela. Comumente, a gestão é ruim, pouco inspiradora e, em alguns casos, abusiva, do ponto de vista moral.

Infelizmente, não é raro encontrar líderes de vendas que não sabem lidar com pessoas e, por isso, tornam-se figuras tóxicas. Afinal, quem nunca teve chefes ruins e que você não aguentava nem mesmo ouvir a voz dessa pessoa?

O clima organizacional é um conceito mais amplo e, por isso, envolve muitos fatores. Ou seja, uma empresa que tem uma percepção positiva é aquela que investe em si própria. Isso vai desde a oferta de tecnologia, um bom ambiente físico de trabalho e ferramentas até o treinamento e monitoramento de seus líderes e gestores.

Avaliações são necessárias

As pesquisas de clima organizacional são uma forma de mensurar como anda o sentimento de colaboradores com a empresa. Esse trabalho pode ser feito pelo RH da empresa anualmente, sempre no fim de um ano ou no início dele. A ideia é que os resultados estejam disponíveis para planejar os 12 meses seguintes da empresa.

A partir dessas pesquisas, pontos importantes de atenção podem ser detectados por meio dos questionários que são respondidos pelos diferentes setores. Abordar questões variadas garante que essa pesquisa de clima organizacional seja realmente eficaz. Assim, é possível melhorar pontos, corrigir outros e otimizar o que tem funcionado bem.

Por que esse conceito é importante?

O conceito de clima organizacional é utilizado há bastante tempo pelos departamentos de RH das empresas. O motivo é simples: ele é resultado de opiniões de pessoas que estão inclusas nesse contexto empresarial. Se a maioria está feliz, as coisas tendem a fluir. Agora, se o clima está ruim, a empresa sofre consequências dessa insatisfação.

A seguir, saiba mais sobre a importância do clima organizacional!

Maior engajamento

Engajamento do funcionário da empresa é algo importante para os resultados que o negócio conquista. Imagine que você tem um time de vendas em que as pessoas não se sentem motivadas por conta de questões internas da empresa.

Você acredita que esses vendedores dedicarão esforços suficientes para fechar vendas, negociar e recuperar clientes?

Um time de colaboradores engajado trabalha melhor, tem mais paixão pelo que faz e, consequentemente, vai em busca de melhores resultados.

Não estamos falando de máquinas e, sim, pessoas. Portanto, não adianta pagar um salário e dar obrigações a elas. É preciso oferecer mais do que isso para ter bons resultados.

Alcance de metas

As metas estratégicas de uma empresa podem ser desafiadoras e até mesmo complexas em alguns casos.

No entanto, gestores só entregam como missão aquilo que eles sabem que sua equipe pode conquistar. Portanto, nem mesmo qualificação e recursos de trabalho bastam, sobretudo quando o clima organizacional é ruim.

Em alguns casos, os problemas da empresa impactam diretamente a empresa. Líderes que não guiam seus funcionários, a falta de infraestrutura de trabalho, ausência de ferramentas de apoio e gestão, como CRMs e ERPs.

Tudo isso atrapalha o alcance de metas, mina o clima organizacional e faz com que a empresa não se desenvolva.

Dica de leitura: O que é um CRM?

Empresa competitiva

Quer que sua empresa seja uma grande competidora e esteja em par de igualdade com concorrentes? Portanto, sempre mantenha atenção ao seu clima organizacional! Um negócio que não consegue oferecer condições ideais de trabalho ao funcionário tem problemas. Naturalmente, essas questões vão afetar diretamente os resultados.

Uma empresa competitiva se faz de dentro para fora. Corrigir questões que afetam as pessoas e proporcionar a elas um ambiente organizado, de alto desempenho e acolhedor, certamente vai criar uma percepção diferente em quem trabalha na empresa. Isso vai trazer a motivação, os resultados e, dessa forma, a competitividade desejada.

Como gerir o clima organizacional em uma empresa?

Trabalhar no clima organizacional de uma empresa é um desafio, isso não pode ser negado. Por vezes, detalhes importantes não são detectados, mas estão prejudicando e deixando insatisfeitas as pessoas que trabalham na empresa

Desse modo, se você quer manter o clima organizacional sempre em bom nível, cuide de pontos como:

Não deixe de ler: Cultura Organizacional e Vendas!

O clima organizacional é reflexo do que acontece na empresa, mas também retrata a preocupação da diretoria em tornar o ambiente mais acolhedor. Portanto, é um trabalho que parte das camadas mais altas da hierarquia. Assim, todos os funcionários estarão felizes em seus postos de trabalho.

Você tem avaliado o desempenho da sua equipe de vendas? Isso ajuda a gerir melhor seu time comercial. Saiba como fazer isso!

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