O que mais importa para garantir o sucesso da sua empresa a longo prazo: um negócio sustentável ou maximizar os lucros? Para garantir o sucesso contínuo da organização é preciso avaliar as soluções para a sustentação empresarial.
Caso esse seja o seu objetivo, a dica é: construa um modelo de negócio que enfatize a sustentabilidade sobre a maximização dos lucros.
Indo além dos lucros gerados para donos e acionistas, as empresas possuem um papel de extrema importância na sociedade: elas geram empregos e movimentam a economia, entregando produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas, atendem às suas necessidades e geram inovação.
Porém junto a essa grande responsabilidade social é de suma importância que qualquer companhia seja também um negócio sustentável.
Dentro desse contexto, muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo, Uma vez que somente a adoção de atitudes e estratégias sustentáveis é que se consegue garantir a manutenção das empresas a longo prazo e, em um sentido mais amplo, do próprio trabalho e da vida no planeta.
Nessa perspectiva, já não é mais possível pensar em lucratividade sem considerar o equilíbrio ambiental.
Ainda que seja um conceito bastante complexo, e nem sempre bem compreendido, tornar sua empresa sustentável é muito menos complicado do que a princípio pode parecer. Pode acreditar: ações simples nesse sentido são capazes de transformar radicalmente a rotina do negócio, bem como sua relação com os clientes.
Veja a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a criar um negócio sustentável.
- O que é um negócio sustentável?
- 5 dicas para criar um negócio sustentável
O que é um negócio sustentável?
Um negócio sustentável é motivo de orgulho tanto para clientes quanto para os próprios colaboradores. E a razão disso é simples: com tanta destruição ambiental e desigualdade social, as pessoas estão realmente preocupadas com essas questões nos dias de hoje.
Por isso, mostrar-se como uma organização que pensa e age a esse respeito é garantia de durabilidade, dinamismo, competitividade e lucratividade a longo prazo.
Nesse sentido, vestir a camisa da sustentabilidade corporativa é um meio eficiente de fortalecer a imagem da empresa. Um negócio sustentável que se preocupa com a forma como são geridos os recursos naturais e o seu impacto social apresenta-se empenhado em buscar o equilíbrio, o que é essencial para a manutenção da vida.
Mais do que produtos e serviços, consumidores compram marcas, principalmente aquelas com as quais se identificam.
O conceito de sustentabilidade está fortemente baseado em 3 pilares: econômico, ambiental e social. Quanto mais integrados forem esses pilares, melhores serão os resultados para a corporação, as pessoas e o planeta.
Assim, ser um negócio sustentável é sinônimo de inovação, competitividade e diferencial de mercado. Você sabe quais são esses resultados? Lucros! Tanto para o negócio, quanto para a sociedade e a preservação que também terão ganhos.
A adoção de estratégias sustentáveis simples possuem o poder de diminuir custos, reduzir riscos, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos e gerar receitas.
Assim, esse deve ser o objetivo de qualquer negócio minimamente antenado às tendências mundiais atuais. Atitudes e mudanças simples podem ser implantadas agora, sem grandes custos.
Dica de leitura: A estratégia do Oceano Azul
5 dicas para criar um negócio sustentável
Veja algumas dicas que pdoem fazer a diferença para tornar o seu negócio sustentável
1. Deixe seus processos transparentes
Como já foi falado anteriormente, uma empresa sustentável também se preocupa com o impacto social que causa com a realização de suas atividades.
Por isso, é essencial contar com processos que mirem na transparência em relação ao público, mostrando o que é feito ao longo da cadeia produtiva do negócio e como ele é capaz de gerar produtos e serviços para os seus consumidores.
Ao ter acesso a como as coisas acontecem dentro de uma empresa, as pessoas passam a desenvolver mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da companhia.
Sendo importante para a compreensão de todos da política da empresa, a longo prazo, a transparência nos processos acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes.
2. Adote a documentação eletrônica
Um dos maiores empecilhos encontrados pelas corporações quando se trata do uso consciente de recursos naturais está nos documentos impressos desnecessariamente.
Por mais que estejamos vivendo na Era da informação e da hiperconectividade, não fazer bom uso de tudo o que é proporcionado pela modernidade é estar desalinhado com as tendências e correr o risco de perder eficiência.
Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível, de uma só vez, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas e economizar tempo. E tudo isso com a praticidade de enviar documentos instantaneamente a longas distâncias sem gastar com postagem.
Além disso, a utilização de sistemas como o CRM também te ajuda a manter toda documentação eletrônica organizada e ainda garante que todos os dados que você irá precisar estejam juntos em um só lugar.
Nessa ótica, a informação de documentos é uma grande aliada de uma empresa sustentável. Ademais, a adoção dessas tecnologias está em conformidade com a legislação vigente no Brasil, tendo, portanto, valor jurídico.
3. Faça a revisão do seu local de trabalho
O espaço físico onde sua empresa está instalada pode se tornar uma máquina geradora de desperdícios de recursos naturais.
Revisar a infraestrutura como um todo, verificando a existência de vazamento de água, instalações elétricas mal feitas (inclusive potencialmente perigosas) e sistemas de ar-condicionado é um bom começo para tornar a companhia economicamente sustentável.
Além disso, atitudes extremamente simples, como pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz, trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED,instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos e eletrodomésticos antigos pode significar uma economia absurda de energia elétrica.
4. Faça o descarte correto dos seus resíduos
Ao contrário do que muita gente acredita, apenas instalar lixeiras para o descarte de materiais reciclados não agrega muito em termos de sustentabilidade.
Trata-se apenas da ponta do iceberg, ou seja, do início do longo processo ruma à separação consciente dos materiais que são descartados na empresa. Na prática, é preciso criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.
Além da separação do lixo, de acordo com os diferentes tipos, são necessárias outras alternativas.
Entre elas estão a busca por parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados e a criação de campanhas de redução do uso de descartáveis (como os famigerados copinhos plásticos).
Essas são ações que muito contribuem para tornar seu negócio sustentável de fato.
5. Busque fornecedores sustentáveis
Para uma empresa ser considerada realmente como um negócio sustentável, é preciso levar em conta toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos seus clientes.
Isso é importante pois garante que todo o fluxo produtivo utilize matéria-prima de fontes adequadas e se baseie em práticas que contribuam para o equilíbrio ambiental.
Assim, torna-se essencial buscar parcerias com fornecedores que também pratiquem a sustentabilidade em suas atividades mercadológicas.
Dessa forma, ambas as companhias podem, em parceria, procurar as soluções mais adequadas às necessidades do negócio ao mesmo tempo em que contribuem para a manutenção do equilíbrio ambiental, social e econômico.
Prefira sempre comprar de fornecedores que possuam certificações ambientais.
Não se esqueça de ter sempre em mãos um software CRM para te ajudar no controle e armazenamento dos seus dados e dos dados se seus clientes!
Dica de leitura: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta