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Sua empresa no mundo digital com o ZMOT

No mundo digital, é fácil nos perdermos em meio a tantas estratégias de marketing disponíveis no mercado. As opções são quase infinitas e as promessas que as acompanham são melhores ainda.

Entretanto, entre a teoria, a prática e os resultados há um caminho longo, que nem sempre consegue ser bem percorrido.

Isso pelo simples motivo de que muitas destas estratégias não têm por foco o ponto mais importante de qualquer ação empresarial: o cliente.

Saber quem ele é e, principalmente, como ele age é a verdadeira chave do sucesso!

Assim, queremos te ajudar a conquistar esse caminho com uma estratégia mais do que excelente, estamos falando do ZMOT.

Zero Moment of Truth no inglês, Momento Zero da Verdade no portugês, essa é a nova forma como os consumidores estão comprando e, para nossa felicidade, ela é altamente influenciável.

Sem mais delongas, venha entender o que é o ZMOT e como ele pode ajudar a sua empresa a se tornar líder de mercado!

O que é ZMOT?

Tenho certeza de que seus hábitos de consumo se alteraram nos últimos anos.

Seja para compras grandes ou para pedir um delivery de final de semana, a internet é hoje o principal meio de compra e venda quando pensamos nos consumidores, uma vez que ele não se prende mais apenas a um público local.

E não bastasse mudar onde, mudamos também o “como” compramos. Migrando nossos costumes do meio físico para digital, abrimos diversas portas para o marketing passar.

Entre elas, a mais importante é o Momento Zero da Verdade, uma vez que ele sintetiza muito bem todos os “como ‘s” que se alteraram nos últimos tempos.

Descoberta pelo Google, em parceria com a Shopper Sciences, o ZMOT veio complementar os tradicionais momentos da verdade.

Compostos pelo FMOT (First Moment of Truth) e SMOT (Second Moment of Truth), eles costumavam compreender a compra e o pós-venda respectivamente. Assim, se viu uma necessidade latente de saber um pouco mais sobre o momento pré compra.

Investigando os clientes de mais de 5 mil empresas, a pesquisa foi capaz de estabelecer o momento zero da verdade como esse antecessor do consumo.

De forma simples, podemos defini-lo como o momento no qual os clientes buscam informações online a fim de tomar uma decisão de compra. Ou seja, ele colhem estas informações para escolher se vão ou não comprar algo.

Por mais que o ZMOT seja uma ação que já acontecia no mundo físico, afinal não é de hoje que pesquisamos antes de comprar, ele ganha novos e abrangentes patamares com a popularização da internet.

 

Os Pilares do ZMOT

Durante a tal pesquisa do Google que mencionamos, os investigadores puderam observar que entre os clientes havia 4 comportamentos recorrentes muito utilizados.

Deste modo, esses modos de agir foram organizados no que chamamos de Pilares do ZMOT.

Vamos explicar detalhadamente cada um deles abaixo, mas se quiser se aprofundar na aplicação do Momento Zero da Verdade na sua empresa, sugerimos que leia esse conteúdo que separamos para você!

Ranqueamento orgânico em mecanismos de pesquisa

O primeiro ponto que precisamos tratar entre os pilares do ZMOT é quanto aos mecanismos de pesquisas.

Não é novidade que eles são uma das principais fontes de busca que os clientes usam sempre que uma necessidade surge. Isso se não dissermos que é a principal fonte! Afinal não é à toa que o ditado “se você não está no Google, é como se não existisse” apareceu.

Entretanto, hoje em dia já não basta apenas estar nesses locais, é preciso entender como eles funcionam e como os clientes interagem com eles.

De acordo com a Smart Insights, em pesquisa realizada em 2021, os consumidores têm por hábito recorrente acessarem apenas os 3 primeiros links ranqueados de forma orgânica em tais mecanismos de busca.

Em dados totais, sabemos que o primeiro colocado fica com cerca de 34% dos clichês, enquanto o segundo já cai pela metade com 17%. O terceiro fica apenas com 11% dos acessos.

Essa porcentagem diminui cada vez mais drasticamente aí por diante, se tornando nula por volta do 15º link.

ZMot

Na prática isso significa que é preciso investir em estratégias, como SEO, para que suba algumas posições e se mantenha sempre no topo. Apenas assim conseguirá entrar em contato com o público.

Tabelas e listas comparativas

Na sequência, precisamos falar sobre as tabelas comparativas e como elas nos ajudam a não perder o consumidor no meio do processo de decisão.

Nem sempre o maior número de possibilidades é o melhor para conquistar o clientes. Ter muitas opções disponíveis pode fazer com que eles fiquem confusos e abandonem a compra por medo de tomar uma decisão errada.

Assim, é sua função, como empresa, fornecer tabelas e listas de comparação para auxiliá-lo nessa escolha.

Além de impedir que ele fuja da compra, elas também contribuem para a customer experience e usabilidade da sua marca!

Avaliações e reviews online

Outro ponto comum do consumo que ganha novas dinâmicas no mundo virtual são as avaliações. Tenho certeza de que você já pediu opinião sobre algo para seus amigos ou parentes antes de comprar, certo?

Esse movimento de busca por opiniões se intensifica no ZMOT uma vez que temos à nossa disposição centenas de sites e fóruns dedicados apenas a isso, como o Reclame Aqui.

Desse modo, nunca foi tão importante cultivar uma boa reputação!

De acordo com dados da Bright Local, 57% dos clientes afirmam comprarem apenas de empresas que apresentam reviews entre 4 e 5 estrelas. Assim, mantenha seu foco em conquistar o público para que acumule as avaliações que precisa.

Cupons de desconto

Por fim, o último pilar do Momento Zero da Verdade é também o mais simples e dedutível. Isso porque não é nada fora da caixa saber que os clientes gostam de cupons de desconto.

Entretanto, chamamos atenção para eles aqui uma vez que agem como o ponto decisor no momento da compra.

Esse gatilho de influência é extremamente importante e te coloca à frente da concorrência. Vale ressaltar que não é apenas de descontos financeiros que se faz esse pilar. Entram aqui quaisquer vantagens como bônus, brindes ou vales.

O ZMOT é um campo amplo mais explorado por poucas empresas, o que faz dele terreno fértil para que você se desenvolva.

Agora que já sabe o que precisa, comece a colocar o seu Momento Zero da Verdade em ação e conquiste cada vez mais clientes.

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