Os bons gestores vão ao extremo para motivar equipes de vendas.
Eles fazem de tudo, desde grandes treinamentos, viagens a locais exóticos, ou ainda, bônus ou grandes comissões.
Mas nada disso, pode resolver os problemas quando você precisa motivar equipes de vendas.
Neste texto vou descrever 6 super dicas para te ajudar nessa tarefa!
Afinal, todos os dias, seus vendedores são bombardeados por fatores externos que afetam a motivação. São inúmeros exemplos, como:
- O cliente dizer “não” repetidamente;
- Maus hábitos comportamentais;
- Preço do produto;
- Não entender o real valor do que está vendendo;
- Motivos pessoais;
- Falta de treinamento afetando sua capacidade;
- Entre outros fatores.
Independente do motivo, para vender bem, os vendedores precisam estar empolgados tanto com sua empresa e produtos/serviços oferecidos, quanto com as metas que foram dadas à ele.
E se você deseja melhorar o sucesso do seu departamento de vendas, é hora de fazer da motivação uma prioridade.
Aqui estão seis táticas para aumentar a motivação de seus vendedores:
As principais dicas para motivar equipes de vendas
1. Estabeleça metas atingíveis
Este tópico pode ser óbvio, mas é realmente importante.
Você precisa dar aos seus vendedores uma meta a alcançar.
Sem um objetivo, eles não saberão o que aspirar ou o que constitui sucesso.
Para isso, escolha algo que seja viável, real, mas não necessariamente fácil.
O desafio é importante.
Leia também: Como profissionalizar a gestão comercial da sua empresa com um software CRM.
Lembre-se também de que não se trata apenas de metas e desafios a serem superados.
Vendedores diferentes são motivados de maneiras diferentes.
Embora as metas funcionem para a maiorias dos vendedores, outros ainda não gostam deste tipo de pressão.
Por isso é importante ser transparente e divulgar a forma como foi estabelecida a meta.
Esteja próximo de cada vendedor para descobrir o que funcionará melhor para cada um e avalie o desempenho da sua equipe de vendas.
2. Foco no propósito
As pessoas que amam seus empregos tendem a sair melhor em sua carreira.
Como gestor de vendas, é seu trabalho manter sua equipe de vendedores engajada para apoiar totalmente a missão da sua empresa.
Afinal, cada pessoa desempenha um papel fundamental nas metas e no propósito da organização.
Um grande exemplo é o anúncio “Think Different” da Apple.
Nele, Steve Jobs disse: “As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são as que realmente o fazem”.
Por isso, dar a seus vendedores propósito é motivador e como consequência, ajudará na fidelização dos seus negócios.
Trabalho sem um propósito definido vira apenas uma questão monetária, quem pagar mais leva.
Confira também: 3 dicas para mudar o comportamento de um vendedor.
3. Crie confiança para motivar equipes de vendas
Se sua equipe não confiar em você e não acreditar em sua gestão, será difícil para eles se sentirem inspirados e motivados pelo seu trabalho.
Para ser um líder eficaz, você precisa ter a confiança de seus funcionários.
A melhor maneira de criar confiança é ser o mais correto e transparente o possível.
Não tente esconder coisas e não faça rodeios. Se houver algum problema, informe sua equipe e resolva. Para que esperar tudo explodir?
Ao trabalhar com membros da equipe, concentre-se em ter uma mentalidade de ajudar e auxiliar (de fato) as necessidades dos seus colaboradores.
Cuidado para não ter uma gestão paternalista ou maternalista demais e misturar trabalho com vida pessoal.
Não repreenda ou empurre. Em vez disso, tente resolver problemas e ajude o crescimento do profissional.
Garanta a criação de um ambiente confortável, onde os funcionários se sintam apreciados e envolvidos.
Saiba mais: Como criar equipes com alto desempenho em vendas.
4. Envolva profissionais de outros setores
É fácil para apontar os dedos e tentar passar a culpa para os outros quando algo der errado.
Isso não é diferente em vendas.
Afinal, talvez o marketing não esteja fornecendo leads suficientes e com qualidade, ou o suporte ao cliente não responda rápido o suficiente a uma reclamação, ou a logística não funciona como deveria.
Para combater isso, você precisa compartilhar entre os departamentos da sua empresa possíveis dificuldades e dúvidas que tiver. É assim que se começa o crescimento.
Com todos sentados à mesa, você diminui obstáculos e aumenta a produtividade.
Seus vendedores sentem que estão sendo ouvidos e são envolvidos no que está acontecendo.
É com base em sua colaboração que eles podem ajustar sua abordagem e melhorar os resultados.
Leia também: O impacto da tecnologia em vendas.
5. Crie uma cultura de reconhecimento para motivar equipes de vendas
Sua equipe de vendas quer ser recompensada. Isto é um fato!
Mas uma comissão por si só não é suficiente.
Comissões no mundo dos vendedores é algo esperado, então você precisa ir além disso para que seus vendedores se sintam reconhecidos por suas realizações.
A recompensa pode ser o que você quiser!
Uma tática interessante é fornecer um jantar sempre que um indivíduo alcance sua meta ou faça algo simples, mas que seja gratificante.
Ou ainda alguma atividade que toda a equipe possa participar.
Isso cria uma mentalidade orientada para a equipe no departamento de vendas.
Todo mundo quer ser a pessoa reconhecida em frente a todos e o motivo por estarem ali.
Isso motiva não apenas a trabalhar mais, mas também a trabalhar juntos e melhor.
6. Seja criativo
Como eu disse, as recompensas nem sempre precisam ser monetárias.
Às vezes, você pode se divertir um pouco com sua equipe e encontrar novas maneiras de reconhecimento.
Talvez você os recompense oferecendo uma tarefa como vantagem, como uma prospecção garantida. Ou alguma loucura como prometer raspar sua cabeça se sua equipe atingir um determinado objetivo (meu ex-chefe fez isso uma vez e não é que todo mundo correu atrás só para deixá-lo careca!)
Talvez você possa fazer passeios divertidos, uma pequena viagem ou um campeonato de esportes. Pense fora da caixa para animar sua equipe.
Confira 6 ideias para aumentar a criatividade da sua equipe de vendas.
Não tenha medo de receber ideias dos membros de sua equipe também. Seja direto e pergunte a eles:
- O que o motiva?
- O que o faria vir trabalhar feliz?
- Quais os seus principais objetivos na empresa?
- Onde quer chegar?
Você pode se surpreender com as respostas deles.
E lembre-se, nem todo mundo se sente motivado pelas mesmas coisas.
Esteja aberto e tente táticas diferentes. Você nunca sabe o que pode funcionar.
Como você motiva seus vendedores? Que táticas funcionaram melhor para você? Que táticas não funcionaram?
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Inclusive, ele pode motivar ainda mais a sua equipe, integrando-se perfeitamente com o seu negócio e revolucionando o atendimento ao cliente da sua empresa.