O grande sonho de todo vendedor é sempre que suas vendas cresçam cada dia mais, entretanto, sabemos que esse fenômeno não acontece do dia para a noite e nem acontece de forma milagrosa.
Por isso, é preciso tomar conhecimento de ferramentas e estratégias oferecidas pelo mundo digital que possibilitam o aumento das vendas, uma dessas estratégias é conhecida como: Mix de Produtos.
Acompanhe a seguir os tópicos separados para te ajudar a entender de uma forma bem fácil tudo que realmente importa sobre mix de produtos!
- O que é mix de produtos?
- Qual a importância de definir de forma correta o mix de produtos?
- Maneiras eficientes de como definir o mix de produtos
- CRM: o sistema capaz de aumentar a suas vendas!
O que é mix de produtos?
Mix de produtos pode ser entendido como um catálogo de itens que um negócio/comércio tem disponível para oferecer ao seu público consumidor. O momento de escolher o mix de produtos de um mercado se torna uma das etapas mais decisivas para o sucesso do negócio.
É importante para as marcas não limitarem suas ofertas a um único produto, já que adotando essa estratégia elas desistem de explorar todo o potencial de marketing que o todo possui.
Dessa forma, se faz necessário entender sobre o termo “mix de produtos”. Esse termo é amplamente utilizado para indicar a variedade ofertada pela empresa ao mercado consumidor.
Lembre-se, alcançar um nível satisfatório de abrangência é a meta principal das marcas, visto que a partir disso se é possível obter vantagens valiosas no mundo dos negócios.
Leitura complementar: Como vincular a estratégia de marketing e vendas?
Qual a importância de definir de forma correta o mix de produtos?
No momento em que se escuta falar pela primeira vez sobre Mix de Produtos, pode ser que em sua mente a ideia de variedade apareça de forma imediata.
Pois saiba que você não está errado!
É necessário que a seleção dos itens que serão ofertados pela empresa sigam uma série de critérios baseados em estudos estratégicos, pois a finalidade principal de todo esse movimento é manter ao máximo a identidade da marca, além de tornar o seu consumidor fiel.
Confira os motivos que tornam o mix de produtos importante:
- Conquista de novos mercados: ao adotar um catálogo variado de produtos é possível manter uma boa relação com os seus clientes antigos e ainda começar um novo relacionamento com novos clientes que estão à procura de produtos que você pode oferecer!
Por isso, não deixe de investir em campanhas de marketing digital para uma melhor divulgação dos seus produtos.
- Vantagens competitivas: como sabemos bem, há uma crescente tendência de mercados com barreiras de entradas menores e por isso, a tendência é que se eleve a competição.
Assim, é preciso oferecer ao consumidor algo além da excelência em um produto. É preciso oferecer uma experiência completa e satisfatória.
Dessa forma, o aumento da variedade de produtos ou serviços oferecidos é primordial.
Para exemplificar o que estamos dizendo, aqui vai um exemplo:
Você já parou para pensar que o conceito de barbearia vem se transformando? Pois é! Hoje muitas barbearias deixaram de oferecer somente corte de cabelo e barba e passaram a oferecer experiências.
A barbearia virou um espaço para o cliente cortar seu cabelo enquanto consome uma bebida e ouve uma música, ao mesmo tempo que desfruta de um ambiente que passou a utilizar sua própria linha de cosméticos com a finalidade de aprimorar e atrair mais clientes com seus diferenciais.
- Fidelização do consumidor: a gente sabe que manter um consumidor fiel a uma marca é um dos principais desafios encontrados por vendedores, gestores ou proprietários.
É preciso ir além do bom atendimento pessoal, é de vital importância criar vínculos no cotidiano com esse cliente, o qual pode se estabelecer através de um investimento em estratégias para as redes sociais ou e-mails diários, para que o cliente nunca se esqueça de você.
Se a intenção é ser ainda mais eficiente, você pode aumentar a oferta de produtos ou serviços.
Atenção: o que sua marca não oferece, a concorrência pode oferecer atraindo a atenção do seu cliente.
Todo investimento que um cliente faz na sua marca será convertido no futuro em receita para seu negócio alavancar.
Leia também: O CRM garante a fidelidade do cliente?
Maneiras eficientes de como definir o mix de produtos
Agora que você já sabe da importância de um bom Mix de Produtos às atividades da sua empresa, é preciso definir de forma eficiente a cartela de ofertas do seu negócio.
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Avaliação do histórico de vendas
Toda empresa que zela pelo futuro de suas atividades possui um registro detalhado do histórico de vendas feitas. É preciso realizar uma análise detalhada desses dados e identificar os padrões.
Veja se existe algum produto que sai menos, confira se a época do ano é um fator que interfere na venda de alguns itens e assim por diante.
Tendo em mãos as suas análises, observe se é preciso remover ou acrescentar algum produto a sua lista. É importante que esse processo seja feito com frequência, com a finalidade de embasar suas decisões.
Não deixe de ler – Como o CRM Aumenta suas Vendas
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Atente-se ao que seu concorrente está fazendo
Seus concorrentes querem tanto quanto você vender o máximo possível naquela semana, naquele mês, naquele ano, e para alcançar essa meta eles não vão medir esforços para garantir uma parte significativa no mercado.
Dessa forma, é de grande importância que sua empresa esteja sempre observando o que as outras empresas estão fazendo para alcançar suas metas. Desenvolva um olhar crítico sobre o mercado.
Atente-se às abordagens que estão funcionando para a concorrência, e também as que estão dando errado. Nesse estudo todo você verá que há lacunas de mercado que podem ser preenchidas pela sua marca.
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Entenda sua persona
Compreenda as dores e motivações que sua persona possui é essencial. Na maior parte dos casos, esses fatores acabam por indicar o motivo para o sucesso ou fracasso de uma jornada.
Por isso, antes da definição do desenvolvimento de um novo item para seu Mix de produtos, questione-se:
- O meu público-alvo precisa dessa novidade?
- As pessoas vão pagar pelo preço que eu defini?
- Há alternativas melhores no mercado que a minha?
- O produto em questão tem potencial para se sustentar pelo período desejado?
Após a análise desses questionamentos, será possível tomar decisões coerentes, embasadas em fatos reais e que terão como resultado o aumento de suas vendas!
Dica de leitura – O que é share of wallet?
Você sabia que além de uma boa seleção no seu mix de produtos há outras maneiras de alavancar suas vendas?
É verdade! Você já ouviu falar sobre o sistema CRM? NÃO?
Então vem conferir de perto um pouquinho mais do método capaz de alavancar suas vendas!
CRM de Vendas: o sistema capaz de aumentar suas vendas
Não é mágica e nem manchete sensacionalista, o software CRM é capaz de aumentar suas vendas apenas fazendo uma boa gestão de seus dados!
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que traduzindo significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Basicamente, esse software te ajuda na gestão de clientes, já que através dele você consegue registrar TODAS as informações relacionadas aos seus clientes (e potenciais clientes) e também o trabalho de TODOS os seus vendedores!
É simples assim, mas ao mesmo tempo é capaz de te trazer inúmeros benefícios!
E aí, tem interesse em otimizar ainda mais suas vendas e eliminar de vez os gargalos que te impedem de alavancar nas vendas?
Confira: 10 motivos para contratar o CRM