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Métodos de Vendas – Conheça os mais Famosos

Para que a sua equipe de vendas trabalhe bem e conquiste bons resultados, é necessário que haja métodos de vendas bem definidos. Vendas é método!

Os métodos de vendas são os grandes responsáveis por definir e sistematizar as ações, além de proporcionar melhor controle das vendas.

É perceptível que os consumidores estão cada vez mais atualizados sobre os processos do mercado, é essencial que as empresas estejam atualizadas para revitalizar os negócios e não ficar para trás.

Se você quer conhecer mais sobre os métodos de vendas, essa leitura é obrigatória! Nesse artigo iremos tratar a respeito dos seguintes tópicos:

O que são métodos de vendas?

No início de um novo negócio, é comum que o empreendedor faça um pouco de tudo, desde o desenvolvimento do produto até o controle financeiro. Levando em consideração essas informações, os gestores acabam tendo domínio sobre:

Porém, para fazer um novo negócio prosperar é necessário possuir habilidades e métodos – que sejam aplicados pelo time inteiro -, afinal, vendas é método! Basicamente um conjunto de técnicas que ajudam durante todo o processo de uma empresa.

É essencial que os processos estejam bem desenhados para podermos identificar os indicadores que irão medir o sucesso da sua equipe.

O objetivo dos métodos de vendas é prospectar, conquistar e fidelizar os clientes que estejam alinhados com o perfil da empresa, gerando mais lucros e receitas. Mas, para garantir a eficácia, é necessário que toda a organização aplique-os diariamente e a partir disso, você vai ver que vendas é método.

No próximo tópico iremos mostrar os métodos mais populares no mundo, continue lendo e descubra.

Lembrete: Não existe fórmula mágica para conquistar o sucesso, desenhe e modele os métodos de acordo com a sua necessidade.

Dica de leitura: Como Controlar a Prospecção de Clientes

Os métodos de vendas mais populares no mundo

Agora que você já sabe que vendas é método e conhece a sua importância, vamos falar a respeito dos métodos mais populares do mundo. Mas, vale lembrar que o sucesso de cada método varia de acordo com cada negócio, portanto, estude e teste a melhor opção para a sua necessidade.

Método Sandler

O método Sandler foi desenvolvido no ano de 1967 e é baseado na inversão dos papéis em uma negociação, buscando o equilíbrio entre o vendedor e o cliente, ou seja, o vendedor e o comprador investem a mesma energia durante o processo. Nesse método, são propostas 3 etapas dentro de uma venda:

  1. Estudo de caso e construção de um relacionamento;
  2. Avaliação detalhada do problema para propor uma solução;
  3. Fechamento da venda.

Método Snap de vendas 

O método Snap quando traduzido, significa ‘’estalar de dedos’’, fazendo alusão a agilidade que essa metodologia proporciona e é ideal para vendas de soluções pouco complexas. Seu objetivo é otimizar e simplificar a comunicação com os clientes para não perder tempo. Ele é baseado em 4 pilares, nos quais o vendedor precisa voltar sua atenção para compreender que vendas é método e adquirir sucesso:

  1. Simplicidade: A solução oferecida deve ser simples e de fácil compreensão para o cliente.
  2. Novidade: Mostre que a sua novidade é diferente de tudo que ele já viu e que você pode ajudá-lo com a solução dos problemas identificados.
  3. Alinhamento: Mantenha sempre as expectativas alinhadas com o seu cliente e alinhe o discurso de vendas para que ele seja de fácil compreensão.
  4. Prioridades: O vendedor precisa entender as prioridades que o cliente possui antes de mostrar qualquer solução.

Métodos de Vendas Consultiva

Aqui estamos falando de um método baseado na consultoria dos prospects, com o objetivo de desenvolver um relacionamento mais próximo e de confiança para suprir as necessidades do cliente.

Para que esse modelo seja eficaz, é preciso ter método, pois vendas é método. Confira as 4 etapas essenciais:

  1. Consulta: Busque ter muito conhecimento sobre o seu cliente;
  2. Perguntas: Durante as suas perguntas, seja direto e claro, para que ele entenda o que você está querendo dizer;
  3. Escuta e análise: Escute e esteja focado em entender as demandas que o cliente possui para que seja possível oferecer as soluções corretas.
  4. Demonstre a solução: Ofereça uma solução personalizada para o que ele precisa e mostre todos os benefícios que estão inclusos.

Métodos de Vendas Científica 

O método de Venda Científica inclui uma série de técnicas baseadas em neurociência, psicologia social e economia comportamental, que podem ser personalizadas de acordo com cada abordagem.

É essencial realizar uma análise detalhada da comunicação para definir as estratégias corretas de comunicação. Esse método vem ganhando cada vez mais força, pois, combinam suas técnicas com o neuromarketing.

Método SPIN 

Esse método é um dos mais versáteis e abrange vários níveis de complexidade. Ele orienta o vendedor sobre como ser mais assertivo em sua abordagem, por meio de 4 perguntas-chave:

  1. Situação: São focadas em entender todo o contexto do seu cliente;
  2. Problema: Utilizadas para identificar os problemas que estão sendo enfrentados;
  3. Implicação: Entender melhor sobre as implicações que os problemas geram no cliente;
  4. Necessidade de Solução: Utilizada para orientar o cliente para descobrir como resolver o problemas e quais benefícios isso gera.

Curiosidade: Você sabia que ‘’Spin’’ é um acrônimo para as palavras situação, problema, implicação e necessidade de solução?

Confira um artigo completo so bre esse assunto –  O que é o Método SPIN?

Método de Vendas Conceitual

Ele possui um conceito por trás da solução e não do produto ou serviço, ou seja, o foco está na maneira como o que está sendo oferecido pode dar fim aos problemas apresentados pelo cliente.

Esse método exige uma escuta ativa e permite o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo com seus clientes, isso proporciona o aumento das vendas. Afinal, vendas é método!

Vendas é método! 

Nessa altura do campeonato, você já entendeu que vendas é método, não é mesmo? Chegou o momento de implementar o método que foi escolhido para o seu negócio, portanto, considere os seguintes tópicos:

Ah, independente do método escolhido, é essencial que você possua um bom software CRM, pois ele irá ajudar a automatizar as tarefas e conquistar maior controle dos dados de cada etapa do processo.

Esse tipo de ferramenta permite que você obtenha mais dados e unifique a comunicação de diferentes áreas da sua empresa, como vendas e marketing.

Leitura complementar: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Para cada negócio, um método diferente! 

Podemos perceber ao longo desse texto que os métodos de vendas são bem parecidos, e por esse motivo, você deve combiná-las de acordo com a sua necessidade. Afinal, vendas é método! 

A maneira mais adequada é analisar o seu processo – e do seu cliente -, para em seguida, realizar o planejamento dos métodos de vendas que terão maior assertividade.

Lembre-se de que você não precisa se limitar a apenas uma metodologia de vendas, é perfeitamente possível combiná-las para chegar a uma composição que atenda todas as demandas da sua empresa. Afinal, vendas é método, ou uma mistura de vários deles!

E aí, você está preparado para colocar todos os conhecimentos adquiridos em prática? Boa sorte!

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