Qual o melhor CRM para pequenas empresas?
Escolher o melhor CRM para pequenas empresas pode ser um desafio entre tantas opções no mercado.
E essa é uma decisão muito importante e que terá impacto direto na forma de atuar da sua equipe de vendas, além de contribuir para o aumento do faturamento da empresa.
Por isso, criamos este artigo para ajudar você a fazer a melhor escolha. Afinal, o CRM é um software que precisa ser o braço direito na rotina do seu negócio. Ele precisa ser simples e intuitivo, já que o seu time de vendas lidará diretamente com ele.
Neste artigo você vai conferir:
- A força das pequenas empresas
- Principais benefícios de um CRM para pequenas empresas
- 5 dicas para escolher o melhor CRM para pequenas empresas
- Como a Clientar CRM pode ajudar a sua pequena empresa?
Vamos lá!
A força das pequenas empresas
Segundo o site Empresômetro, 93,3% das empresas ativas no Brasil são compostas por pequenas e médias organizações.
Não há como duvidar do enorme potencial de negócios e do impacto que empreendedores ou pequenos empresários têm na economia do país.
Além de fazer girar a roda da economia, seja na forma de geração de empregos, negócios e pagamento de impostos, essas empresas a cada ano que passa se renovam na busca por maior profissionalização da equipe e de ferramentas de gestão.
O software de CRM já é uma realidade para qualquer tamanho e tipo de negócio.
Os populares Customer Relationship Management já deixaram de ser privilégio somente de grandes empresas.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o que é um CRM, assista a esse pequeno vídeo para prosseguirmos na escolha do melhor CRM para pequenas empresas:
Principais benefícios de um CRM para pequenas empresas
Para escolher o melhor CRM para pequenas empresas, antes é preciso ter em mente as vantagens que você poderá ter com o seu software – isso ajuda na hora da decisão.
Os principais benefícios de um CRM são:
1. Organização das informações de vendas e gestão do relacionamento com os clientes
Um dos grandes benefícios do CRM é a organização de todas as informações das vendas.
Em um só lugar, gestores e equipe têm acesso a dados, como:
- histórico de compras dos clientes;
- histórico dos contatos feitos com os clientes;
- clientes ativos, inativos ou em prospecção;
- metas alcançadas e a serem alcançadas;
- propostas em andamento.
Se por um lado isso facilita muito o gerenciamento das vendas e da equipe, por outro também facilita o relacionamento com os próprios clientes.
Com a mudança do perfil do consumidor, o registro dos contatos com os clientes e os resultados dessa visita pessoal, via e-mail ou contato telefônico devem ser registrados.
Assim, a pequena empresa consegue por meio do CRM saber os motivos da compra e também as razões pelas quais o cliente deixou de comprar.
Outro ponto importante para descobrir qual o melhor CRM para pequenas empresas é saber se ele tem o recurso de medir a quantidade de dias que seu cliente está sem contato.
Assim, o vendedor não o deixa esquecido e sempre o lembra dos nossos produtos ou serviços.
Leia também: Como definir o perfil do meu cliente?
2. Profissionalização da sua equipe de vendas
Outra vantagem que ajuda a definir o melhor CRM para pequenas empresas é a profissionalização da equipe de vendas.
Cada vendedor pode ter a sua “mesa de trabalho” no CRM, o que ajuda na produtividade e em um trabalho mais profissional.
Afinal de contas, dentro do software é possível ter acesso a dados em tempo real, tais como:
- negociações em andamento;
- agenda de contatos;
- reuniões agendadas;
- quanto falta para alcançar a meta;
- clientes que estão há um tempo sem comprar;
- clientes em prospecção;
- follow up.
3. Melhora a experiência do cliente
Com toda a equipe mais profissional e produtiva, automaticamente a experiência do cliente vai melhorando.
Afinal, o melhor CRM para pequenas empresas é aquele que ajuda os vendedores e gestores a entender o comportamento de cada cliente e em que fase do funil de vendas esse cliente está.
Além disso, com um bom CRM é possível saber exatamente quais produtos e serviços cada cliente gosta e sempre avisá-los sobre promoções especiais, além de oferecer um atendimento sempre personalizado.
Em outras palavras: os dados alimentados no CRM fornecem informações valiosas para a fidelização dos seus clientes.
4. Alavanca suas vendas e aumenta seu ticket médio
Essa é a consequência de ter um bom CRM e saber utilizá-lo no dia a dia da empresa: o aumento das vendas e do faturamento médio.
Por todos os motivos já citados acima, o CRM faz com que os vendedores tenham mais chances de converter suas propostas em vendas, já que todo um trabalho de acompanhamento é realizado com base em dados reais.
Utilizando um bom software CRM, a pequena empresa transforma-se em uma central de inteligência em vendas!
5 dicas para escolher o melhor CRM para sua pequena empresa
1. Cuidado com falsas promessas
No site, todo sistema de CRM promete ser fácil de usar e levar sua equipe de vendas a vender mais e melhor.
Mas fazer um site bonito é fácil – difícil é depois de instalado perceber que muitas das funcionalidades prometidas eram apenas informações pouco úteis.
Por isso, ao escolher o melhor CRM para pequenas empresas, peça exemplos de telas e de como essa informação pode ser utilizada na prática com a sua equipe de vendas.
Lembre-se: por vezes, o CRM é simples de usar para quem o criou, mas não para a sua equipe de vendas.
2. Tenha certeza de que você está comprando o melhor CRM do mercado dentro da sua realidade
Outro erro comum é adquirir ou assinar o CRM sem ter convicção de como funciona e para que serve exatamente.
Não ter a noção de quanto tempo demora para trazer um retorno ou acreditar que basta instalar que os vendedores ficarão felizes da vida são ledos enganos.
Antes de escolher o melhor CRM para pequenas empresas, questione:
Para que sua empresa necessita de um Software de CRM?
- Minha equipe de vendas está disposta a fazer uso de um Software de Vendas?
Essas são duas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a pesquisa pelos softwares do mercado.
3. Leve em consideração qual a sua estratégia comercial
Algumas questões que precisam estar definidas:
- O sistema de CRM agregará o quê a essa estratégia?
- Sua empresa já tem um funil de vendas bem desenhado para atração, recuperação e manutenção dos clientes?
- Onde o CRM ajudará a medir a execução da estratégia?
Ter bem clara a sua estratégia comercial e como o CRM se encaixa nela é o primeiro item da lista a analisar.
4. Se pergunte: A sua equipe está minimamente preparada para usar um software de CRM?
Qual é o perfil da sua equipe de vendas?
Imagine uma empresa em que a cobrança nunca foi feita e indicadores e processos bem definidos não são rotina.
De um dia para o outro, o sistema de CRM não fará mágica na sua organização ou irá profissionalizar a sua equipe de vendas.
E pior… O CRM será visto como um inimigo a ser combatido – afinal, nunca houve um controle desse tipo antes.
Já perdi as contas de quantas vezes vi o gestor estar insatisfeito com a equipe comercial.
Em seguida, ele logo pensa em colocar um cabresto nas pessoas e controlar tudo passo a passo.
O CRM parece ser a ferramenta ideal para saber quando e o que o vendedor fez no seu dia.
Mas lembre-se: o CRM não tem por objetivo controlar pessoas, mas sim processos e a gestão da carteira de clientes.
O líder da área comercial deve ser o exemplo, o melhor de todos os usuários e conhecer o software de cabo a rabo.
Assim, todos da equipe perceberão que a contratação do sistema de CRM não é uma questão de vaidade, mas sim de crescimento e amadurecimento da organização em relação ao atendimento e gestão do relacionamento com os seus clientes.
5. Escolha um CRM para pequenas empresas com um bom suporte
Por fim, o melhor CRM é aquele que fornece um bom suporte.
Lembre-se que a maioria dos softwares atuais operam em nuvem, cuja manutenção, correção e atualização fica por conta da empresa fornecedora.
Por isso é muito importante você se certificar sobre o suporte oferecido. Quais são os canais de atendimento? Quais horários de funcionamento? Em até quantos dias a fornecedora promete dar uma resposta às solicitações?
Como a Clientar CRM pode ajudar a sua pequena empresa?
A Clientar CRM é o software perfeito para pequenas empresas.
Ele foi projetado pensando justamente no crescimento dos pequenos negócios, de modo a instituir na empresa uma verdadeira inteligência na área de vendas.
O nosso método permite que o processo de follow up seja acompanhado em tempo real, de modo que a equipe veja quais clientes estão ativos, inativos ou ainda estão sendo prospectados.
O software também emite alertas de acordo com os parâmetros que você estabeleceu – como, por exemplo, avisar há quantos dias o cliente X está sem comprar, ou se tem uma reunião em breve com um cliente, etc.
Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre como funciona o melhor CRM para pequenas empresas:
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