Como perder o medo de errar?
Existem medos “ruins”, que chegam até nos paralisar. Um deles é o medo de errar, em especial no trabalho.
O medo nos acompanha desde o nascimento até o fim de nossas vidas. Entre tantos percalços, esse sentimento tem um lado bom: nos avisa que algo perigoso se aproxima.
Aposto que esse é um medo que muita gente carrega desde a infância. Quem nunca morreu de medo de errar quando a professora mandou você solucionar um problema na lousa? Ou ler aquela parte daquele livro para a sala toda?
Quando adultos, o medo de errar ainda nos persegue, só que dessa vez em áreas distintas, como a profissional e familiar. Boa parte disso é consequência de uma vida de cobranças. Desde cedo, somos estimulados a termos sucesso na vida profissional e formar uma bela família, digna de comercial de margarina.
Quando a realidade foge desse ideal, vem a frustração. Por trás de tudo isso, existe uma grande responsabilidade em superar essas expectativas da sociedade, da própria família ou até mesmo a autocobrança, que nos faz ter tanto medo do fracasso.
Para tentar perder esse medo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a reorganizar seus pensamentos e tentar viver um dia de cada vez! Para isso, vamos falar sobre:
- Pensamentos que impulsionam o medo de errar
- Perdendo o medo de errar
- No final, todo mundo erra
Continue a leitura deste artigo saiba mais!
Pensamentos que impulsionam o medo de errar
Existem algumas questões/pensamentos que impulsionam ainda mais o nosso medo de errar. De fato, é difícil mudar alguns pensamentos que já estão enraizados em nós, entretanto, saber identificá-los já é um ótimo começo para mudar de dentro para fora!
Medo de errar e ser julgado
Sabemos que a vida é feita de escolhas. Mas, quantas vezes você deixou de tomar uma decisão importante em sua vida por medo de ser mal julgado por seus pais, amigos, namorado ou marido?
Não importa se você irá fazer uma ótima ou péssima escolha, essa decisão cabe somente à você! O medo de ser julgado e, consequentemente, de errar, não pode te paralisar! Afinal, mesmo com um erro, sua vida irá continuar.
Sempre teremos pessoas para nos julgar ao nosso redor, por isso é importante que você se mantenha firme em suas decisões.
Ser perfeccionista demais
Outra coisa que pode impedir que você perca o medo de errar é o perfeccionismo. Muita gente acaba deixando de lado dar um passo maior em sua vida porque fica esperando um bom momento para esses sonhos acontecerem.
Ora, qualquer dia é a melhor hora para colocar em prática aquele projeto ou sonho que você tanto quis! Errar faz parte do caminho que você precisa trilhar, e é através dos erros que você vai se aprimorar e aprimorar o seu trabalho!
Nada precisa ser perfeito de primeira! Para tudo na vida, há um começo, uma primeira vez. Nós não nascemos sabendo falar. Falamos várias palavras erradas até chegarmos na norma culta padrão. Em outras áreas da vida é a mesma coisa.
Caso você seja perfeccionista demais, está na hora de começar a entender que erros fazem parte do caminho a ser trilhado até o sucesso! Não adianta ter medo de errar, porque você vai errar. Apenas não deixe isso paralisar você e nem seus sonhos, saiba medir seu perfeccionismo e analisar até que ponto ele afeta sua vida.
Comparar-se demais com os outros
Tudo bem, é um pouco inevitável não se comparar com outras pessoas. Mas, podemos mudar a perspectiva dessa comparação!
Por exemplo, se você tem medo de iniciar um canal no YouTube e fica pensando “eu não tenho uma boa dicção igual tal pessoa” ou “se eu tivesse uma câmera igual daquele youtuber seria mais fácil”, que tal usar esses pensamentos como impulsionadores?
Use pessoas que você se auto compara e admira para ser tão boa quanto elas! Use essa visão para solucionar seus problemas. Se você acha que não fala bem, comece a treinar na frente do espelho, por exemplo. Confie mais em seu potencial e busque tentar dar o seu melhor. Arrisque-se!
Perdendo o medo de errar
A partir do momento em que você identifica o que impede você de superar o medo de errar, fica mais fácil de entender quais mudanças você precisa fazer para superar esse receio.
Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Alcançar grandes evoluções pode ser um caminho difícil e longo, portanto é preciso manter os pés no chão e ser humilde em relação a isso.
Tá tudo bem se você não conseguir colocar tudo em prática, o importante é tentar e ir devagar! Se liga nessas três dicas que separamos para você!
Para se aprofundar mais: Motivação ou entusiasmo?
Exponha-se mais!
Se você quer tentar algo novo, seja um projeto, um curso, uma nova carreira, não pense muito, apenas comece! Evite ficar calculando o que pode ou não dar errado e viva essa experiência.
Mesmo que lá na frente você desista desse novo passo, o importante aqui é tentar e se arriscar. Dê uma oportunidade para experimentar algo novo e tire algum aprendizado disso!
Esteja com pessoas te incentivam
Tudo fica mais fácil quando temos alguém ao nosso lado para nos incentivar. Pessoas que te desmotivam podem ser um grande obstáculo se você quer perder o medo de errar.
Identifique pessoas do seu círculo! Aqueles que aprovam e apoiam seus sonhos e vontades. Essas sim sonharão junto com você e vão te ajudar a superar os possíveis obstáculos!
Saiba quando procurar ajuda profissional!
Ninguém precisa dar conta de tudo sozinho. Vimos acima que, tudo fica melhor quando temos alguém ao nosso lado nos apoiando.
Pensando nisso, é preciso ter a pessoa certa ao seu lado! Não precisa jogar todo esse peso para amigos e familiares. Buscar ajuda profissional como psicólogos, pode ser muito vantajoso!
Esse profissional vai te ajudar a lidar com o medo de errar de uma outra maneira, e poderá aprofundar, através de sessões de terapia, essa questão. Dessa forma, você vai aprender como lidar e aplicar pequenas mudanças no seu dia a dia.
No final, todo mundo erra!
Podemos perceber que errar faz parte do ser humano, e quando isso se torna um problema muito recorrente, é possível superar!
Não deixe o medo de errar paralisar sua vida ou impedir que você seja feliz, ou até comece um grande negócio! Dê o primeiro passo e livre-se dessas amarras.