A Matriz SWOT pode parecer apenas mais uma daquelas inúmeras formas de conduzir um plano de negócios. Mas ela é diferente.
Nessa metodologia, é possível definir exatamente o que a sua empresa precisa melhorar e o que pode ficar ainda melhor, sempre levando em consideração as características internas e externas a ela.
Por isso, separe alguns minutos para entender neste artigo:
- O que é a Matriz SWOT?
- Por que aplicar a Matriz SWOT na empresa?
- Como aplicar a Matriz SWOT em meu negócio?
Vamos lá!
O que é a Matriz SWOT?
A Matriz SWOT também é chamada aqui no Brasil de Matriz FOFA. Trata-se de uma metodologia criada na década de 1960 pelo especialista em gestão Albert Humphrey.
Na época, ele conduziu um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford (EUA), no qual foram analisados e cruzados os dados das 500 maiores empresas da época, que foram listadas na revista Fortune. Nascia, então, a Matriz SWOT.
A Matriz SWOT é uma simples metodologia de análise da situação da empresa para a formulação de estratégias de crescimento. Ou seja: você tem uma empresa, separa um tempo para analisá-la profundamente e, então, tomar decisões estratégicas.
A metodologia tem esse nome por conta do significado da sigla SWOT:
- S: Strenghts (Forças);
- W: Weaknesses (Fraquezas);
- O: Opportunities (Oportunidades);
- T: Threaths (Ameaças).
Por que aplicar a Matriz SWOT na empresa?
Bom, como dito, a Matriz SWOT é uma metodologia que ajuda a analisar a sua empresa como um todo, com base no ambiente interno e externo. A partir daí, é possível pensar em estratégias mais assertivas para o crescimento dela.
Mas também existem outras vantagens. São elas:
- É possível identificar as prioridades de atuação da empresa.
- Você fica por dentro dos problemas que precisa resolver.
- Também é possível identificar os pontos fortes e as oportunidades de crescimento.
- A matriz SWOT também ajuda a preparar melhores condições de vendas de acordo com a situação do mercado.
Leia também: Conheça alguns métodos de vendas eficientes.
Como aplicar a Matriz SWOT em meu negócio?
Na prática, primeiramente você vai montar o esqueleto da sua Matriz SWOT em uma tabela. E, em seguida, basta nomear cada quadrante com os nomes de cada sigla (que podem ser em português).
Ficará assim:
(Imagem: Reprodução / Blog Luz)
É importante observarmos na matriz que é preciso fazer uma análise tanto interna (o que ocorre dentro da empresa) quanto do ambiente externo (o que ocorre no mercado em geral).
Portanto:
- Ambiente interno: Forças e Fraquezas do seu negócio.
- Ambiente externo: Oportunidades e Ameaças externas que refletem em seu negócio.
Na sequência, inicia-se a análise e o preenchimento de cada quadrante, conforme veremos a seguir.
1. Ambiente interno (Forças e Fraquezas)
Entende-se como Força todos os pontos positivos da empresa que te ajudam a identificar a sua vantagem competitiva. Essa força não depende de fatores externos, mas de um controle interno.
Por exemplo: as forças da sua empresa podem ser o atendimento, a organização, o desempenho das estratégias de marketing, a equipe de colaboradores, o próprio produto ou serviço, etc.
Para essa análise, tente responder a esses tipos de perguntas:
- Qual é o grande diferencial da empresa?
- Quais qualidades são percebidas pelos clientes e colaboradores?
- Quais produtos ou serviços fazem mais sucesso e por quê?
- A empresa é reconhecida pelo mercado por algum motivo específico?
- Quais os pontos positivos da equipe?
- Existem alguns recursos especiais que a empresa tem à disposição?
Entende-se como Fraqueza os pontos negativos que a sua empresa tem em relação aos concorrentes e que podem ser controlados e melhorados internamente.
Por exemplo: pode ser uma equipe de atendimento insuficiente, um problema no produto ou serviço, falta de capital de giro, etc.
Pense em responder perguntas, como:
- Em quais aspectos o seu principal concorrente é melhor do que você?
- De que forma o atendimento ao cliente poderia melhorar?
- Qual é o motivo que explica a perda de vendas e de clientes?
- Quais são as reclamações mais frequentes por parte de clientes e colaboradores?
2. Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)
Entende-se como Oportunidades as características externas do mercado que podem influenciar de modo positivo na empresa e que não podem ser controladas por ela.
Por exemplo: uma data comemorativa especial que a sua empresa pode aproveitar para vender mais; tendências do mercado que podem ser boas oportunidades de expandir o negócio, etc.
Algumas perguntas a serem feitas são:
- Quais tendências estão em alta nesse nicho de mercado?
- Quais condições sociais, econômicas e políticas são favoráveis ao negócio?
- Fatores climáticos podem ser oportunidades de vendas?
- Existem novidades em produtos, serviços e tecnologias que podem ser aderidas?
Entende-se como Ameaças as características externas do mercado que podem trazer consequências negativas ao seu negócio – e que não há como controlar, mas se preparar para enfrentá-las.
Por exemplo: uma crise econômica que abalou o setor; novos concorrentes; redução de incentivos fiscais e linhas de crédito; aspectos climáticos (como uma enchente) que comprometem a empresa; aumento de impostos, etc.
Por isso, é preciso analisar a fundo quais aspectos externos que representam ameaças à saúde da sua empresa.
Percebeu como a Matriz SWOT é uma poderosa metodologia para conhecer mais a fundo a sua empresa? Então, experimente aplicá-la!
No próximo post, saiba como evitar o Churn – quando seus clientes abandonam o seu negócio.