Fazer compras no conforto da sua casa tem sido cada vez mais frequente. Esse é um método que veio para ficar e está conquistando seu espaço entre os brasileiros. É por essa razão que muitos lojistas, vendedores e empresários buscam aumentar seus negócios e ter um espaço no meio digital que envolve as redes de marketplace.
Você tem dúvidas de como fazer isso? Aqui, você vai ver o que é o marketplace, como ele funciona, quais as suas vantagens e quais plataformas você pode encontrar. Então se liga nesse artigo porque tem tudo isso e muito mais!
O assunto foi divido entre os tópicos:
- O que é marketplace
- Como funciona
- Quais as suas vantagens
- Ferramenta CRM
- Plataformas de marketplace
O que é Marketplace
Um marketplace nada mais é do que uma rede compartilhada que reúne diversos lojistas e produtos em um só lugar. A proposta é de funcionar como um shopping virtual, com lojas diferentes e várias opções para o cliente escolher. Dessa maneira, os usuários podem comparar preços e produtos de forma mais prática e rápida.
Trata-se de uma plataforma que faz a intermediação entre os lojistas e os compradores, sem que seja necessário o contato direto entre eles.
O site que trabalha com diversas lojas tem uma grande variação de produtos e preços, mas é bem comum que alguns lojistas acabem vendendo produtos iguais ou de mesma utilidade. Portanto, é importante que você saiba como vender o seu produto, apresenta-lo da melhor maneira e garantir um bom atendimento quando necessário.
Assim, você constrói confiança com os clientes e consegue gerar cada vez mais vendas para o seu negócio no meio de tantos vendedores comuns.
Veja também: Como vender online? Aprenda com essas 7 dicas!
Como funciona o Marketplace
É claro que cada rede funciona da sua maneira, com suas regras e restrições. Mas vale destacar alguns pontos encontrados em comum no marketplace:
- Taxas: como um aluguel num espaço físico, o site também cobra algum valor dos lojistas para manter o bom funcionamento. Essas taxas variam muito, então opte por aquela que mais lhe agrade e atenda às suas demandas. Há casos em que a taxa é fixa e cobrada em determinado período ou taxas que funcionam como comissões e são descontadas do vendedor a cada compra realizada.
- Anúncios pagos: é comum ver sites que aceitam anúncios pagos. Você pode pagar para garantir que o seu anúncio ou produto fique em evidência. É um jeito de se destacar no meio de tantos produtos de mesma marca ou com igual função.
- Cadastro com CNPJ: para quem está começando e ainda não possui um CNPJ, não vai ser uma tarefa simples encontrar um site que aceite o cadastro como pessoa física. Uma das exigências para vender nas redes é ter o cadastro como pessoa jurídica.
- Tráfego: você não precisa se preocupar com os acessos porque essa parte é toda feita pela própria plataforma de marketplace que com certeza já tem um tráfego orgânico muito bom.
- Pagamentos: o consumidor paga para a plataforma e o valor será repassado, geralmente após a conclusão da venda, ao lojista – podendo ser com a taxa já aplicada. Não é comum que o cliente faça pagamentos por fora do site, diretamente ao lojista por questões de segurança.
Marketplace: quais as suas vantagens
Nesse tópico, vamos tratar das vantagens que o serviço traz para você que pensa em expandir suas vendas para essas plataformas.
– maior visibilidade
Se você está começando a vender online, ou até mesmo abriu seu negócio há pouco tempo, buscar uma plataforma de marketplace é um ótimo plano para iniciar. As visitas em uma plataforma já conhecida e elogiada pelo público são muito maiores e podem aumentar suas vendas.
– passa mais confiança
Novamente, pensando em quem está começando e ainda não tem uma quantidade gigantesca de clientes e avaliações, é uma boa investir nesse tipo de serviço. A plataforma se responsabiliza por toda a venda – receber e repassar os valores das compras – e passa a confiança necessária para que o consumidor conclua a venda.
– trabalho mais rápido e fácil
Muitas plataformas de marketplace trazem facilidade à vida dos vendedores e empresários. Na hora de gerar notas fiscais, por exemplo, é de forma automática e num piscar de olhos! É uma ótima maneira para economizar tempo e direcionar seus esforços ao que precisa de mais atenção.
– custos menores com o uso do marketplace
Se você opta por vender e trabalhar com a ajuda desse shopping virtual ao invés de ter um site próprio, com domínio e tudo que é necessário, com certeza terá menos gastos. Com o site praticamente pronto para uso, você pode usar o dinheiro, que seria gasto com a criação de um site, para outros recursos, como campanhas de marketing.
– boa estrutura garantida
O marketplace oferece aos vendedores e lojistas toda a estrutura e suporte necessários para as vendas, desde criar anúncios com produtos e serviços até o pagamento final e envio dos pacotes.
Fica bem mais fácil trabalhar assim, não é?
Recomendação de leitura: Como Medir a Satisfação dos Clientes?
Use uma plataforma de CRM
O software CRM conta com recursos indispensáveis para quem busca vender online com a ajuda de um marketplace.
A ferramenta de vendas é responsável por fazer a gestão de carteira dos clientes e possíveis clientes. Em um único lugar e de forma rápida, é possível acessar todos os dados e nada importante se perde.
Dessa maneira, os lojistas conseguem acompanhar em tempo real os números indicados pelo CRM em relação às vendas. Além disso, é graças ao sistema que é possível mapear as necessidades em comum dos clientes e pensar estratégias e planos que atendam suas demandas.
Entenda mais em: Sistema CRM: O que é e para que serve?
Plataformas de marketplace
Com certeza você conhece alguém – ou até mesmo você – que já comprou em alguma dessas plataformas e ainda indicou o serviço. Está na hora de conhecer ou relembrar quais são e ver a que tem potencial para ajudar a alavancar o seu negócio e as suas vendas!
Mercado livre
O Mercado Livre é o maior site de marketplace da América Latina, como apontam pesquisas. Ele é bem popular entre os brasileiros também e opera com uma enorme variação de produtos, vai desde roupas e acessórios até eletrônicos e peças de carros. A plataforma tem boa reputação e está crescendo cada vez mais.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza está se destacando cada vez mais e traz a vantagem de ter sempre uma loja por perto para a opção de retirada. Trabalha com diversos lojistas de diferentes ramos e garante a facilidade e rapidez na compra.
Shopee
A Shopee é talvez a plataforma mais recente que estourou em vendas. A proposta de oferecer um frete gratuito (há restrições e regras) a transformou em uma forte aliada para os lojistas que buscam facilidade, sobretudo nos envios. Trabalha com diversas categorias de produtos também. Além disso, a plataforma aceita cadastro com CPF.
Elo7
Elo7 fez seu nome como a maior rede para quem trabalha vendendo produtos artesanais e personalizados. No site, é muito comum o contato direto entre vendedor e cliente. E a concorrência é baixa, visto que os produtos são, em maioria, únicos e personalizáveis.
Ifood
O iFood é o aplicativo perfeito para delivery de comida. Esse é voltado para restaurantes, lanchonetes e supermercados. O app ganhou ainda mais força no período da pandemia, em que era necessário ficar em casa.
Além dos exemplos citados, temos também sites de serviços assim como: lojas americanas, enjoei, olx, amazon, etc. Há uma infinidade de opções para você escolher por aí a que mais te agrada.
Confira o artigo: 8 Aplicativos de Vendas que Não Podem Faltar para o Vendedor