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Marketing de conteúdo: O que é?

Em meio à sociedade que vive a transformação digital, já passou da hora de atualizar as estratégias de marketing de conteúdo em busca de um perfil de cliente qualificado e pronto para ser atingido com conteúdos relevantes, que proponham valor real e dialoguem com o público.

Por muito tempo, a melhor forma de aplicar a ideia foi discutida, até que os conceitos de Inbound Marketing surgiram.

Com ele, foi criado o Marketing de Conteúdo: uma estratégia aparentemente simples, mas que tem poderes de conversão fora do comum.

No post de hoje, você vai aprender tudo o que precisa saber para considerar se a estratégia faz sentido com a realidade do seu negócio.

Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

De onde veio o Marketing de Conteúdo?

Antes de explorar o conceito da estratégia que vem se posicionando como uma das mais queridas no mercado, é importante relembrar um conceito acima dela: o Inbound Marketing.

A estratégia consiste na produção de conteúdo relevante que tem como objetivo atrair, fidelizar e encantar, tudo isso a partir de estratégias que centralizam o poder na mão do cliente.

O que isso significa? É simples! Ao invés de “enfiar goela abaixo” uma cartela de produtos, você estará disponibilizando material, conteúdo e informações suficientes para que a própria pessoa identifique a necessidade de conhecer a sua marca.

Sendo assim, o processo de compra é apenas uma consequência feliz de uma necessidade já identificada previamente.

Em que consiste a estratégia?

Em linhas gerais, como o próprio nome já adianta, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se propõe a conquistar, reter e encantar clientes a partir da entrega de conteúdos completos e com proposta de valor.

Mais do que um anúncio pago, que “invade” o espaço do usuário e mostra uma miscelânea de produtos muitas vezes indesejados, os conteúdos são capazes de despertar a atenção genuína do leitor.

Este leitor, por sua vez, vai passar por um fluxo de informação que vai se afunilando e se aproximando a cada etapa do destino final: a apresentação do seu produto de forma direta e de todos os benefícios que ele carrega consigo.

Na hora que ele chegar até este conteúdo especial, tenha certeza que o leitor – agora lead – estará muito mais preparado e convencido que você é a solução perfeita para os seus problemas.

Para exemplificar a estratégia, acompanhe o caso a seguir.

Joana tem 31 anos e está buscando por assistência técnica para o interfone da sua casa.

Ela busca na internet por formas de arrumá-lo, até que entra em um artigo que valoriza a necessidade de investir em tecnologias de proteção da casa.

A leitora tem um problema e, por mais que saiba disso, ela ainda não tem intenção alguma de comprar nada. Sua vontade é apenas reparar o produto que já tem em casa.

De toda forma, o assunto a interessa.

Ao navegar pelo site — e passar por um fluxo invisível, mas que vai afunilando o conteúdo e levando Joana cada vez mais a fundo no processo de decisão — os textos se tornam mais segmentados.

No final do processo, aquela pessoa terá entendido que não, não faz sentido reparar um interfone velho, mas sim adquirir um novo modelo tecnológico e que seja tudo o que ela procurava, mas ainda não sabia.

Se Joana não quisesse ou não fosse a cliente ideal para aquele produto, ela teria evadido no primeiro texto.

A mágica do Marketing de Conteúdo é realmente a capacidade de levar uma pessoa da atração até o encantamento, tudo isso de forma leve e não invasiva, como outros meios de publicidade.

Quais são suas principais vantagens?

Agora que você já conhece o Marketing de Conteúdo e entendeu as raízes da brilhante estratégia, é hora de visualizar na prática quais são os seus principais benefícios.

Reconhecimento de marca

A expressão “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido como hoje — em plena era da internet com volume altíssimo de informação instantânea.

Muitas empresas focam apenas em conversões diretas, se esquecendo do poder que o reconhecimento de marca carrega consigo.

É importante lembrar que as pessoas têm tendências de comprar em marcas que estão fresquinhas na mente, ou seja, familiares.

Você pode gerar vendas instantâneas com anúncios agressivos no Google, mas lide com a possibilidade do usuário nunca mais se lembrar nem ao menos do nome do estabelecimento.

Vai ser sempre “vi em um anúncio na internet”.

Ao investir em estratégias de brand awareness, você será capaz de conquistar um público que vai além do perfil de cliente.

Ele se torna promotor da marca e seu produto ou serviço terá conquistado um lugar especial na mente de cada uma daquelas pessoas. Isso é muito valioso!

Educação do mercado

Muitas vezes o público pode se encontrar confuso em relação a oferta de serviços específicos.

Vamos pensar no caso dos softwares de CRM, já que plataformas e tecnologias tendem a gerar mais dúvidas.

Uma primeira empresa tem um site completo, bem feito e responsivo.

Ela explica as implicações diretas do programa, mas não vai muito além.

A segunda, por sua vez, conta com um blog que não fala apenas diretamente sobre o produto.

Envolve sobre todo o universo de marketing, tecnologia e atendimento ao cliente.

Agora pense no usuário: em qual dos dois casos você acredita que existem maiores chances de conversão?

A educação a respeito não apenas do produto, mas do mercado como um todo e de todas as complexidades e nuances que fazem parte dele.

São pontos importantes na hora de contribuir para o processo de decisão do cliente.

Você terá um perfil muito mais seguro de comprador em suas mãos.

Compras certeiras

Conforme já adiantamos, vender nos tempos de hoje já não é mais como foi no passado. Se antigamente o público era conquistado com anúncios, comerciais ou panfletos, as coisas mudaram — e muito.

O Marketing de Conteúdo unido a uma boa estratégia de Inbound.

É capaz de educar o seu cliente a respeito das soluções do seu produto antes mesmo daquela pessoa imaginar que um dia precisaria dele.

Ao ter essa certeza e fechar a compra, saiba que ela tomou a decisão de forma ativa e depois de passar por um fluxo complexo.

Assim as chances de insatisfação ou da compra nunca mais ser feita são pouquíssimas.

Acima de todas as vantagens do Marketing de Conteúdo, uma das principais é toda a sua proposta de valor e possibilidade de gerar encantamento.

Tenha certeza que a motivação para vender aumenta, além de um grande e rico retorno que pode ser multiplicado em negócios ainda melhores.

Se você gostou deste conteúdo, não perca a chance de aprender tudo sobre o funil de vendas e como aplicá-lo no seu negócio!

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