Market share é a porcentagem de participação do seu negócio no mercado em que atua. Caso sua empresa, seja ela grande ou pequena, essa é uma pergunta que precisa ser respondida.
Este é um indicador importante que reflete a saúde do seu negócio em relação aos concorrentes e aponta se as estratégias de marketing têm dado certo.
Portanto, está na hora de entender mais sobre este assunto, não acha?
Então, neste artigo, vamos conferir:
- O que é market share?
- Por que é importante descobrir?
- Como calcular o market share da empresa?
Continue a leitura!
O que é market share?
É um indicador expresso em porcentagem que indica o tamanho da participação da sua empresa no mercado em que ela atua. Aliás, a tradução do termo quer dizer justamente “participação no mercado”.
Exemplo simples: você tem uma empresa que vende produtos eletrônicos. Qual é o tamanho da participação dela no mercado? Do total de empresas que vendem eletrônicos – seus concorrentes, portanto – qual é o percentual de vendas da sua empresa?
Vamos supor que de todo o mercado de venda de eletrônicos (100%), a sua empresa participe de 10% – esse é a participação de mercado. De cada 100 eletrônicos vendidos, 10 deles foram vendidos pela sua empresa.
Na prática, o market share pode ser medido de três maneiras:
- Por meio dos dados do público-alvo;
- Através do faturamento do seu negócio;
- Por meio do valor de mercado da empresa.
Mais adiante aqui no artigo, explicaremos melhor sobre essas medidas.
Por que é importante descobrir?
Vimos que é um indicativo para você saber qual é o tamanho da sua empresa em relação ao mercado.
Isso também quer dizer que esse indicador também ajuda você a medir a competitividade do seu negócio em relação aos concorrentes, sabendo se ele está se destacando ou não.
Quando você passa a acompanhar esse indicador ao longo do tempo, você também passa a ter uma ideia melhor em relação aos seus esforços de marketing para atrair mais vendas.
Você também fica sabendo que os investimentos estão surtindo resultados e, portanto, aumentando a relevância da sua empresa no mercado em que atua.
Se ao constatar que esse indicador está aumentando, isso é um bom sinal; porém, se ele está diminuindo, é hora de tomar decisões para evitar que a concorrência engula a sua fatia de mercado.
Aliás, o próprio mercado valoriza empresas com bom share. Elas conseguem vantagens competitivas, maior poder de negociação, investimentos e mais credibilidade em parcerias.
Como calcular o market share da empresa?
Como dissemos, existem três formas de você calcular a participação de mercado da sua empresa.
Vamos explicá-las:
Público-alvo
Nesse cálculo, você descobre a sua participação no mercado em relação ao público-alvo da empresa.
A fórmula é a seguinte:
Market Share = Clientes conquistados pela empresa / Potenciais clientes na região em que sua empresa atua. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para tê-lo em percentual.
Exemplo simples:
A sua empresa vende roupas masculinas, cujo público-alvo é de homens entre 18 e 35 anos.
Na região em que a sua empresa atua, existem 160.000 homens nessa faixa etária (esses dados você consegue no IBGE).
Em sua loja de roupas, você detectou no CRM de vendas que existem 5.000 clientes cadastrados.
Portanto,
Market Share = 5.000 / 160.000
Market Share = 0,031 (x 100)
Market Share = 3,1%
Isso significa que do total de 100% homens que são o público-alvo da sua loja de roupas, você tem alcançado 3,1% deles.
Faturamento
Medir a participação de mercado de acordo com o faturamento é você saber qual é a participação da sua empresa em relação ao faturamento dela em comparação ao faturamento dos principais concorrentes.
O cálculo é o seguinte:
Market Share = Receita da sua empresa / Receita total dos seus concorrentes mais relevantes.
Nesse caso, você precisará trabalhar em cima de estimativas ou, ainda, encomendar um estudo para ter a receita dos seus concorrentes.
Valor de mercado
Nesse cálculo de market share, você mede o grau de participação da sua empresa em relação ao valor de mercado dela em comparação ao valor de mercado dos seus concorrentes mais relevantes.
O cálculo é o seguinte:
Market Share = Valor de mercado da sua empresa / Total do valor de mercado dos seus principais concorrentes.
Exemplo: a sua empresa de eletrônicos está avaliada em R$ 30 milhões e os seus principais concorrentes, juntos, em um valor de mercado total de R$ 100 milhões.
Portanto:
Market Share = 30.000.000,00 / 100.000.000,00
Market Share = 0,3 (x 100)
Market Share = 3%.
E então, o que você achou? Passe a medir a participação de mercado da sua empresa para ter uma melhor noção de como ela está em relação aos concorrentes. Essa é uma atitude estratégica fundamental para o crescimento do seu negócio.
No próximo post, descubra como um CRM pode ajudá-lo a garantir uma melhor gestão da informação comercial – dados importantes para medir a sua fatia no mercado em relação ao faturamento.
Leitura complementar – O que é share of wallet?