Dominar a linguagem corporal em vendas é decisivo para fechar mais negócios.
Vender é uma arte, mas nem todo vendedor domina todos os aspectos dessa atividade. Ter um bom produto não basta, muito menos ter um preço interessante. Negociações podem se arrastar e depender de muitas variáveis.
Vendedores precisam estar qualificados de duas formas: serem capazes de se projetar de maneira mais impactante utilizando a linguagem corporal e saber ler os sinais que um cliente dá em uma negociação. Portanto, é altamente recomendável não subestimar essa questão!
Neste post, vamos ajudar pessoas vendedoras a compreender melhor este assunto, passando pelos seguintes tópicos:
- O que é a linguagem corporal em vendas;
- Como usar a linguagem corporal em vendas.
Acompanhe!
O que é a linguagem corporal em vendas
A linguagem corporal em vendas é um conjunto de gestos, comportamentos e práticas que podem garantir mais sucesso em negociações comerciais. Quando vendedores dominam essa linguagem corporal, além de saberem se portar, também conseguem detectar sinais corporais que podem mostrar inclinação positiva ou rejeição em relação às negociações.
É claro que se faz necessário considerar que nem toda negociação vai possibilitar essa observação, sobretudo as que acontecem por telefone. Fora isso, tratando especificamente das reuniões presenciais e aquelas feitas por vídeo, aplicar os conceitos e técnicas relacionadas a linguagem corporal em vendas é muito importante.
Sinais claros
Em alguns momentos, vendedores precisam mostrar aos clientes em potencial que são pessoas confiáveis e que têm algo de relevante para vender. Esse é um cenário constante e, para dar apoio a isso, o comportamento corporal é um complemento importante. Por mais que o seu cliente não perceba esses sinais do ponto de vista técnico, o subconsciente dessas pessoas vai fazer esse papel.
Da mesma forma, vendedores capacitados em linguagem corporal vão conseguir visualizar os sinais que os clientes emitem de maneira não intencional. Assim, dá para saber se essas pessoas estão mais fechadas para a negociação ou se já estão se mostrando mais flexíveis.
Como usar a linguagem corporal em vendas
A linguagem corporal em vendas precisa ser dominada antes de se pensar em usá-la. Esse é um trabalho que requer estudo, prática e confiança. Seja na hora de projetar algo, seja na hora de observar como o cliente em potencial se comporta, observação, serenidade e concentração são alguns pilares do sucesso.
Para ajudar nisso, mostraremos algumas dicas valiosas de como usar a linguagem corporal em vendas para ter melhores resultados.
O aperto de mão é o ponto de partida
Talvez você já tenha ouvido essa dica, mas ela é tão importante que vamos reforçar: comece as negociações com um aperto de mão firme. Isso vai mostrar que você é uma pessoa confiável e está prestes a levar uma oferta realmente relevante, honesta e que vai gerar o interesse nessa pessoa.
O cumprimento é o momento inicial de contato entre duas partes, então ele precisa estabelecer como será o clima dali em diante. Se o seu aperto de mãos é desinteressado e não vem acompanhado de um sorriso simpático e um olhar nos olhos, fica difícil conseguir uma conexão praticamente imediata.
Projete uma fisionomia receptiva
Sua fisionomia, o que passa totalmente pela expressão facial, também pode ser um indicativo para seu cliente. Nesse caso, é importante trabalhar para que esse indicativo seja realmente positivo. Portanto, tente ter uma expressão amistosa, amigável e, acima de tudo, simpática. “Cara feia” não gera vendas!
Brincadeiras à parte, é comum que o cansaço fique estampado em nosso rosto, assim como sentimentos comuns às negociações, caso da ansiedade, nervosismo e estresse. O ideal é saber como fazê-los não transparecer. Mantenha sempre um sorriso, nada muito forçado, e uma expressão leve e amigável. Isso vai fazer diferença!
Gesticule para ilustrar suas ideias
A gesticulação é um dos fatores mais chamativos quando falamos de linguagem corporal em vendas. Certamente, você já observou que algumas pessoas têm essa característica natural, e que dificilmente não gesticulam quando falam. A grande questão é que você também pode desenvolver esse hábito e aproveitar as vantagens que ele gera.
Quando um vendedor gesticula, é como se pudesse ilustrar as ideias que está falando. Isso serve para duas coisas: prender a atenção de quem está ouvindo e garantir que essas pessoas consigam entender cada detalhe explicado por você. Portanto, vale muito a pena treinar seu gestual para se mostrar um vendedor que consegue ser mais didático e com ideias bem claras.
Ajeite sua postura
A linguagem corporal, naturalmente, também passa muito pela postura corporal que você demonstra. Ombros baixos, braços cruzados e sentar-se “jogado” na cadeira podem ser sinais de tédio, desinteresse e de que você está pouco ligando para aquela negociação. É claro, você precisa, e quer, mostrar o oposto para os clientes em potencial.
Portanto, adote uma postura padrão que você sempre usará todas as vezes em que estiver em uma reunião de negócios com seus clientes. Costas eretas, ombros altos e uma forma adequada de se sentar na cadeira são alguns pontos principais e importantes. Isso ajuda a transmitir mais seriedade, interesse e foco na negociação.
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Olhe nos olhos
Por fim, olhe sempre nos olhos da pessoa que está do outro lado. Essa é uma ação bastante simples, mas com um poder imenso de mudar as coisas. Quando você faz isso, mostra para seu cliente que está convicto do que fala e que está totalmente focado naquele momento. Isso, praticamente, obrigará essa pessoa a fazer o mesmo.
Olhar nos olhos projeta confiança e gera uma relação de maior proximidade. Criar esse ambiente de segurança é importante para que o cliente entenda que você está dedicado a levar a melhor oferta para a mesa. Evite desviar o olhar constantemente ou fixar em um ponto fixo quando estiver refletindo. Nunca perca o foco de quem vai comprar de você!
A linguagem corporal em vendas faz toda diferença nas negociações, por mais que as pessoas, de um modo geral, não se preocupem com isso. Trata-se de como você pode gerar um impacto não consciente nelas. Mesmo que não saibam que você está fazendo de propósito, serão positivamente impactadas.
Assim como a linguagem corporal, as técnicas de persuasão em vendas também ajudam a ter melhores resultados.
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