7 dicas para liderar equipes de vendas
Pensou o subordinado: – Senhor, dê-me paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força… eu bato nele!
Atire a primeira pedra quem nunca teve esse pensamento.
A verdade é que liderar equipes de vendas não é tarefa fácil, mas primordial para quem quer ter sucesso na carreira comercial.
Na liderança há a mistura de arte e ciência, porém hoje a exigência por melhores resultados, inovar e crescer faz com que essa tarefa seja cada vez mais árdua.
O CRM é um grande aliado para liderar equipes de vendas pois em seus fundamentos apresentam dados e indicadores em relação as metas definidas.
O caos organizacional e a falta de tempo não servem como desculpas para a falta de planejamento, foco e trabalho em equipe.
Ele já está instalado entre nós.
Feliz daquele que compreende e administra o caos e tem um sistema de CRM para monitorar seus processos comerciais.
Toda equipe, normalmente, é reflexo de sua liderança, assim como os filhos são reflexos de seus pais.
Nesta difícil trajetória, que tal refletirmos sobres pontos importantes na relação lideranças X liderados?
Nesse post vamos discutir 7 dicas para liderar equipes de vendas e conquistar resultados incríveis.
- Definir missão e valores
- Visão sistêmica
- Integre a equipe
- Respeitar a individualidade
- Entender o conceito de competência
- O líder dever ser coerente na relação discurso X prática
- Integridade e coragem são práticas diárias ao liderar equipes de vendas
Definir missão e valores
Sua equipe de vendas sabe qual o norte a ser seguido?
Quais os valores que nunca devem ser esquecidos?
Qual a razão da existência da empresa e em que ela efetivamente acredita?
As ações de sua equipe devem ser condizentes com a missão maior da empresa e é através da missão que deve ser iniciado o planejamento estratégico de qualquer organização.
Leia também – 5 dicas para definir a missão da sua empresa.
Visão sistêmica
Liderar equipes de vendas é fazer com que consigam enxergar o todo, ser capaz de compreender que somos interdependentes e que o triunfo é quando todos conseguem atingir seus objetivos.
Assim, como o corpo humano, sua empresa depende de cada setor para sobreviver, ao invés de promover competição entre os setores promova a sinergia entre os mesmos.
Ferramentas de gestão como um CRM ajudam a criar um bom ambiente de trabalho pois todos podem sentir que fazem a diferença no resultado final.
Integre a equipe
Você conhece cada membro de sua equipe?
Seus sonhos, metas, aspirações, hobbies, um pouco sobre sua história de vida?
A integração facilita a comunicação, cria relacionamentos e cumplicidade.
Não perca pequenas oportunidades para promover festas, happy hour, atividades esportivas, treinamentos ao ar livre com todos seus funcionários e quando possível traga a família para conhecer a empresa para que entenda o que a pessoa faz.
Respeitar a individualidade
Aceite as diferenças e tente entender o porquê de determinado comportamento.
Evite julgamentos e crie um ambiente de confiança.
O bom líder sabe que cada pessoa tem seu tempo e seu ritmo.
Cabe a ele ajustar processos e tarefas ao que realmente cada um é capaz de fazer.
Pedir aquilo que se pode efetivamente dar.
Jamais fazer uso do poder para atos de terrorismo organizacional e criar desgastes desnecessários.
Aproveite para ler também – Como ser um líder de vendas
Entender o conceito de competência
A palavra incompetente é forte e ofensiva.
Você sabe realmente o que torna uma pessoa competente ou o contrário disso?
Competência tem três pilares: conhecimento, habilidade e atitude.
Antes de pensar ou rotular alguém de competente ou incompetente pense se esta pessoa sabe o que tem de fazer (conhecimento), sabe o como fazer, se tem as condições adequadas para fazer (habilidades) e se quer ou gosta de fazer (atitudes).
Esta é uma receita simples, mas poderosa para ser usada na prática motivando sua equipe e evitando rótulos que quase sempre ficam impossíveis de serem retirados.
Líder que é líder não tem medo de pedir ajuda, dizer “não sei” ou “não vai dar”.
Humildade não é sinal de fraqueza, dizer “não sei” não significa falta de preparo e é melhor dizer “não” do que prometer algo que não possa ser cumprido.
Vejo líderes relutantes em adotar software de CRM e preferem demonstrar opinião formada sobre tudo sem indicadores claros e precisos.
Creio que a diferença entre o sucesso e o fracasso em liderar equipes de vendas é como conduzimos os relacionamentos.
Como definir prioridades, métodos e compartilhar responsabilidades, problemas e glórias e assim profissionalizar a sua equipe de vendas.
O líder dever ser coerente na relação discurso X prática
O sentimento de justiça é criado quando há o máximo de coerência entre discurso e ação.
Incoerente, uma vez ou outra, todos nós somos, afinal é muito difícil ter uma conduta o tempo todo excepcional.
Integridade e coragem são práticas diárias ao liderar equipes de vendas
O líder é o maior exemplo e suas condutas são o reflexo de outras, ele é o grande harmonizador ou conturbador do ambiente.
A responsabilidade é grande e não adianta querer tirar o corpo fora, porque no final os resultados serão cobrados de você.
Mas se sua equipe tem o sentimento de justiça em relação a sua conduta, mesmo nas decisões mais complicadas e impopulares ela, em sua maioria, o apoiará.
Perca tudo, menos a confiança e o respeito de sua equipe.
Não existe uma grande equipe de vendas sem um grande líder.
Tão importante quanto o destino final é a forma como é conduzida a jornada, vencendo obstáculos, superando tormentas, celebrando conquistas, sempre com um rumo certo a seguir e a certeza de uma grande chegada.