Leadscore: O que é e como criar
Leadscore nada mais é do que um importante sistema de pontuação de leads para otimizar suas conversões e ainda gerar mais vendas.
Em artigos anteriores já te explicamos que um dos maiores benefícios do Inbound Marketing é a chance de poder atrair um número considerável de leads para sua organização.
Ainda que você já tenha alcançado uma boa quantidade de leads e tenha em andamento uma boa estratégia, os desafios não param por aí, afinal, é preciso qualificar cada um deles.
É nesse momento que o Leadscore entra em ação, já que é uma técnica que auxilia a aumentar a eficiência do seu Inbound Marketing.
Acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar a entender mais sobre o Leadscore:
- O que é Leadscore?
- Vantagens do Leadscore para o seu negócio
- Ferramentas que podem te auxiliar na criação do seu Leadscore
- Descubra o CRM!
O que é Leadscore?
O Leadscore, quando traduzido do inglês, quer dizer pontuação de leads, ou seja, pode ser entendido como uma maneira de classificar seus consumidores em potencial através de pontos.
E mais, esses pontos servem para determinar quem está pronto para realizar ou não uma compra.
No momento em que um lead recebe sua pontuação, seja ela classificada como considerável pelos parâmetros pré-estabelecidos pela empresa, ele é rapidamente passado para o time de vendas, para que eles tentem ao máximo finalizar a venda.
Tal pontuação passa a ser definida de acordo com o perfil do lead, comparado com a persona que a empresa adota, e também por as ações durante a jornada de compra.
Dessa forma, quanto mais perto o perfil do lead estiver da sua persona estabelecida, mais pontos ele ganhará.
Não se esqueça que as ações adotadas pelo cliente, tais como download de materiais, respostas às pesquisas, envio de e-mail, etc, também passam a ser considerados pontos, já que indicam o interesse do cliente pelo produto/serviço prestado.
Ler mais: Gestão de leads – o que são e como encontrá-los?
Vantagens do Leadscore para o seu negócio
A partir do momento em que sua empresa passa a produzir uma quantidade satisfatória de leads através do inbound marketing, o Leadscore passa a ser uma das táticas mais importantes e necessárias para o seu negócio.
Lembre-se que nem todo lead é igual, e seus vendedores não devem e nem podem trabalhar contando com a sorte de acertar os desejos daquele cliente em questão ou ainda qual a melhor maneira de abordá-lo na hora de oferecer os serviços e produtos disponíveis.
Quanto mais pesquisar e estudar sobre seus leads, maiores são as chances de entrar em contato com aqueles que realmente estão interessados em se tornar clientes, é nesse momento que o Leadscore te ajuda!
Veja a seguir os 3 principais benefícios que o Leadscore traz para sua organização:
1. Queda acentuada nos custos
Ao investir em Leadscore, sua empresa passa a diminuir os gastos com vendas e marketing, pois essas equipes vão reduzir o tempo de preparo e abordagem de leads para ter a mesma taxa de conversão que tinham antes.
Com isso, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), também reduz e encurta o tempo médio do ciclo de vendas, gastando menos recursos para conquistar cada cliente. Com o valor do CAC menor, a economia da empresa é maior.
2. Crescimento da produtividade
Conforme se ganha maior tempo no ciclo de vendas, podemos destinar esse tempo para gerar novos negócios e ainda fidelizar clientes conquistados.
O time de marketing poderá concentrar seus esforços nos leads que estiverem mais perto da pontuação ideal, todavia ainda será possível acompanhar os demais, por meio de fluxos de nutrição automatizados.
Dessa forma, é preciso gerar e preparar um número menor de leads para o time de vendas abordar a fim de alcançar as metas estabelecidas de conversão.
Já o time de vendas não irá mais perder seu tempo entrando em contato com leads que não estão nem perto de comprar.
3. Planejamentos mais eficazes
Com a finalidade de gerar e também nutrir os leads, é necessário que se adote diversas estratégias, sempre levando em conta o marketing de conteúdo e o fluxo de nutrição de leads. Não podendo deixar de lado a forte presença nas redes sociais e a utilização adequada do email marketing.
Ao passo que o Leadscore amadurece, podemos pôr em prática um tipo de análise reversa para poder identificar quais foram os conteúdos que mais obtiveram sucesso na obtenção de leads que chegaram a comprar.
Pode-se também saber quais padrões de linguagem de interação nas redes foram mais eficazes, quais variações de email e landing page.
Assim, descobrindo tais pontos será possível replicar periodicamente quais modelos deram mais certo e conseguir resultados cada vez melhores e com mais consistência. Será uma receita previsível.
Dica de leitura: 5 ferramentas de email marketing
Ferramentas que podem te auxiliar na criação do Leadscore
Conheça agora as ferramentas de automação de marketing que farão diferença no momento em que você for criar seu Leadscore.
- RD Station: essa é uma das ferramentas mais completas de automação de marketing que temos disponíveis no país;
- Hubspot: é a principal empresa de Inbound Marketing reconhecida mundialmente, além de possuir vastos recursos para cada etapa do Inbound Marketing, ela ainda pode incluir a gestão e pontuação de leads;
- Marketo: é, atualmente, o líder mundial em software de automação de vendas para empresas de médio e grande porte, sendo considerada ainda uma das apostas mais seguras no mundo dos negócios;
- LAHAR: essa ferramenta de automação é considerada a alternativa mais sólida no mercado, já que há profissionais experientes e soluções completas que buscam gerar e nutrir leads;
- Pardot: é um produto desenvolvido pela empresa Salesforce, que serve para a automação de marketing B2B, atendendo todas as suas necessidades para pontuar os leads.
É válido ressaltar que todas essas ferramentas possuem recursos bastante avançados de Leadscore, os quais permitirão que sua estratégia seja cada vez mais completa e eficiente.
Lembre-se também que o mais importante é entender o trabalho e a lógica por trás do Leadscore, afinal, só assim conseguirá desfrutar de todos os recursos que esses produtos e soluções podem te oferecer.
Ademais, assim como é importante saber executar boas estratégias de geração de leads, é importante também saber fazer a gestão deles com eficiência. Para isso, é preciso se organizar para poder acompanhar todas as etapas dos processos.
À priori, parece ser muito difícil organizar todas as etapas em um só lugar e ainda conseguir monitorar todas elas de uma só vez, né?
Por sorte, o software de CRM já existe e essa ferramenta pode revolucionar a maneira como você faz a gestão dos seus dados.
Conheça o CRM!
O software CRM promete fazer a gestão completa dos seus dados, além de garantir o monitoramento de todo o histórico de vendas dos seus clientes. Com o Customer Relationship Management é possível descobrir os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem!
Não é mágica, muito menos propaganda enganosa, o CRM comprova sua eficácia apresentando para você dados e resultados, com ele é possível ter acesso a relatórios que te mostram sobre suas vendas, seus pontos fortes e fracos.
Leitura complementar – O que é o CRM?