5 Dicas para Gerar Leads Qualificados
Você sabe que conquistar leads qualificados é essencial para aumentar a carteira de clientes do seu negócio, certo! É isso mesmo!
Um dos principais objetivos do marketing é aumentar a demanda dos produtos – ou serviços – que são oferecidos pela sua empresa, ou seja, possuir leads na sua base de contatos é essencial para que as negociações e vendas ocorram.
Hoje você vai conferir 5 dicas para gerar leads qualificados para o seu empreendimento e ter chances de aumentar ainda mais o faturamento mensal da sua empresa. Veja abaixo os principais tópicos que serão abordados ao longo do texto.
- O que são leads?
- A importância dos leads qualificados para as vendas
- Quais são os benefícios da geração de leads?
- 5 dicas para gerar leads qualificados
- Aposte em uma plataforma CRM e tenha muito sucesso!
Se você ficou interessado nos temas que serão trabalhados hoje, separe 5 minutos do seu dia e comece a leitura. Aproveite cada pílula de conhecimento e prepare-se para colocar em prática.
O que são leads?
O lead nada mais é do que um usuário que oferece informações pessoais (nome, e-mail, telefone, endereço e outros) em troca de algum benefício. Ele pode ser considerado uma oportunidade para o seu negócio e merece ser tratado com muita atenção!
Portanto, um lead é aquele que já demonstrou algum tipo de interesse no seu negócio – ou serviço – e, provavelmente, quer saber mais a respeito e vir a se tornar um cliente no futuro.
Leads x Visitantes
Podemos dizer que todo lead pode ser considerado um visitante, mas tem todo visitante pode ser considerado um lead. Confuso, né? Entenda melhor abaixo:
- Visitantes: usuários que navegam em algum canal online da sua empresa, ou seja, eles apenas acessaram e passaram por ali.
- Leads: usuários interessados em soluções que a sua empresa oferece e que já ofereceu algum dado pessoal para contato.
Continue lendo esse texto e descubra a importância dos leads qualificados para as vendas da sua empresa.
Dica de leitura: O que são Softwares para Geração de Leads?
A importância dos leads qualificados para as vendas
Como falamos no tópico anterior, o lead é aquele que compartilha suas informações de contato em troca de algo (conteúdos ricos, exclusividades, e-books, planilhas e outros).
A geração de leads permite a avaliação do interesse de cada visitante nas ofertas, e entende melhor o cenário de conversão desse usuário, ou seja, se você tem uma boa taxa de conversão é reflexo da produção de conteúdos assertivos para a sua persona.
Comumente as empresas voltam seus olhares apenas nos leads que ainda não são qualificados para a conversão e isso pode ser muito prejudicial!
É essencial visualizar e levar em consideração toda a jornada de compra do consumidor, analisando as etapas do funil de vendas em que ele se encontra, afinal, isso irá refletir nas abordagens que o seu time de vendas irá preparar para cada indivíduo.
Não poderíamos deixar de citar, que você deve manter sempre o seu software CRM atualizado para que você tenha uma visão geral das situações em que o cliente se encontra, isso refletirá no número de vendas (para resultados ainda maiores)!
Curiosidade: As principais iscas para a geração de leads são os e-books, webinars, templates, ferramentas, pesquisas e infográficos.
Dica de leitura – Webinar – conceito e dicas práticas
Quais são os benefícios da geração de leads qualificados?
Agora, para te convencer da importância da geração de leads, confira os principais benefícios que ela pode proporcionar para a sua empresa. Veja abaixo:
- Possuir os dados dos potenciais clientes;
- Posicionar-se como autoridade no nicho em que você está inserido;
- Entender melhor os interesses do seu público;
- Realizar comunicações diretamente pelas rede sociais;
- Uma maneira para manter o CRM de vendas atualizado;
- Nutrir os leads corretamente até o momento da venda;
- Conquistar vendas recorrentes e com maior volume.
E aí, pareceu uma boa ideia investir em geração de leads para o seu negócio? Então vamos lá, no próximo tópico iremos compartilhar 5 dicas para gerar leads qualificados. Continue lendo e descubra como.
5 dicas para gerar leads qualificados
Muitos profissionais falham por não saber como cultivar os leads e isso acontece pelo simples fato de não darem a atenção necessária para o funil de vendas. Confira abaixo 5 dicas para gerar leads qualificados para o seu negócio.
1. Aposte em conteúdos de fundo de funil
Para gerar leads qualificados para a sua empresa, você deve investir na geração de conteúdos voltados para esse tipo de lead, certo? Aposte em conteúdos de cases e depoimentos para trabalhar os gatilhos mentais e reforçar a prova social e autoridade da sua empresa.
Landing pages que oferecem o download de um e-book podem ser uma ótima estratégia para atrair os usuários também.
Para ter mais insights é necessário conhecer bem a sua persona e identificar quais são as suas necessidades, afinal, as pessoas buscam por soluções.
Tire dúvidas e ofereça conhecimento para os usuários, desse modo, será mais fácil transformá-los em leads.
2. Segmente seu público e mire nos usuários corretos!
As redes sociais são uma maneira excelente para mirar nos usuários corretos e no seu objetivo.
O gerenciador de anúncios, normalmente, possibilita segmentar quem deve visualizar os anúncios criados pela sua empresa.
Ao segmentar o público você tem opções como idade, gênero, localização e outros para atingir melhores resultados com as campanhas.
Investir nas mídias pagas é mirar na geração de leads qualificados, pois as chances de conversão são ainda maiores do que quando comparado aos conteúdos orgânicos.
3. Use palavras-chave long tail
As palavras-chaves long tail ou de cauda longa ajudam nas estratégias de SEO na hora de ranquear as páginas no Google.
Cauda longa é quando usamos termos mais específicos e fugimos de concorrência maiores.
Ex: ao invés de usar a palavra chave “roupas” usar “roupas infantis”.
O usuário pode não perceber, mas os criadores de conteúdo e profissionais de marketing podem utilizar isso como isca para capturar leads qualificados, pois você estará se apresentando para consumidores em fases mais avançadas.
Não se esqueça de incluir CTAS e formulários em seus conteúdos para que o mesmo realize a ação necessária.
Leia também: Call to Action: o que é?
4. Indique um amigo e conquiste leads qualificados
Explore estratégias para que o lead qualificado indique um amigo em troca de algum benefício.
Essa estratégia aumenta a sua base de contatos.
A partir disso, você pode trabalhar assiduamente em cima dos novos contatos para que eles convertam em novas vendas para o seu negócio.
5. Descubra as redes sociais e canais de comunicação corretos
Através de personas bem definidas, você terá uma visão mais clara de onde encontrar o público.
Levando isso em consideração, estude e analise quais são as melhores redes sociais e canais de comunicação para inserir sua marca.
Em seguida, explore as diversas possibilidades e peculiaridades que cada rede oferece para se conectar cada vez mais com o público.
Aposte em uma plataforma CRM e tenha muito sucesso em vendas para os leads qualificados!
Falar sobre funil de vendas é falar de uma extensa necessidade de nutrição de leads que incluem atração, conversão, nutrição, vendas e fidelização. Bastante coisa, não é mesmo?
Essa estratégia é baseada em dados – que devem ser armazenados corretamente – para que os processos sejam eficazes, para que isso aconteça você precisa apostar em um software CRM.
Os sistemas CRM são capazes de automatizar dados importantes e oferecer mais agilidade na hora da qualificação dos leads. Isso irá facilitar muito na hora de montar e aplicar as estratégias para o seu negócio.
Chegou a hora de aplicar todo o conhecimento adquirido no artigo de hoje, vamos lá?
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