Landing page: o que é?

landing page

A landing page é uma ferramenta muito poderosa para marcar presença na internet e atrair mais clientes para o seu negócio, além de ser um item chave nas campanhas de marketing digital.

Esse assunto ainda gera muita dúvida na cabeça das pessoas e nós preparamos esse artigo para que você entenda mais sobre os tópicos:

  • O que é uma landing page?
  • Qual o objetivo de utilizá-la? E quais os benefícios?
  • Conheça alguns tipos de landing page:
  • Aprenda a criá-la e confira os principais elementos
  • Como medir o sucesso?

E aí, vamos começar?

O que é uma landing page

A landing page, página de destino ou página de entrada, como é comumente conhecida, é uma página mais limpa, com menos links e elementos para tornar a leitura mais prática e objetiva para o usuário.

Landing page x homepage 

Por mais que os dois termos sejam parecidos, existe uma diferença entre eles. Você sabe qual é? Continue lendo e descubra:

  • Homepage: É a página inicial ou a capa de determinado site e não mostra nenhuma solução para a necessidade do indivíduo. Na homepage você encontra imagens, anúncios e links que irão direcioná-lo para o contato da empresa (endereço, blog e outras categorias que sejam pertinentes).
  • Landing page: Aqui o objetivo é responder à necessidade específica do consumidor, de maneira rápida e direta. A landing page detém de poucos elementos, com recomendações claras e indicam um único caminho para evitar qualquer distração.

Qual o objetivo de utilizá-la? E quais os benefícios?  

O foco principal das landing pages é conseguir um número maior de conversões e seu objetivo é conduzir o usuário a realizar determinada ação (consumir um conteúdo, realizar download, preencher formulários, realizar compras e outros).

Ela é uma ferramenta muito importante durante o processo de vendas da sua empresa e é por meio dela que você terá o primeiro contato com o usuário para criar um relacionamento com ele.

Para que o cliente forneça suas informações, você precisa oferecer algo em troca (uma recompensa). Os materiais que geralmente são oferecidos são:

  • E-books
  • Calendários comemorativos
  • Cursos
  • Planilhas
  • Templates
  • Webinars
  • Workshops

Sem investir nessa ferramenta durante a sua estratégia de marketing, você perde clientes e fica cada vez mais longe do seu objetivo.

Conheça alguns tipos de landing page

Agora que você já entendeu sobre o objetivo das landing pages, vamos falar a respeito de 3 variações com suas características, para que você identifique qual é o melhor tipo para a sua necessidade. Confira:

 

  1. Página de captura: É uma página voltada exclusivamente para obter o e-mail do cliente em potencial. Uma das estratégias utilizadas é oferecer uma oferta ou um material rico para download e em troca disso, a pessoa irá preencher um formulário com os dados pessoais.
  2. Página de vendas: Como o próprio nome já diz, seu objetivo é oferecer a venda de um produto ou serviço e levar o usuário para a página de pagamento. Sendo assim, você deve mostrar os benefícios do que está sendo ofertado e depoimentos de clientes para incentivar a prova social, por exemplo.
  3. Página de agradecimento: Essa página serve para finalizar a conversão do usuário, ela mostra para o usuário que a ação realizada foi concluída com sucesso e sugere os próximos passos (a leitura de um artigo ou o download de uma recompensa, por exemplo).

Leitura complementar:  Software CRM – Controle Total das suas Vendas

Aprenda a criá-la e confira os principais elementos  

Não precisamos mais entender sobre programação ou contratar profissionais da área nos dias de hoje. Para criar uma landing page basta utilizar ferramentas, como a Klickpages, que são construtores de páginas intuitivas e de fácil uso.

Mas saiba que não basta apenas escolher um template visualmente bonito, é essencial que você tenha conhecimento dos elementos necessários e saiba os erros que não pode cometer.

Para criar uma landing page eficaz, você precisará de 4 partes. Confira:

Tenha um bom título 

Geralmente o título é o elemento de maior tamanho e que fica em evidência na sua página. Sua função é voltar a atenção do usuário para a página, deixando-o curioso para saber mais sobre o assunto, além de ser claro e oferecer alguma solução para o consumidor.

Curiosidade: Segundo dados obtidos pela Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas só leem o cabeçalho da página e 8 em cada 10 lêem a página completa.

Divulgue sua oferta 

Você deve convencer o consumidor que a oferta vale a pena, mostrando os benefícios, preços e condições oferecidas. Use e abuse dos gatilhos mentais para estimular a conversão dos usuários, por meio de textos e vídeos.

  • Utilize bullet points;
  • Escreva textos curtos, para facilitar a leitura;
  • Destaque termos relevantes em negrito;
  • Descreva os benefícios;
  • Outros..

Dica de leitura: O que são Gatilhos Mentais

Utilize um Call to action

Você já deve saber que o CTA é o convite para o usuário realizar alguma ação e que geralmente ele aparece em forma de botão, como: clique aqui, baixe agora, experimente e outros.

Nossa dica é que você utilize frases de impacto, seja criativo, opte por verbos de ação que estimulem a conversão para que a eficácia do call to action seja maior.

Crie um formulário 

Por último e não menos importante, é necessário que sua landing page possua um formulário para que a conversão do usuário seja concretizada. Lembre-se: quanto mais simples o formulário, maior a chance do público aderir.

Independente do seu objetivo, peça apenas os dados realmente necessários para que o usuário não desista de preencher o formulário ou de realizar a compra.

Vá direto ao ponto 

É imprescindível que você seja objetivo e vá direto ao ponto ao criar sua landing page, evitando qualquer elemento que contribua com a distração do usuário, desse modo, as chances de conversão serão maiores.

Priorize sempre um layout clean e use de maneira estratégica recursos visuais que possam deixar sua oferta mais concreta (imagens e vídeos).

Erros para serem evitados 

Já falamos das boas práticas ao criar landing pages, mas existem dois erros que não devem ser cometidos em hipótese alguma. Confira:

  1. Páginas lentas

Você sabia que mais de 74% dos usuários desistem de navegar em determinada página caso ela demore mais de 5 segundos para carregar? Esse número é muito alto para ser ignorado.

Para evitar esse tipo de problema você precisa realizar testes que verifiquem a velocidade do carregamento ou realizar otimizações para melhorar a experiência do usuário.

  1. Não priorizar o design responsivo

O design responsivo são as páginas que tem capacidade de adaptar-se automaticamente a diversos tipos de tela (smartphones, desktops, tablets e outros). Se você não oferece uma boa experiência nesse sentido, dificilmente vai conseguir a conversão dos visitantes.

Como medir o sucesso? 

Existem algumas métricas que você pode medir para saber se está alcançando os resultados esperados com a sua estratégia. Confira os 5 principais indicadores para medir o sucesso de uma landing page:

  1. Taxa de conversão
  2. Taxa de rejeição
  3. Taxa de saída
  4. Taxa de cliques;
  5. Custo por lead

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância das landing pages e como elas são essenciais para marcar presença no universo online. Coloque em prática todos os ensinamentos desse texto, adquira um software CRM e aumente ainda mais suas vendas!

Vídeo – Bônus – Como criar uma Landing Page que converte

Compartilhe