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Jim Collins – Biografia e Legado

James C. “Jim” Collins, nascido em 25 de janeiro de 1958 nos Estados Unidos, é um pesquisador, escritor, palestrante e consultor norte-americano focado no assunto de gestão de negócios, sustentabilidade e crescimento das empresas.

Curiosidade, entre seus clientes está o brasileiro Abilio Diniz!

Collins é bacharel em Ciências Matemáticas na Stanford University, e MBA pela Stanford Graduate School of Business. Ele trabalhou 18 meses como consultor da McKinsey & Company. Posteriormente, foi gerente de produtos da Hewlett-Packard.

Jim Collins deu início a sua carreira de pesquisa e ensino no corpo docente da Stanford University ‘s Graduate School of Business, local onde recebeu o Prêmio Distinguished Teaching em 1992.

Em 1995, ele fundou um laboratório de administração em Boulder, Colorado, onde agora realiza pesquisas e ensina executivos dos setores corporativos e sociais.

Durante esse período, Collins atuou como executivo sênior na CNN International e também trabalhou com organizações do setor social, tais como: Johns Hopkins School of Medicine, a Girl Scouts of the USA, a Leadership Network of Churches, a American Association of K-12 School Superintendents e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Confira a seguir os tópicos que separamos para que você conheça um pouco mais sobre o legado e os aprendizados de Jim Collins!

Jim Collins – Legado

Disciplina é um tema sobre o qual o americano Jim Collins fala com propriedade.

Ex-professor na escola de negócios da Universidade de Stanford, ele baseou seus seis livros, os quais juntos já venderam mais de 10 milhões de exemplares, na avaliação meticulosa de milhares de companhias abertas americanas, bem e mal sucedidas ao longo de décadas.

No mais recente deles, “Vencedoras por opção”, publicado em 2012, ele perscrutou uma base inicial de 20.400 empresas, da qual elegeu apenas sete que se encaixavam em certos parâmetros de sucesso.

Entre eles está uma taxa de crescimento pelo menos dez vezes superior à de rivais ao longo de três décadas, em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar.

As melhores, mostra a pesquisa, não seguiram estratégias mirabolantes nem foram mais visionárias do que as demais. E sim mais disciplinadas e paranoicas. Elas reagiram às incertezas com menos mudanças e foram mais fiéis à razão inicial de seu sucesso.

Inovar, para elas, significou descobrir o que fazem melhor e repetir aquilo à exaustão. Algumas lições importantes: dar tiros de canhão em novas direções costuma ser o gatilho para a derrocada. Não dá para prever o futuro e fazer planos infalíveis, mas dá para se preparar antecipadamente para o pior com uma dose de “paranoia produtiva”.

Com esses conceitos, há quase duas décadas, Collins se tornou referência para executivos e empresários como Jeff Bezos, fundador da gigantesca varejista Amazon, e Jorge Paulo Lemann, investidor brasileiro à frente da maior cervejaria do mundo, a AB InBev, e do fundo 3G, dono de empresas como Kraft Heinz e Burger King.

Collins costuma recebê-los em seu laboratório de gestão, em Boulder, uma pequena cidade no Estado americano do Colorado, onde também pratica montanhismo.

Leia mais: Estratégias de vendas: como alavancar o seu negócio

Jim Collins – Lições e Aprendizados

Jim Collins, além de pesquisador e professor, também é escritor e já publicou seis livros, traduzidos para 32 idiomas, ultrapassando 12 milhões de cópias vendidas.

Uma boa porta de entrada para o universo de Jim Collins é a palestra realizada em 2010 no HSM ExpoManagement. Na ocasião, Collins falou à plateia sobre 2 lições que levam os empresários a uma boa administração, que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, a perenidade e o declínio.

Lição 1 – Cuidado com o declínio

Essa lição é abordada no livro “Como os Gigantes Caem”, que se concentra em explicar o fracasso de grandes organizações empresariais, estabelecendo para tal cinco estágios que levam à derrocada.

O livro aborda os segredos do fracasso com base em anos de estudo e levantamento de casos empreendidos por sua equipe. O estudo encontrou pontos comuns na trajetória dessas organizações.

O livro possui três abordagens sequenciais. A primeira delas é tentar responder quais são as causas recorrentes para o declínio da empresa. A segunda é desenvolver o aprendizado do diagnóstico da ameaça, que consiste em identificar o estágio de declínio em que a empresa se encontra, os sintomas e o que está por trás deles.

A terceira é a abordagem da cura. É possível reverter o declínio? Como? Em que ponto ele se torna um processo irreversível?

O grande segredo do combate ao declínio é, exatamente, saber diagnosticar as causas. Os sintomas são facilmente encobertos pelo fato de o declínio suceder o apogeu, o ápice, o momento em que o sucesso oferece a impressão de que tudo caminha na direção certa e que não existem problemas na organização.

O ideal seria que as empresas tivessem preparadas para evitar o início do declínio, o que requer vigilância e capacidade de diagnóstico. É o que prega Collins, cujos ensinamentos indicam serem as próprias organizações e suas práticas os responsáveis pela queda, ao contrário da crença na prevalência das ameaças externas na definição do destino da organização.

Lição 2 – Seja um líder nível 5

Collins abordou os cinco níveis de liderança no livro “Good to Great”. Mais uma vez, as conclusões apresentadas no livro são fruto de estudo minucioso de várias empresas bem sucedidas. Empresas que cresceram durante quinze anos o triplo da média de seus concorrentes.

A  abordagem feita pelo estudo teve como escopo as pessoas por trás desse crescimento, o que levou a esse conceito. O líder cinco é aquele que está no topo da hierarquia dos líderes, aquele que está capacitado a oferecer os melhores resultados com seu estilo de liderança.

Collins estabeleceu os níveis de acordo com habilidades inerentes a um líder. O nível 1 são as capacidades individuais. O 2 os atributos de equipe, o 3 a capacidade de administração, o 4 a de liderança e o 5 a humildade aliada a reunião de todas essas habilidades.

O líder nível 5 está menos comprometido com o sucesso pessoal do que com o sucesso do projeto. Seu compromisso é com os resultados do projeto. Eles se comprometem realmente com o legado que vão deixar para a organização. A promoção pessoal está em segundo plano. 

Por isso, divide o sucesso com a equipe e assume a responsabilidade pelo fracasso.

Collins conta que os líderes nível 5 são aqueles que comandam as melhores empresas, que estão por trás dos melhores resultados e guardam entre si grandes semelhanças no estilo de liderança.

Por curiosidade, uma pesquisa comandada por Collins constatou que 99% desses líderes são desconhecidos da opinião pública. Talvez isso ocorra porque ele é tão obstinado por levar o projeto ao sucesso, por elevar os resultados e a estima de sua equipe que não perde tempo para aparecer.

Percebe-se que todas as conclusões que Jim Collins chega estão fortemente baseadas em profundas análises e que não é preciso ser um empresário mirabolante para se alcançar o sucesso, mas sim ser disciplinado e prevenido!

Após descobrir mais sobre vida, legado e aprendizados que Jim Collins nos passa, nada melhor do que aprofundar nossos conhecimentos lendo mais sobre outro grande consultor que fez a diferença no nosso país: Vicente Falconi 

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Vídeo Bônus – 5 dicas de Jim Collins

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