Jeffrey Gitomer é um escritor, jornalista, empresário, palestrante motivacional e business trainer, nascido em West Palm Beach, na Flórida, em 11 de fevereiro de 1946.
Seus principais livros tratam sobre vendas e marketing. Seu livro mais bem sucedido é o The Little Red Book of Selling, o qual vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzido para 14 idiomas.
Essa obra também foi escolhida pelos especialistas em marketing de empresas Jack Covert e Todd Sattersten para serem listados em seu livro dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos.
Todos os títulos de Jeffrey Gitomer alcançaram o nº1 na plataforma Amazon.com e, coletivamente, seus livros apareceram nas maiores listas de best sellers em todo o país mais de 750 vezes.
Em meados de setembro de 2006, quatro dos títulos de Gitomer apareceram simultaneamente no best-seller do Wall Street Journal listas, o único autor de negócios para conseguir isso na história do Journal.
Não podemos deixar de mencionar que Jeffrey Gitomer é co-autor de outros três títulos com os escritores Ron Zemke, Greg Dinkin e Nikita Koloff. Gitomer também escreveu uma coluna sindicalizada, Sales Moves, a qual é publicada em todo o mundo em revistas e jornais de negócios americanos e europeus, e está disponível online no site Gitomer.com.
Gitomer tem contribuído para a Entrepreneur Magazine e muitas outras publicações comerciais. Ele também publica a Sales Caffeine, uma e-zine semanal e multimídia (revista online), que é distribuída internacionalmente para 250 mil assinantes.
Veja a seguir os tópicos que separamos para falar um pouco mais sobre vida e legado do gênio Jeffrey Gitomer:
- Jeffrey Gitomer – Biografia
- Jeffrey Gitomer – Legado
Jeffrey Gitomer – Biografia
Jeffrey Gitomer é autoridade global em vendas e atendimento ao cliente. Ele conduz mais de 150 programas de treinamento e reuniões de vendas anualmente para empresas como IBM, AT & T, Coca-Cola, Hilton Hotels, revista Inc., Siemens e Cintas. É autor da coluna sindicalizada Sales Moves, a qual aparece em 85 jornais e revistas de negócios em todos os Estados Unidos e na Europa sendo lida por mais de 3,5 milhões de pessoas semanalmente.
Responsável pela obra “O livro vermelho das vendas”, Gitomer explica que a cor do livro é vermelha, pois esta é a cor da paixão e paixão é o ponto fulcral das vendas. Sem paixão não se vende. Vermelho é a cor do amor. Caso você não goste daquilo que está vendendo você precisa ir atrás de outra coisa.
O vermelho é a cor mais brilhante das cores e você como um bom vendedor precisa ser brilhante para fazer da venda uma compra. Vermelho é a cor mais visível. Você deve ser visível para os seus clientes com uma mensagem de valor e não apenas com um discurso de venda.
Vermelho representa o fogo e se você não tiver de mão quente, irá perder para aquele que está. Todos estes tributos da cor Vermelho devem estar presentes num vendedor enquanto parte fundamental do seu sucesso.
Caso não goste, não tenha paixão, se não estiver de mão quente, vai perder a venda para quem estiver. O Livro Vermelho das Vendas não é vermelho por um acaso, é pelo amor que o leitor sente por aquilo que faz.
Dica de leitura: 7 dicas sobre planejamento de vendas
Jeffrey Gitomer – Legado
“A Bíblia de Vendas”, livro escrito por Gitomer tornou-se um clássico no mercado editorial mundial e tem sido best seller por mais de uma década.
Perguntas de fechamento de vendas, atitude tenaz e foco em remover objeções. Essas são as características das crianças de 7 anos de idade.
De acordo com o autor, entre suas fraldas e a impressão do seu cartão de visitas, você pode ter perdido essas características que poderiam lhe render muito lucro.
Consagrado como o melhor livro de vendas já publicado, este best-seller tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentar e resolver os desafios de vendas.
O livro “A Bíblia de Vendas” foi publicado em 1994, a principal ideia do livro é que o vendedor consiga o “SIM”, feche o negócio e realize a venda. É um objetivo específico e tangível.
Mas lembre-se que o processo até chegar ao tão esperado “SIM” não é tão tangível e muitas vezes confuso.
Muito já se estudou sobre psicologia humana e todos os fatores que levam ao fechamento de uma venda, mas ainda assim, as pessoas mudam seus hábitos, a forma como elas compram e o que elas pensam sobre os vendedores.
Por isso, vendas é uma disciplina dinâmica que precisa ser aperfeiçoada e aprendida diariamente.
E o fator que mais influencia no sucesso não é o produto vendido nem o mercado, mas sim a mentalidade do vendedor e a forma como ele aborda o processo.
Vender não é apenas representar uma marca e sair com ela de porta em porta, visitando potenciais clientes, é ter alguns minutos preciosos para causar uma impressão poderosa, profissional! Vender é saber quais informações são importantes de se obter com o resultado de seus questionamentos.
Para vender com sucesso é preciso ligar seu cérebrro na tomada para propagar a força e energia que você necessita. E transformar sua corrente elétrica em moeda.
Venda é um tipo de ciência das coisas práticas, que envolve todos os seus sentidos e se aperfeiçoa a cada dia.
Abaixo apresentaremos os 10.5 mandamentos do Sucesso em Vendas, segundo Jeffrey Gitomer:
Mandamento 1: Pense
A venda está na sua mente. Se você duvida por sequer 1 milésimo de segundo que a vebda vai acontecer, o seu corpo vai passar a mensagem para o seu cliente, e a profecia vai se concretizar.
Mandamento 2: Acredite
Responda a essas 4 perguntas:
- Por que eu acredito na minha empresa?
- Por que eu acredito no meu produto ou serviço?
- Por que eu acredito em mim mesmo como vendedor?
- Por que eu acredito que a vida do meu cliente vai melhorar assim que comprar de mim?
Mandamento 3: Engaje
Inicie a venda estabelecendo rapport e conectando com o seu cliente, caso contrário, não comece a venda.
Mandamento 4: Descoberta
As pessoas compram pelas razões delas, não pelas suas.
Mandamento 5: Pergunte
Faça a pergunta errada e você terá a resposta errada.
Mandamento 6 : Observe
Sua técnica para observar deve ser tão boa quanto sua técnica para vender e escutar.
Mandamento 7: Ouse
Tenha coragem de arriscar.
Mandamento 8: Assuma a responsabilidade
Saiba de quem é a culpa quando a venda não acontece.
Já tá desconfiado né? É sua mesmo!
Mandamento 9: Conquiste
Venda para ganhar relacionamentos, não comissões.
Mandamento 10: Prove
Venda para ganhar relacionamentos, não comissões
Mandamento 10.5: Torne-se
Pratique incessantemente e melhore a cada dia.
Nenhum vendedor atingiu o sucesso apenas em um dia.
Esses são os princípios do autor, e seguindo eles você será capaz de montar o seu próprio “estilo”.
E aí, gostou de saber mais sobre o mundo das vendas de acordo com Jeffrey Gitomer?
Não deixe de conferir a biografia de grandes gênios como Jorge Paulo Lemann.