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Inteligência Interpessoal em Vendas

inteligência interpessoal em vendas

Inteligência interpessoal em vendas é a capacidade que o vendedor tem de entender as motivações de compra do seu cliente, mais do que isso, busca compreender as necessidades, sonhos, interesses e intenções. É um mergulho a fundo em um interesse genuíno em ajudar.

Todos os dias milhares de profissionais de vendas começam o seu trabalho com um único propósito: vender mais.

As estratégias e táticas são muito variadas, a forma, o conceito cada um tem o seu, mas basicamente o que você vendedor quer é vender mais e melhor.

Essa é a legítima causa de quem trabalha na área de vendas.

Para que isso aconteça, é preciso estudo e muito trabalho e parar de acreditar que só carisma e um bom papo bastam para ser ter sucesso em vendas. É preciso criar inteligência interpessoal em vendas.

Neste post vamos discutir:

Aprendizado observacional na inteligência interpessoal em vendas

aprendizado observacional ou aprendizagem por imitação é um dos métodos mais antigos de aprendizado para desenvolver a inteligência interpessoal em vendas.

Basicamente é o que aprendemos observando uma ou várias pessoas e analisando que tipo de resultados esse comportamento produz no outro.

Nossos pais são nossos grandes modelos e na fase da infância esse comportamento é predominante.

Agora vejamos como podemos usar essa ferramenta para aprimorar a inteligência interpessoal em vendas.

Primeiro muito cuidado ao escolher quem observar e usar como modelo.

O mundo de hoje privilegia o prazer e nada mais distorcido do que o conceito de sucesso.

Observar e tentar imitar o modelo errado só causa frustração, baixa autoestima e perda de tempo.

Nessa fase escolha pessoas que sirvam como modelos mentais, mas que tenham bons valores, sejam éticas e que suas conquistas tenham acontecido em ambiente e tempo histórico similares ao seu.

Nada de devaneios e lembre-se que existem pessoas que tem dons únicos e impossíveis de se copiar.

O aprendizado observacional está longe de viver sendo uma cópia do outro.

Mas existe um ditado popular que diz “Inteligente é quem aprender com os próprios erros, sábio é quem aprende com os dos outros”.

Tenha pessoas como modelos que agreguem valor a sua vida, que reforce os seus pontos fortes e assim extraia o que de melhor você pode produzir em benefício próprio.

Tenha como modelos profissionais de vendas que sempre se dedicaram ao bom relacionamento com o cliente, nunca ao dinheiro.

Vendas é servir, e quanto mais eu demonstro empatia e inteligência interpessoal em vendas maiores as chances de sucesso na carreira.

Dica de leitura: O que é Inteligência em Vendas?

A importância da prática individual na inteligência interpessoal em vendas

Agora vamos discorrer um pouquinho sobre a prática individual.

A sua herança cultural às novas gerações está ligado ao que você fez e faz e não o que diz. Preste atenção ao que você faz e não ao que fala.

Pode até parecer fácil, mas observar e tirar boas conclusões são tarefas complicadas que exigem muita análise e sensatez.

Imagine conseguir colocar em prática o que de melhor o seu modelo lhe ensinou?

Praticar de forma consciente a inteligência interpessoal e nada de deixar ao acaso a tarefa de aumentar suas vendas.

Fique atento ao quê e quando mudar e se esforce para colocar em prática aquilo que você efetivamente acredita.

Fique longe do conflito de valores e preste muita atenção aos resultados que você produz. Autocrítica criteriosa, detalhada e por escrito só irá fazer bem a sua carreira.

As técnicas de observar e praticar não têm nada de novidade.

O importante é perceber que é o seu esforço bem conduzido, inteligente e consciente é que irá fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Não existem pessoas de sucesso que nunca fracassaram. Pessoas de sucesso aprendem com os próprios erros e com os dos outros. Elas desenvolvem o tempo todo sua inteligência interpessoal.

Quantas vezes já ouvimos a frase: “se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço”.

Posso garantir que talento sem esforço de nada vale, e com que com muito esforço você irá aprimorar os seus talentos.

Tenha entusiasmo pelos motivos e pelas coisas certas que todo o seu esforço valerá a pena! É observar e praticar!

Inteligência interpessoal em vendas: Escolhas x Autoengano

μηδεν αγαν. Não entendeu a frase ao lado? Em grego, μηδεν αγαν, quer dizer “nada em excesso” que era um dos lemas descritos no templo de Apolo em Delfos na Antiga Grécia.

A cidade hoje não existe mais, mas suas ruínas foram declaradas como patrimônio mundial pela UNESCO.

Inteligente é o ser que sabe fazer as escolhas certas para atingir um determinado objetivo. Talento é quem consegue equilibrar suas escolhas com o autoengano.

A capacidade de auto enganar-se é tão presente em nossas ações que sem ela nossa vida seria chata, pacata e monótona.

O autoengano é praticado quando traçamos uma meta impossível de atingir, mesmo com dados e fatos nas mãos, quando acreditamos que as pessoas podem mudar de um dia para outro vícios enraizados no seu cotidiano.

E assim postergamos mudanças que precisam ser feitas, mas que por escolhas erradas e pela prática do autoengano vamos adiando como se o senhor tempo fosse ajeitar tudo como em um passe de mágica.

A mágica não existe, é só ilusão, mas concordamos em um ponto: é fascinante.

Postergamos a demissão daquele funcionário que insiste em não executar as estratégias e táticas definidas na reunião semanal, que não atinge as metas e sempre tem uma linda desculpa para nos dar, porque sinceramente acreditamos que um dia ele irá mudar.

Em parar de vender para aquele cliente da carteira que só nos dá prejuízos, afinal qual empresa não tem um clientes que dá trabalho demais e lucro de menos?

São coisas da vida, talvez um mal necessário.

E assim ao não fazer as escolhas corretas, nos auto enganamos que logo tudo será diferente e perdemos com isso o timing correto da oportunidade.

Oportunidade de mudar o que precisa ser mudado, de partir para outra, de se libertar de velhos paradigmas, de enfrentar o novo, de aprender e fazer o que precisa ser feito.

Mas convenhamos! Fazer as escolhas corretas não é fácil! Sabemos o que fazer, mas nem sempre o como fazer.

Largar um emprego de anos, por mais que você esteja estagnado não é tarefa fácil. Terminar um casamento que já não existe mais parece insano se não tentar pelo menos mais uma última vez.

Inteligência, em excesso, nos leva a ser racionais demais e não se aventurar no desconhecido.

Imagine se só fizéssemos as escolhas certas?

Esse excesso de racionalidade tornaria a vida chata. Inovaríamos pouco, perderíamos o encanto.

Mas o excesso na capacidade de auto enganar-se nos levar a crer que somos aquilo que não somos.

Decidir, fazer as escolhas certas para sua vida e carreira não é fácil.

Desenvolver a sua inteligência interpessoal é uma questão de escolha.

Nada de enganar a si mesmo e acreditar que está fazendo algo pelo cliente, enquanto o que predomina é o interesse próprio.

Enganar-se, ao dizer, que usa, por exemplo o CRM da empresa, enquanto na verdade acha isso uma grande bobagem e não agrega em nada.

Ficar na zona de conforto é sempre o caminho mais fácil para a autopiedade.

O tempo todo fazemos escolhas, sejam elas em menor ou maior grau de complexidade, e o tempo todo nos deixamos enganar por acreditar na esperança. Sem esperança não há vida.

Como não há remédio que nos faça fazer as escolhas certas o tempo todo, nem para a cura do autoengano que é essencial para a criação do novo, sugiro que você fique com o conselho descrito no templo de Apolo em Delfos – nada em excesso!

Leitura complementar: 3 passos para ser um talento em vendas

 

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