Muito se fala hoje em dia sobre a Inteligência artificial e seus benefícios, não é mesmo?
Mas como isso pode impactar nas suas vendas? O mundo está em constante mudança, sempre com novas tecnologias e opções mais benéficas, com as suas vendas não é diferente!
Nesse artigo, vamos explicar o que é a IA, quais as vantagens que ela traz para o seu negócio, como aplicar no dia a dia e muito mais. Então continua com a gente.
O assunto será abordado nos seguintes tópicos:
- O que é a inteligência artificial
- IA e vendas
- IA e CRM devem trabalhar juntos
- Vantagens da IA
- Onde pode ser aplicada no dia a dia
O que é a Inteligência Artificial
Antes de qualquer discussão e explicação, vamos conceituar a Inteligência artificial. De acordo com o dicionário online de português Dicio, inteligência artificial é o “ramo de pesquisa da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver tecnologias que simulem a inteligência humana, como raciocínio, aprendizagem, linguagem, inferência e criatividade”.
Em outras palavras, pode-se dizer que a Inteligência Artificial é a ideia de que uma máquina possa agir de forma humana, realizando tarefas de forma mais autônoma e o mais similar possível ao pensamento do homem.
O objetivo principal da inteligência artificial é fazer com que a máquina possa pensar, entender e agir como um ser humano, mas sem a presença de um para guia-la ou programá-la.
Relacionada com o campo da tecnologia, robótica e ciência, a IA funciona graças a uma série de fatores envolvidos nos estudos dessas áreas. Ainda tem pontos a trabalhar na inteligência artificial, mas vamos falar sério? Quem diria lá atrás que um dia conseguiríamos chegar tão longe?
E bom, é claro que a IA tem seus muitíssimos benefícios. Então continue por aqui porque vamos mostrar quais são logo mais!
Inteligência artificial e vendas
A pergunta que não quer calar e que certamente te trouxe até aqui: como a inteligência artificial pode impactar nas suas vendas?
O time de vendas que tiver a IA por perto com certeza terá muitas vantagens! Ao contratar a inteligência artificial, a empresa reduz custos e tempo. Tarefas demoradas feitas por mãos humanas podem ser feitas mais rapidamente com a ajuda da máquina.
Além disso, o vendedor tem a IA como sua aliada em todo o processo de venda – seja na hora de analisar o perfil de um prospect, seja durante o atendimento ou até mesmo no pós-venda.
A máquina veio para ajudar, e não saia daqui porque logo mais vamos te mostrar as vantagens que ela pode trazer para você, sua empresa e seu time de vendas!
Dica de leitura: Pós-venda – 5 técnicas para realizar com eficiência
Iinteligência Artificial e CRM devem trabalhar juntos
O sistema CRM de Vendas é responsável por gerenciar inúmeros dados de forma rápida e confiável. E a melhor maneira para aproveitá-lo ao máximo é fazer seu uso atrelado a uma IA.
A plataforma de CRM é responsável por coletar, organizar e apresentar todos os dados relevantes que ligam os clientes aos vendedores e à empresa, incluindo, também, os históricos de compras de cada cliente.
Dessa forma, você e toda a sua equipe de vendas têm facilmente os dados de que precisam para chegar ao cliente da maneira mais adequada, utilizando seu canal de preferência e oferecendo produtos ou serviços que supram suas necessidades.
A IA, por sua vez, manterá a rapidez em todo o processo, além de garantir que o vendedor possa focar seu tempo e energia em outras questões mais difíceis e incapazes para a máquina.
Recomendação de leitura: Qual CRM Usar na minha Empresa?
Vantagens da IA
Tudo bem, já entendemos o que é a inteligência artificial e vimos um pouco sobre como ela pode ser útil nas vendas. Mas quais são as vantagens que ela pode trazer ao seu negócio?
Redução de custos
Com a ajuda da inteligência artificial, você consegue direcionar os gastos para os ramos certos e que mais precisam de investimentos, além de poder diminuir o custo utilizado para fazer as funções que a IA passará a desenvolver – visto que é bem mais barato o trabalho de uma máquina.
Redução de erros
Uma máquina tende a errar bem menos do que um ser humano, já que trabalha com base de dados e é programada para fazer tudo corretamente e seguindo uma linha de pensamento.
Problemas resolvidos
A inteligência artificial trata-se de uma tecnologia que combina fatores e variáveis para ter uma resposta, uma solução. A partir de dados coletados, a IA é capaz de achar soluções para problemas parecidos com os quais ela já trabalhou. Dessa forma, você não precisa quebrar a cabeça com problemas que já têm uma solução.
Tomada de decisão na inteligência artificial
Ao apresentar, juntamente ao CRM, dados e relatórios, a IA torna mais fácil a tomada de decisão, pois nada será baseado em achismos e sim em dados reais e válidos. Assim como no item anterior.
Agilidade
A IA trabalha rápido, fazendo tarefas longas em um curto período – aumentando também a produtividade no trabalho.
Atendimento eficaz
Quando se tem uma máquina cuidando de algumas tarefas, as outras podem ser realizadas com mais calma e cuidado por uma pessoa. Um exemplo é o atendimento ao cliente. Enquanto a máquina faz contas e organiza dados, o funcionário que antes era responsável por essa função pode utilizar seu tempo para garantir um atendimento personalizado e adequado para cada cliente.
Atendimento rápido
Seguindo a ideia do item acima, podemos pensar também na ideia de ter a IA atendendo os clientes. Ela prestará um atendimento mais simples, porém rápido e tão eficaz quanto o primeiro. Em muitos casos, não é necessária a intervenção humana durante um atendimento, como quando for acompanhar um pedido, realizar pagamento, tirar uma dúvida mais genérica… Quantas vezes você entrou em um site e encontrou um chat disponível a qualquer momento? Ou quando você liga para marcar uma consulta e antes de falar com uma pessoa, passa por um “robozinho” que te faz algumas perguntas e após o levantamento das respostas, você é direcionado ao setor responsável para agendar a consulta. Isso é a IA.
Fidelidade
Com um atendimento mais rápido e eficaz, seja ele de forma humanizada ou através da inteligência artificial, o seu cliente tem uma boa experiência de compra e voltará em outras oportunidades.
Encontrar necessidades
A IA vai te ajudar a identificar quais as necessidades do seu cliente e, assim, você sabe como ajudá-lo antes mesmo de precisar entrar em contato com aquele cliente.
Veja também: 5 Dicas para Aumentar a sua Produtividade nas Vendas
Onde a inteligência artificial pode ser aplicada no dia a dia
Há vários setores e áreas que precisam do auxílio de uma inteligência artificial. Vamos ver agora alguns exemplos:
- Financeiro: ela pode auxiliar na questão financeira da empresa, tratando de relatórios de gastos, por exemplo.
- Atendimento ao cliente por meio de chatbots: o primeiro contato que o cliente terá com a empresa antes de ser encaminhado a um atendente – se necessário for.
- Monitoramento: a IA acompanhará todo o processo de campanhas e mostrará em tempo real os resultados obtidos, comparando-os até mesmo com os resultados esperados ou resultados anteriores.
- Controle de estoque: a tecnologia te permite gerenciar o estoque de forma rápida e simples, sem erros ou atrasos.
Agora que você entendeu o que é a IA, como ela funciona, onde pode ser aplicada e como ela pode impactar nas suas vendas, é hora de investir e garantir todas as vantagens!
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