Como Funcionam as Integrações no CRM?
O avanço da tecnologia ganha destaques em todo o mundo e não fica de fora nos ambientes empresariais e nem nas integrações no CRM.
Um sistema, um software, um aplicativo ou mesmo uma Inteligência Artificial estão por toda parte e fazem a diferença no dia a dia de qualquer empresa.
O software CRM é um forte aliado para quem busca agilidade nos processos de vendas, por exemplo. Além disso, é a partir das integrações no CRM que podemos ter todos os dados em um só lugar, de maneira rápida e segura.
Nesse artigo, vamos pensar como funcionam as integrações no CRM e como aproveitar todas as suas vantagens. O assunto foi dividido ente os tópicos:
- O que é CRM
- Quais os benefícios que o CRM traz à empresa
- Como funcionam as integrações no CRM
- Integrações no CRM
O que é CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em tradução significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
O sistema CRM é uma ferramenta muito utilizada durante os processos de vendas de uma empresa. A ferramenta é responsável por coletar, armazenar e gerenciar todos os dados de um prospect, um cliente e dos vendedores. Todo o histórico dos usuários com a empresa fica salvo e disponível para consulta e análise.
Dessa forma, é muito mais fácil conhecer seus clientes, suas necessidades e suas preferências. O software de CRM ajuda não apenas com os clientes e possíveis clientes, mas também com os funcionários. Na ferramenta, é possível organizar dados referentes à quantidade de vendas de cada time, por exemplo, ou qual equipe fica responsável por cada etapa de uma venda.
Trata-se de um sistema que auxilia o gerenciamento de vendas, trazendo mais agilidade e eficácia para a empresa. O CRM atua em todo o ciclo de vendas, desde o atendimento inicial até o fechamento da venda e, posteriormente, também auxilia no momento do pós-venda.
Leia também: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta
Quais os benefícios que o CRM traz à empresa
Esse tópico reúne alguns dos diversos benefícios que o sistema CRM traz para quem o contrata. Veja só:
– aumento na produtividade: Com a ferramenta certa, o seu processo de vendas é automatizado e muito mais rápido. O processo que levava horas pode ser concluído em segundos com a ajuda do CRM.
– foco no cliente: Se você procura manter as suas vendas com o foco no cliente, é hora de garantir um CRM. É a partir dele que você consegue analisar todos os dados dos seus clientes e personalizar o atendimento e as vendas.
– conhecer seu público: A ferramenta tem o poder de registrar as compras de cada usuário e assim, identificar os seus gostos e costumes. É dessa maneira que você consegue aprender sobre seu cliente e ter sempre uma ideia para encantá-lo.
– centralizar dados e contatos: É possível ter tudo em um só lugar com a ajuda do CRM. Não é mais necessária uma pilha de documentos e pastas em cima da sua mesa e nem mesmo uma quantidade enorme de pen drives e arquivos extensos no computador. A ferramenta dá conta do recado e centraliza todos os dados e contatos de clientes e salva diretamente na nuvem ou no computador, como preferir.
– dados reais e confiáveis: O software garante a confiabilidade nos relatórios gerados, auxiliando nas análises de resultados. Se você precisa acompanhar os números que a empresa está atingindo, pode contar com o CRM porque ele te trará resultados fiéis, visto que terá toda uma base estruturada para organizar e apresentar os valores.
– acompanhamento em tempo real: Com a ferramenta, é possível acompanhar todas as etapas do funil de vendas e garantir que a venda ocorra sem interferências. Além disso, o CRM serve para encontrar mais facilmente possíveis problemas que precisam de ajustes no processo.
– configurável e adaptável: E para finalizar, vale lembrar que o CRM é completamente configurável e adaptável. A ferramenta funcionará conforme as suas necessidades. Se você precisa de algumas integrações no CRM, por exemplo, poderá planejar e executá-las sem dificuldade, adaptando tudo para que funcione da melhor maneira por aí.
Como funcionam as integrações no CRM
Integrações funcionam quando dois ou mais sistemas se conectam para o compartilhamento de dados. Quando integrados, os sistemas trabalham juntos e rendem ótimos resultados, além de poupar tempo e trabalho.
A integração é um processo completamente personalizado e configurável, variando de acordo com os sistemas integrados e as necessidades de cada empresa.
As integrações são feitas, principalmente, visando diminuir a quantidade de trabalho no dia a dia. Quando se tem tudo num único lugar, é bem mais fácil de lidar com os dados. Além disso, com a ajuda do CRM é possível gerenciar de forma confiável e rápida toda a gestão com os clientes.
Conheça alguns dos principais motivos para investir nas integrações no CRM:
- Os dados ficam salvos em um só lugar;
- Economiza tempo;
- Evita gastos;
- Evita falhas e/ou atrasos;
- Melhora a comunicação interna e com clientes;
- Facilita a captação e qualificação de leads.
É dessa forma que você pode coletar, processar e analisar dados e relatórios sobre suas vendas. Portanto, entende-se que a integração de sistemas é essencial para grandes empresas.
Leia mais em: Como fazer a integração de sistemas de CRM em sua empresa
Integrações no CRM
Para facilitar o atendimento e todo o processo de vendas, é comum que se façam as integrações no CRM. Aqui separamos alguns exemplos de como você pode usar o CRM integrado para melhorar as vendas:
E-commerce: ter um CRM integrado ao seu e-commerce é essencial para a melhor gestão dos dados. Com o auxílio da ferramenta, fica bem mais fácil de acompanhar as vendas, conhecendo os produtos mais comprados pelos seus clientes, as formas de pagamento mais utilizadas, os dias em que as vendas disparam… de forma resumida, é possível entender o seu consumidor.
Chatbot: o chatbot é utilizado para conversar com seus clientes de forma online e rápida. Em muitos casos, não acontece o atendimento humano e é o suficiente para tirar as dúvidas e auxiliar os consumidores. Com um CRM entrelaçado, é possível intercalar o atendimento humano com o chatbot e garantir que o cliente tenha um atendimento qualificado e preciso.
E-mails: não dá para ficar dias e dias mandando vários e-mails! A ferramenta CRM te dá o suporte para isso, enviando instantaneamente todas as mensagens e agilizando o acompanhamento de respostas.
Agenda: não importa a sua posição na empresa ou a área da sua vida, um calendário é muito importante para manter a organização. Com as integrações no CRM, planejar e agendar compromissos não é mais uma tarefa difícil e demorada. É possível compartilhar dados com outros funcionários, mantendo a agenda de todos atualizada e visível para evitar problemas com disponibilidade de horário.
Redes sociais: hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do dia conectadas às redes, não é mesmo? Por conta disso, fazem-se necessárias as integrações no CRM. Com o uso do CRM integrado às redes sociais, é possível acompanhar seus clientes e o conteúdo que eles consomem e – posteriormente – pensar uma estratégia que possa atrai-los nas redes.
WhatsApp: o app é muito utilizado pelas empresas quando se busca um contato mais prático, rápido e direto com os clientes. Com o uso do WhatsApp, você consegue captar novos leads, realizar atendimento, fechar novas vendas, divulgar novos produtos, salvar contatos de clientes… e com o CRM do lado, você gerencia tudo isso num piscar de olhos, de forma rápida e segura.
Saiba mais: CRM integrado com o WhatsApp: saiba como utilizar