Descubra tudo o que você precisa saber sobre como um CRM pode ajudá-lo a garantir uma melhor gestão da informação comercial.
Meio a um cenário empresarial competitivo, algumas estratégias têm se destacado visando trazer aos clientes um diferencial. Para além de produtos de qualidade, as companhias passaram a investir no relacionamento com o cliente.
A partir desse panorama, uma das estratégias que mais vem sendo usada por gestores e equipes de vendas é a de CRM, um plano que coloca o cliente como principal componente da venda, trabalhando a construção do relacionamento ao longo de todas as etapas do processo comercial.
Além disso, CRM também dá nome a uma ferramenta que automatiza e organiza a gestão das ações de relacionamento. Entretanto, não basta apenas contar com um bom sistema em sua empresa, é preciso adotar uma tática para usá-lo e gerar resultados.
Neste post, vamos mostrar como um CRM pode organizar o seu time comercial na gestão da informação e garantir à sua empresa melhores resultados.
Confira os tópicos:
- Como organizar processos com um CRM?
- O CRM ajuda na informação comercial
- Como é feita a gestão da informação comercial em um CRM?
- Como saber se minha empresa precisa de um CRM?
- O CRM também funciona para pequenas empresas?
- Conclusão
- FAQ
Como organizar processos com um CRM?
A plataforma de CRM trata-se de uma solução que ajuda equipes de vendas, gestores e vendedores a terem um panorama geral do funil de vendas e do desempenho da companhia. Pequenas, médias e grandes empresas se beneficiam da estratégia como um todo.
Esse software pode ser seu comparsa mais importante quando a missão é ajudar gestores na busca de resultados. Entretanto, pensar nesse sistema somente como uma forma de tornar o trabalho mais otimizado, é não saber explorar outras vantagens do CRM de Vendas.
Isso pois, o sistema é crucial para tornar a abordagem e todos os contatos com clientes mais assertivos.
Dessa forma, torna-se possível analisar dados do cliente, antecipar seus desejos, otimizar o processo de vendas e aumentar a produtividade na rotina comercial.
Imagine o seguinte caso: Você faz ligações e envia alguns e-mails na tentativa de conquistar algum cliente. Após um tempo, alguns desses contatos retornam interessados em um de seus produtos.
Assim, há uma primeira conversa, mas sem que os dados sejam armazenados de forma organizada, como a origem desse contato e outros detalhes de perfil.
Bom, só aí já temos dois problemas:
- Em um provável segundo contato, você não conhecerá bem esse mesmo cliente, perdendo a chance de usar um discurso mais assertivo e perderá a oportunidade de traçar um padrão de quem procura por aquele produto.
- Não irá conseguir identificar qual método foi eficaz para capturar esse contato, o que prejudica ações futuras.
Agora, você deve estar se perguntando: Então qual a maneira mais assertiva para garantir essa gestão da informação comercial?
É exatamente isso que responderemos no próximo tópico.
O CRM ajuda na informação comercial
A função do CRM é sistematizar todos os contatos, organizando e permitindo que a empresa seja mais ágil nas comunicações.
Além disso, torna os contatos mais precisos, podendo gerar campanhas e sabendo de que forma pode atingir melhor seus públicos. Isso porque passa a conhecê-los de maneira mais próxima.
O CRM gerencia todos os contatos com a empresa, atribuindo o motivo, as pessoas responsáveis e o tempo máximo para a solução.
E tem mais! Por meio do CRM é possível fazer o acompanhamento completo do ciclo de vendas.
Isso significa que você pode analisar o comportamento do cliente desde o momento em que ele se tornou um contato e ver o passo a passo dele até concluir a compra ou a contratação do serviço.
Garantindo esses dados, é possível tanto entender melhor cada perfil por meios de informação comercial assertiva como ajustar padrões e obter melhores resultados em campanhas de marketing futuras, por exemplo.
Um bom e simples software CRM é aquele que:
- Registra e gerencia todas as informações dos seus clientes;
- Agiliza o envio de emails, propostas e contratos;
- Dá visibilidade para tudo o que seu time de vendas faz;
- Simplifica e agiliza tarefas repetitivas, deixando seu time livre para vender mais;
- Fornece relatórios completos sobre o processo de vendas e dá insights;
- Potencializa o crescimento das vendas de empresas de todos os portes.
Acima de tudo, o CRM elimina o trabalho manual, burocrático e robótico que sua equipe de vendas sempre teve. Se quiser saber mais, confira nosso artigo sobre os principais benefícios do CRM.
Como é feita a gestão da informação comercial em um CRM?
Por meio do CRM serão criadas as formas de contato com o cliente, sendo
elaborados os canais de vendas, permitindo que seja recolhido o feedback dos clientes, de modo a processá-los e encaminhá-los para a análise de dados e informações.
A partir daí é possível identificar características distintas de clientes e criar segmentos. Isso permite melhorar as campanhas de geração de leads para que sejam mais assertivas e que atinjam o público certo, por exemplo.
Nesse momento, as equipes conseguem colocar em prática todo o conhecimento obtido em interações e dados prévios do cliente, capacitando os profissionais de traçarem objetivos, metas e estratégia de venda.
Com a informação comercial em dia, sua equipe estará municiada para atingir os melhores resultados e brigar pela concorrência do mercado.
Como saber se minha empresa precisa de um CRM?
Você irá perceber que sua empresa precisa de um sistema de vendas se:
- Você tem dificuldade de visualizar oportunidades de vendas;
- Não tem acesso centralizado das informações de seus clientes;
- Não consegue ter um acompanhamento dos resultados periódicos;
- As principais ferramentas do processo de vendas não estão integradas;
- Dificuldade para conquistar e reter clientes;
- Não consegue mensurar o desempenho da equipe de vendas;
Leitura complementar: Como desenvolver vendedores de sucesso?
O CRM também funciona para pequenas empresas?
Se você pensa que a tecnologia de um software de vendas é somente para grandes negócios, então você está enganado. Um CRM também pode ser um aliado estratégico para pequenas empresas.
Afinal, com dados e informações centralizadas e completas as empresas podem elevar suas vendas. Com máxima produtividade, foco em resultados e com a estratégia certa, sua empresa irá crescer de maneira sustentável e inteligente!
Conclusão
Um Sistema CRM ajuda na organização e centraliza informações de todos os leads e clientes, deixando esses dados de forma acessível e intuitiva para seu time acelerar conexões, simplificar o processo de vendas e garantir melhores resultados por meio de uma informação comercial mais qualificada.
Esqueça planilhas, blocos de anotações, documentos de textos… Nada disso é necessário.
Todos o controle dos seus contatos estará no sistema de CRM.
Com apenas um sistema centralizado e online, seu time de vendas conta com todos os recursos para produzir mais e gerar valor para os potenciais clientes.
Depois de saber de todas essas vantagens, contratar uma ferramenta de CRM pode ser um bom negócio para a sua empresa, não é mesmo? Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!
FAQ
O que é CRM?
CRM de vendas é um sistema que ajuda as empresas a vender mais, melhor e em menos tempo.
Portanto, trata-se de um software voltado para o processo comercial. Ou seja, o processo de relacionamento que começou lá no marketing e que está agora com a equipe comercial.
Leitura complementar – O que é um CRM?
Posso personalizar o CRM com o que minha empresa precisa?
Sem dúvidas. O sistema pode ser personalizado de acordo com a necessidade do processo de vendas que a empresa tenha.
Em outras palavras, é possível criar vários tipos de funil, integrar ferramentas importantes, configurar níveis de acessos ao sistema, entre outros.
Qual o valor de um CRM?
O valor depende do tamanho da empresa e também das funcionalidades que a equipe de vendas quer usar. Em outras palavras, dependerá do plano escolhido.
Por isso, é preciso consultar e entender bem os planos antes de fazer a aquisição.