Você empresário, conhece o termo CRM e sabe qual o impacto nas vendas de sua empresa? Se não, este artigo é para você! Entenda mais sobre o assunto a partir dessa leitura.
Conceito de CRM de Vendas
A sigla CRM significa Custumer Relationship Management, traduzido para o português como “Gestão de Relacionamento com o cliente”. No entanto, seu conceito e significado também envolve outros fatores.
O CRM de Vendas trata-se de uma gestão que engloba as vendas, o marketing, o atendimento e todos os outros canais de contato com o cliente. Neste novo cenário em que vivemos, a tecnologia teve uma grande evolução, e com ela o relacionamento com o cliente também evoluiu. Hoje este progresso se chama “experiência do cliente”.
Com a plataforma de CRM o relacionamento com o cliente melhora, pois o intuito dele é justamente ser centrado no mesmo, com isso sua empresa só tem a ganhar. CRM também é estratégia, e quando colocada em prática na prospecção de leads (clientes em potencial), gerenciamento de contas, e oportunidade de vendas, o CRM de Vendas pode alavancar seus resultados.
Importância e benefícios do CRM para sua empresa
Falando no impacto nas vendas do seu negócio, como o CRM pode trazer benefícios? Através de suas ferramentas e estratégias, o CRM faz com que seja dispensável todo trabalho com esforço manual e processos complexos e demorados, pois a plataforma organiza todos eles de forma otimizada e eficaz.
Com isso, os processos internos de sua empresa são severamente agilizados e simplificados por meio do CRM. Troque as planilhas contendo informações dos leads, pela plataforma de CRM que mantém sua equipe de vendas munida desses dados de forma rápida, simples e mais completa.
Cada colaborador de sua empresa se manterá informado o tempo todo independente do lugar onde ele esteja, e sempre com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa. Não tem como o impacto nas vendas não ser positivo, não é mesmo?
Melhore sua prospecção de leads, aumente sua conversão, aproveite as oportunidades de vendas e feche mais negócios com o auxílio do CRM.
Não deixe de ler – Benefícios do CRM de Vendas
Tipos de CRM existentes
Para saber qual o tipo de CRM ideal para a sua empresa, antes é necessário entender todas as suas necessidades e considerar o valor do seu orçamento.
CRM (Local): também conhecido como CRM On-Premise, é mantido em um servidor físico dentro de uma empresa, e também exige que sejam feitas manutenções por uma equipe de TI interna ou própria. Neste caso, o ideal é instalar o software do servidor de CRM no computador onde ele será utilizado.
CRM (Nuvem): este tipo de CRM é baseado no cloud computing, pois trata-se de um CRM online, que fica instalado em um computador, porém não é necessário que sua empresa tenha uma equipe de TI para fazer sua manutenção.
Então como ele funciona? Simples! Para ter acesso as suas informações, basta que sua equipe acesse a página de login estando em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, pois o CRM Nuvem é executado normalmente de forma remota.
Veja como o CRM está relacionado ao impacto nas vendas
O assunto principal deste artigo é qual o impacto nas vendas de sua empresa com o uso do CRM, portanto, vamos as vias de fato. O CRM quando ligado as vendas, faz com que sua empresa venda mais em menos tempo, porém de forma inteligente, realizando tarefas que podem ser consideradas simples de forma automática, e fazendo com que sua equipe consiga focar na etapa de conversão.
Funil de vendas
Você com certeza já ouviu falar em funil de vendas, e sabe que ele está relacionado ao processo de fechamento de uma venda, contando desde o momento da captação do lead até a sua conversão final.
É aí que entra a eficácia do CRM. Quando executada junto ao funil, sua performance tende a ser muito mais promissora devido a eficiência do CRM em atuação, fazendo o controle e registo de todos os dados e informações relevantes sobre o cliente em potencial.
Dica de leitura – Funil de vendas: como construir o seu!
Conheça os sinais de que uma empresa precisa de um CRM
Muitas das vezes os dados e informações de seus clientes no sistema ERP estão armazenadas apenas com o intuito de faturamento, o que não permite fazer análises e nem ajudar nas tomadas de decisões.
Outro sinal é que, quando um vendedor tem o objetivo de fomentar as vendas recorrentes, o mesmo precisa capturar esses dados que estão no ERP com uma frequência estabelecida, e manter tudo isso organizado em um outro lugar de fácil acesso, afim de fazer consultas para saber como agir com cada cliente.
E mais um sinal muito comum da ausência do CRM, é a necessidade que um vendedor tem de se ter uma planilha para organizar todas as informações dos clientes, para poder entrar em contato com eles novamente, com o objetivo de que o impacto nas vendas seja positivo.
A ligação entre o CRM e o marketing
O marketing é uma das áreas que mais colhe benefícios se for executado juntamente com o CRM. O impacto nas vendas de sua empresa se torna ainda mais vantajoso, vejamos a seguir o porquê.
A união do CRM e o marketing resulta em muitas melhorias internas e externas na empresa como a melhora na integração entre o setor de marketing e vendas. Sabemos que estes dois setores precisam caminhar juntos para que o seu objetivo final seja concluído com êxito.
Outro aspecto, é que também se torna possível fazer medição de assertividade das campanhas em execução, com isso ainda há o aumento do desempenho no ICP. Já falamos do funil de vendas anteriormente, e é preciso ressaltar que durante o trajeto do cliente é possível fazer análises.
Com um controle aprimorado de todos os processos através do CRM, é possível aperfeiçoar o direcionamento dos investimentos para campanhas em sua empresa. Com a certeza e clareza de dados e informações, seu negócio ganha segurança e agilidade na tomada de decisões.
O feedback é outro fator importante e que também tende a melhorar com o CRM. Com ele, a resposta de volta se torna mútua e de maneira contínua com o setor de vendas.
Todos os fatores citados neste tópico, resultam no trabalho em equipe com aumento de performance, motivação dos colabores e satisfação de poder enxergar os resultados e, o ótimo impacto nas vendas do seu negócio.
Como usar o CRM para fidelizar seus clientes
Já vimos durante o decorrer do artigo a importância que o CRM possui no impacto nas vendas de sua empresa, mas e no pós venda, como ele pode ser benéfico? Aí entramos no fator fidelização de clientes.
Saiba que atualmente, a fidelização dos clientes é um dos maiores motivos para uma empresa querer investir em um CRM. Mais importante do que vender é fazer com que esse cliente seja fiel e volte a comprar com frequência seu produto ou serviço.
As informações e dados registrados no CRM, fazem com que seja possível criar ofertas direcionadas e personalizadas para cada cliente, estimulando uma nova compra, e até incentivando por meio de estratégias que os mesmos indiquem a sua empresa para familiares e amigos, aumentando assim suas oportunidades de vendas.
Ao final deste artigo podemos concluir que com o uso correto do CRM, o impacto nas vendas de sua empresa tende a ser totalmente positivo e bem sucedido.
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