21 Habilidades em Vendas que sua Equipe Deve Ter
Vender pode até parecer uma tarefa fácil, mas tem muita coisa envolvida por trás de todo o processo de venda. É necessário dedicar-se e cumprir com seus afazeres para alcançar as tão sonhadas metas. E para ser um vendedor de sucesso, é preciso desenvolver algumas habilidades em vendas.
Uma equipe focada e habilidosa tende a vender muito mais e trazer ótimos resultados à empresa. Saber levar a conversa com o cliente, organizar-se, traçar objetivos e metas, usar as redes sociais a seu favor… tudo isso importa e faz a diferença para que um time de vendas se destaque no mercado.
Pensando nisso, nesse artigo, separamos 21 habilidades em vendas que a sua equipe deve ter por aí para vender bem!
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- 21 habilidades em vendas
- Uso do CRM de Vendas
21 habilidades em vendas
Não basta conversar com o cliente, é preciso ter habilidades e competências para vender de fato. Por isso, aqui vão 21 habilidades que devem aparecer num perfil de equipe de vendedores de sucesso.
1. Comunicação
Para prestar um bom atendimento ao cliente, é fundamental ter uma boa comunicação. O vendedor que possui essa habilidade não deixa dúvidas durante a explicação do produto ou serviço.
2. Empatia
Colocar-se no lugar do outro para entender suas dores e suas necessidades é demonstrar empatia em vendas. Como vender ao cliente um produto que supre as suas necessidades se você não as entende? Tente imaginar-se no lugar de quem está a sua frente e diga a ele o que você gostaria de ouvir nessa situação.
Bônus – Como Criar Empatia em Vendas
3. Agilidade
Se o cliente apresenta dúvidas ou um contraponto, o vendedor deve ser ágil e mostrar que o seu produto ou serviço é a solução mais que ideal para o problema. É preciso pensar rápido para não perder a venda.
4. Confiança
É muito importante que o vendedor passe confiança ao cliente. É através da transparência, atenção, conhecimento do produto ofertado que o vendedor demonstra ser confiante. Falar com um tom de voz calmo e firme também faz toda a diferença.
5. Organização
Não dá para perder reuniões importantes por falta de organização, não é? O vendedor ideal também se preocupa com a organização do seu ambiente, da sua agenda e do seu trabalho.
6. Capacidade de Bater Metas
Uma ótima maneira de demonstrar habilidades em vendas é com o incentivo e criação de metas. Quando o vendedor vê um caminho para alcançar, trabalha com mais foco e garante um resultado positivo.
7. Saber negociar
É importante saber negociar também. Nem sempre, vamos ouvir um “sim” logo. Por isso, o vendedor precisa entender seu cliente e seus limites para que possa negociar planos e valores. Assim, ninguém sai perdendo e o cliente fica ainda mais feliz por ter adquirido um produto como ele queria e pela condição que queria.
8. Responsabilidade
Conhecer seus limites e seus deveres são provas de responsabilidade de um vendedor. Buscar por feedbacks, seja de clientes ou de colegas de trabalho, e se esforçar para melhorar demonstram o comprometimento com seu trabalho.
9. Pesquisa
Um profissional com habilidades em vendas realiza pesquisas o tempo todo, seja sobre o mercado, sobre sua persona, sobre seu produto ou serviço… com os resultados levantados, fica bem mais fácil saber o que agrada o cliente e quais as suas necessidades, por exemplo.
10. Buscar Novos Conhecimentos
Demonstrar conhecimento no produto, no mercado, nas técnicas de vendas adotadas pela empresa, no processo de venda e no próprio cliente é uma das habilidades em vendas que seu time precisa dominar. É importante conhecer:
- o produto para saber ofertar ao cliente;
- o cliente para saber como atendê-lo da melhor maneira;
- o mercado para saber o que está em alta e como se destacar;
- o processo de venda para saber quais passos seguir.
11. Inteligência emocional
Para entender o cliente e equilibrar a situação, em momento de estresse por exemplo, é importante saber desenvolver e ter inteligência emocional. Saber ouvir e acompanhar os sentimentos e emoções da pessoa a sua frente faz toda a diferença durante um atendimento.
12. Habilidades em vendas exige manter o foco
Quais são as suas metas, os seus objetivos? Ter isso em mente ajuda a planejar todo o processo de vendas e manter o foco. A partir daí, é mais fácil entender quais pontos precisam de mais atenção e quais pontos podem ficar em segundo plano.
13. Pós-venda
O momento do pós-venda se faz tão necessário quanto todo o processo até o fechamento da venda. Acompanhar os clientes, recolhendo feedbacks e trazendo mais oportunidades de negócio faz de um vendedor um profissional com habilidades em vendas.
14. Saber colaborar e trabalhar em equipe
Não basta o vendedor saber apenas para ele mesmo e querer guardar os segredos de seus clientes a sete chaves. É preciso colaboração e trabalho em equipe para que as vendas possam fluir positivamente.
15. Networking
Manter relacionamentos agradáveis com clientes, fornecedores e colegas é muito importante para qualquer vendedor, pois é possível aprender com as experiências e erros dos demais e também adaptar e inovar seu jeito de vender. Tenha sempre por perto uma boa rede de contatos.
16. Melhorias nos métodos
Um bom funcionário, seja ele vendedor ou não, busca sempre aprender com seus erros e melhorar. Por isso, opte por levar feedbacks frequentes a seus vendedores para que eles possam repensar e ressignificar o processo de vendas que vêm adotando.
17. Planejamento
Um vendedor de sucesso se planeja para que tudo corra bem. Não só traçar os caminhos a seguir até as vendas, mas também coletar dados e analisar seus resultados, entendendo o que precisa fazer para melhorar. Tudo isso envolve planejamento e disciplina por parte do vendedor.
18. Usar redes sociais
Hoje em dia, é comum ver empresas buscando o auxílio das redes sociais na hora de vender e/ou divulgar seu trabalho. Portanto, uma das habilidades em vendas que seu vendedor deve ter é saber gerenciar redes sociais e tirar proveito disso.
19. Adaptabilidade
Aquele profissional que vive como um camaleão, sempre se transformando para adaptar-se ao ambiente, merece reconhecimento. É dessa forma que é possível estar atento ao que os clientes buscam, sem se preocupar com o redor. O vendedor que sabe se adaptar garante bons resultados e não perde para a concorrência.
20. Criatividade
O vendedor criativo tende a contornar as situações da maneira mais adequada possível, respeitando os limites do seu cliente e da empresa na qual trabalha. A criatividade é uma aliada perfeita para quem precisa de inovação na hora de apresentar projetos, argumentar e vender.
21. Uso de softwares e ferramentas de gestão comercial
O vendedor não pode ficar de fora de todo o avanço tecnológico que vem tomando conta das empresas. Quem sabe usar ferramentas e softwares, como um CRM de Vendas simples, adequados tem muito mais destaque e chances de vender.
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Uso do Software de CRM é uma das habilidades em vendas do momento
Por fim, mas não menos importante, temos o sistema CRM. Ele serve para gerenciar todos os dados de clientes e vendedores, em um só lugar. Além disso, é possível acompanhar em tempo real alguns números e relatórios obtidos após análise feita pelo sistema.
A ferramenta de venda é essencial para quem busca agilidade. O vendedor que faz um bom uso do CRM tem seu trabalho simplificado e, assim, consegue direcionar seu tempo e esforço para o que mais importa, como um atendimento personalizado.
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Desenvolver habilidades em vendas vai muito além de apenas saber conversar com um cliente, envolve uma série de exercícios que devem ser treinados e aperfeiçoados a todo momento. Com a prática, a equipe consegue trabalhar com mais firmeza e responsabilidade e, certamente, conseguirá mais vendas e clientes satisfeitos.