Guest post: o que é por que vale a pena usar essa estratégia

guest post

Para aqueles que querem apostar em blogs, uma coisa é certa: é preciso oferecer conteúdo relevante e inteligente para os leitores, esse é um dos pontos chave para atrair mais visitas. São muitas estratégias que contribuem para engajar, e uma delas é o Guest Post.

O guest post é uma opção para aumentar o fluxo de visitantes do seu blog. Basicamente, é um artigo escrito por algum convidado, ou seja, alguém que não faz parte da sua equipe de conteúdo.

Neste artigo vamos explicar mais sobre essa estratégia. Para isso, separamos algumas dicas! Separamos da seguinte forma:

  • O que é um Guest Post?;
  • Qual a importância do Guest Post?
  • Vantagens para quem produz
  • Com guest post, seu conteúdo vai mais longe
  • Definindo os objetivos do guest post
  • Como o CRM pode te ajudar a produzir conteúdos para o blog?

Confira a seguir!

O que é um Guest Post?

Um guest post é quando você convida alguém para escrever no seu site ou blog. Essa pessoa não tem relação com seu blog em específico.

Por exemplo, se você tem um blog sobre moda, e convida alguém especialista e referência no assunto para escrever,, isso é chamado de guest post. A pessoa escreve e assina o texto.

Você “empresta” um espaço dentro do seu site ou blog para uma pessoa de fora escrever ali.

Qual a importância do Guest Post?

A partir do momento que você cria um blog ou um site, suponha-se que seu objetivo seja atrair cada vez pessoas para sua página e, consequentemente, aumentar o número de acessos dentro dele.

Para isso, é importante usar e aprender sobre estratégias de SEO! O guest post é uma delas. A técnica é importante e vai ajudar a você a oferecer conteúdos mais inteligentes, além de ser uma forma de manter seu blog atualizado.

Quando um convidado escreve para o seu blog, você fura sua própria bolha! Além disso, essa prática é muito bem vista, já que trazer especialistas para seu site proporciona mais credibilidade, algo extremamente importante na era das fake news.

Além disso, ao trazer mais personalidade e credibilidade para o texto, seu site passa a ser melhor rankeado. Os mecanismos do Google estão de olho em tudo que é escrito por aqui, e vai favorecer aqueles que fazem um trabalho sério.

Vale a leitura: Copywriting: o que é?

Vantagens para quem produz

Agora que já conversamos um pouco sobre os benefícios, vamos falar das vantagens dessa técnica para quem escreve, ou seja, para o convidado.

Pensando como um escritor, é importante que ele tenha seu trabalho reconhecido cada vez mais por mais pessoas, certo? É aí que o guest post entra!

Quanto mais conteúdo você produz, mais você será convidado para escrever guest posts. Sendo assim, suas chances de escrever para grandes sites e blog só irão aumentar.

Dessa forma, quem escreve passa a ganhar autoridade sobre um assunto, tornando-se referência no meio e atingindo um bom posicionamento no mercado.

Ser reconhecido dentro de um nicho é vantajoso para quem quer ganhar mais autoridade sobre um tema específico.

Publicando como guest post em sites reconhecidos, logo você vai conseguir gerar mais tráfego para seu blog ou site.

Com guest post, seu conteúdo vai mais longe

A cada vez que um convidado cria um artigo para seu blog, logo ele irá atingir cada vez mais pessoas diferentes do seu público-alvo.

Isso significa que suas postagens vão, como dito acima, furar a bolha! Seu conteúdo será exibido para pessoas que não conhecem seus serviços, e isso pode ser muito bom.

Uma dica importante: sempre que seu guest post for publicado em um outro blog, o artigo deverá conter um link para o seu blog/site. Pode ser inserido no começo ou final do post.

O link é extremamente importante justamente para o Google mapear sua reputação no próprio site. Dessa forma, é possível melhorar seu posicionamento na página de resultados de busca do próprio Google.

Um dos fatores importantes para obter um bom ranqueamento, é o número e qualidade de links para o seu site.

Dessa forma, quanto mais links para o seu blog/site aparecem por aí, o Google consegue contabilizar e através de suas métricas, medir a importância do seu site ou blog.

Definindo os objetivos do guest post 

Antes de produzir ou procurar por guest posts, é importante pensar qual o objetivo por trás dessa estratégia, o que você quer com isso.

Definir seus objetivos torna-se mais fácil a partir do momento em que sabemos os objetivos do guest blogging:

  1. Obter autoridade e reconhecimento no seu meio;
  2. Atrair mais visitas e gerar tráfego para seu site ou blog;
  3. Adquirir links externos.

Uma vez que o post for publicado em um blog que já é reconhecido e popular no mercado, conquistar esses três objetivos listados acima será mais fácil.

Mas, se o seu objetivo for alcançar somente o objetivo 1 ou 2, é importante ir atrás de blogs com uma audiência alta e já consolidada.

Caso você queira focar no objetivo 3, é importante procurar blogs que tenham muita credibilidade, respeito, autoridade e domínio sobre determinado assunto.

Como o CRM pode te ajudar a produzir conteúdos para o blog?

O CRM é um software que coleta informações bem detalhadas sobre seus clientes. Isso inclui dados completos e até gostos e preferências.

Essas informações ajudam o empreendedor a organizar e formular estratégias de marketing mais assertivas.

Com o blog, não seria diferente! Quanto mais conhecemos o cliente, quanto mais informações coletamos, mais entendemos suas necessidades. Dessa forma, é possível oferecer soluções de verdade!

A partir disso, é possível mapear conteúdos de muito valor para o seu blog, já que você vai conseguir mapear e entender, através do CRM, o que o consumidor precisa e procura.

O CRM pode ajudar muito nas suas estratégias de funil de vendas! Confira tudo o que ele tem para oferecer ao seu negócio.

Leitura complementar: Marketing de conteúdo: o que é?

Hora de colocar a mão na massa!

Agora que você já sabe o que é guest post, é hora de ir atrás dos melhores blogs para divulgar seu conteúdo! Ou, se você tem um blog, é hora de garimpar os melhores criadores de conteúdo para engajar ainda mais o seu site.

Envie sua proposta, faça uma pesquisa! Se por um acaso não conseguir aquele guest post dos sonhos, não desanime e tente novamente!

Vídeo Bônus – O que é Guest Post?

Compartilhe