Growth Hacker: O que faz esse profissional?
Você já ouviu falar em Growth Hacker? Para quem já é da área da tecnologia e marketing digital, o termo já é um pouco familiar. Ficou curioso para saber o que é? Continue a leitura deste artigo e entenda o que esse profissional faz e qual sua importância dentro de um negócio.
Para entender melhor o que o growth hacker faz, separamos este artigo em alguns pontos, como:
- Qual a origem do termo growth hacker?
- O que um growth hacker faz?
- Qual a importância de um growth hacker?
- Áreas que o growth hacker pode atuar
- Como se tornar um growth hacker?
Qual é a origem do termo ‘growth hacker’?
Antes de entendermos mais sobre as habilidades deste profissional, vamos conferir a origem do termo, que foi criado por Sean Ellis. Em um post publicado em seu próprio blog no dia 26 de junho de 2010, ele definiu o que seria um growth hacker:
“Um growth hacker é uma pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento. Tudo o que eles fazem é examinado pelo seu impacto potencial no crescimento escalável. O posicionamento é importante? Somente se for possível argumentar que é importante para impulsionar o crescimento sustentável (FWIW, um caso geralmente pode ser feito).” – Sean Ellis.
Ou seja, um growth hacker é uma pessoa cujo objetivo está ligado ao crescimento da empresa. Toda sua ação é baseada a partir de hipóteses e experimentos. Assim, podemos dizer que esse profissional é uma peça inovadora na estratégia de marketing de empresas.
Enquanto o marketing tradicional trabalha suas vendas em mídias, com anúncios em redes sociais, etc, o growth hacker utiliza técnicas de inbound marketing, SEO, testes A/B, conteúdos virais, conteúdos de recomendação entre outros.
Aqui, o que vale é encontrar maneiras para fazer a empresa crescer de forma rápida!
Leitura complementar: O que é CRM?
O que um growth hacker faz?
Esse profissional não tem uma descrição tão restrita, como normalmente acontece com outras profissões. O seu papel é fazer a empresa crescer de maneira escalável. Em outras palavras, ele utiliza técnicas para que o faturamento de uma empresa cresça, sem que necessariamente aumente o valor no uso de recursos.
Essas estratégias são combinações entre técnicas de marketing, engenharia e tecnologia da informação. Portanto, suas demandas consistem em criar estratégias que englobam desde a criação de um produto novo, até SAC ou interação com clientes, promovendo uma boa experiência de compra, e garantindo a fidelização deste consumidor, além de atrair novos.
Costuma-se dizer que o growth hacker é um profissional multidisciplinar, já que combina conhecimento de algumas áreas distintas para chegar ao seu objetivo final: crescimento da empresa através das vendas qualitativas. Portanto, seu perfil é de:
- Pessoa curiosa;
- Analítico: tem muita facilidade em analisar dados, fazer experimentos, apresentar relatórios e resultados;
- Estuda constantemente assuntos diversos, está por dentro de novas técnicas do mercado.
O trabalho desse profissional é sustentado pela etapa do Funil do Growth, uma técnica que nos mostra em qual etapa uma determinada empresa está perdendo clientes. Dessa forma, é possível criar ações e experimentos para conseguir melhorar determinada etapa.
As etapas do funil de growth são divididas em: aquisição, ativação, retenção, receita e indicação.
Aquisição
Aqui você atrai e conquista clientes. Pode ser o primeiro contato da sua empresa com o consumidor, como uma publicação ou propaganda em redes sociais. Nessa fase, as estratégias do growth baseiam-se em conteúdos que evidenciam como seu produto ou serviço podem auxiliar o consumidor.
Ativação
Aqui, o foco é entregar uma ótima primeira experiência de compra ao consumidor. Isso inclui um bom site, um bom design, informações claras sobre o produto e serviço, até o final, com a compra e a entrega.
Na ativação devemos proporcionar uma boa primeira experiência para o usuário. Então, a primeira página que ele acessa deve carregar rapidamente, ter um design que agrade e informações e conteúdos que chamem a atenção dele.
Retenção
É hora de fidelizar seus clientes! Ofereça descontos exclusivos, brindes, frete grátis entre outros.
Receita
Aqui é quando o cliente continua querendo comprar seu produto ou utilizar seus serviços mesmo após o período de retenção (brindes, serviços grátis, etc). Isso demonstra um interesse real do consumidor pelo seus serviços. Eles geram faturamento de verdade.
Indicação
Acontece quando seu cliente recomenda você para conhecidos! É a famosa propaganda boca a boca.
Qual a importância de um Growth Hacker?
Bom, se você quer ter grandes resultados em sua empresa gastando menos, então esse é o profissional que você deve buscar.
São muitos os benefícios em contratar um growth hacker. Um deles é que é muito mais assertivo e barato apostar nesse profissional do que sair investindo em estratégias de marketing já conhecidas, como mídia paga, por exemplo.
Conheça alguns resultados que o growth hacker pode trazer para uma empresa:
- Crescimento da audiência nos canais de comunicação;
- Novos clientes;
- Fidelização e um melhor relacionamento do cliente;
- Economia e redução de custos em estratégias de marketing;
- Crescimento rápido.
Além disso, esse profissional também pode gerar diversos resultados bem satisfatórios para uma empresa. Olhando assim, dá vontade de contratar um agora mesmo, não é? Pois é, com certeza esse profissional comprova seu valor assim que chega em uma empresa!
Áreas que o growth hacker pode atuar
Esse profissional possui tantas habilidades que é difícil elencá-las. Entretanto, é preciso dominar algumas para destacar o seu currículo, como: análise de dados e métricas, SEO, Marketing Criativo, CRO, UX, Clouding e Automação, noções de psicologia, Lean Marketing, entre outros.
Além dessas, existem muitas outras. É importante o profissional entender sobre essas áreas, pois em determinado momento em sua profissão, ele vai ter um desafio em cada uma dessas áreas citadas. Não é necessário dominar todas, mas uma noção sobre cada uma é fundamental.
Esse profissional pode se especializar em uma área também, se assim desejar. A opção de se especializar proporciona para o growth hacker a opção de trabalhar em um setor específico dentro de uma empresa, e o ajuda a focar em um nicho. Mas, é apenas uma opção, e não uma obrigação para essa profissão.
Para uma empresa conseguir contratar os serviços do growth hacker, ela precisa ter um certo nível de informatização, já que as ferramentas utilizadas por esse profissional exigem ferramentas de tecnologia como banco de dados, controle de vendas, softwares que permitem fazer análises e métricas, entre outros.
Vale a leitura: Técnicas de fechamento de vendas
Como se tornar um Growth Hacker?
Não existe um caminho certo para se tornar um growth hacker. Entretanto, é sabido que é necessário desenvolver algumas habilidades importantes.
A dica é que se você quer se tornar esse profissional, comece ajudando o local em que você já trabalha. Tente traçar estratégias para que a empresa que você presta serviços cresça, em paralelo à isso, faça cursos que vão te ajudar a ter as competências necessárias, como as que citamos ao longo deste artigo.
Se você já está em uma empresa que tem uma equipe de growth, você pode conversar com seu gerente sobre seu interesse pela área e solicitar uma transição. Dessa forma, conseguirá aplicar e aprender ainda mais com o time de growth.
Com este artigo, conseguimos entender melhor o que esse profissional faz e qual sua importância dentro das estratégias de crescimento de uma empresa. Ficou com vontade de ser ou contratar um? Certamente, ele fará a diferença em seu negócio!