Você já ouviu falar sobre o Google Trends? Essa ferramenta de dados permite o monitoramento de termos, palavras-chaves e tendências de SEO.
Aplicar os conhecimentos de SEO na sua página de negócios pode gerar um grande desempenho competitivo perante aos concorrentes.
No decorrer deste texto, iremos falar sobre o poder e a importância do Google Trends durante o seu posicionamento de SEO e como utilizá-lo no seu negócio. Confira abaixo os tópicos que serão trabalhados hoje e boa leitura!
- O que é o Google Trends?
- Como ele funciona?
- Por que utilizá-lo? e quais as suas funcionalidades?
- 8 Dicas para utilizar no seu negócio
- Prontos para utilizar o Google Trends?
O que é o Google Trends?
Antes de explicar o que é o Google Trends, vamos tentar fazer uma comparação, de uma maneira bem didática, para que você entenda melhor sobre o assunto.
Já imaginou ter problemas de visão, precisar usar óculos e tentar dirigir sem eles? Isso pode ser bem perigoso, não é mesmo? Afinal, você pode não enxergar a sinalização e causar um grave acidente de trânsito, além de ferir outras pessoas.
Agora, quando o assunto é o planejamento de conteúdo do seu negócio, você também precisa ter uma visão clara de quais são as tendências que o seu público está buscando para evitar certos acidentes, ou seja, aqueles resultados ruins.
Assim como os óculos são uma solução para pessoas que possuem problemas de vista, o Google Trends é a solução para entender mais sobre o seu consumidor!
O Google Trends foi criado no ano de 2006, com o intuito de mostrar informações de pesquisas no Google e no Youtube. A ferramenta é capaz de mostrar a popularidade de determinados assuntos no tópico de buscas ao longo do tempo.
Estamos falando de uma ferramenta de coleta de dados das pesquisas do Google, que auxilia os usuários na comparação da frequência de determinados termos e palavras-chaves.
Ela é capaz de oferecer uma visão mais clara do que os usuários estão buscando, para que seja possível criar conteúdos relevantes para o momento em questão e voltar sua energia para os pontos corretos.
Curiosidade: De acordo com a BBC News, o Google é a plataforma de buscas mais utilizada do mundo, com aproximadamente 63 mil pesquisas por segundo.
Google Trends x Google Keyword Planner
Aposto que você está com dúvidas se o Google Keyword Planner e o Google Trends possuem a mesma função, não é mesmo? Nesse tópico iremos explicar as diferenças e peculiaridades de cada um.
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Google Keyword Planner
É um planejador de palavras-chave da própria plataforma de anúncios do Google, o Google Ads. Ele apresenta o volume de buscas, estimativas de lance e é preciso ter uma conta no ADS para acessá-la.
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Google Trends
Mostra quais são as tendências de busca dentro de regiões e nichos, a popularidade de termos ao longo do tempo e permite também a comparação de palavras-chave.
Ideal para tráfego orgânico e tráfego pago, e qualquer pessoa pode acessar os dados, mesmo sem ter uma conta no Google.
Dica de leitura: Google Ads: O que é, como funciona e como usar
Como funciona o Google Trends?
Para utilizar o Google Trends, precisamos entender que a plataforma coleta e armazena os dados de pesquisas realizadas pelo usuário, de maneira organizada, desde 2004. Uma infinidade de dados, não é mesmo?
Quando fazemos uma pesquisa na plataforma, ele acessa esse banco de informações e apresenta um gráfico que revela o interesse em determinados tópicos, ao longo do tempo.
Além de gerar relatórios sobre as tendências do ano anterior, levando em consideração a localização.
Por que utilizá-lo? e quais as suas funcionalidades?
O Google Trends disponibiliza informações valiosas para você monitorar as tendências do universo online e guiar suas campanhas de marketing digital e produção de conteúdo.
Os insights podem auxiliar as equipes a entender o momento correto de lançar campanhas, promoções e conteúdos na internet.
A partir dele, as empresas podem aumentar a sua atuação no mercado, através das tendências e atrair um número maior de consumidores.
Confira abaixo algumas das suas funcionalidades:
- Compreender o volume de pesquisa de palavras-chave;
- Evitar palavras-chave temporariamente populares;
- Encontrar tópicos relevantes para trabalhar;
- Ter previsões de tendências;
- Otimizar a estratégia de SEO;
- Ter acesso a registros de buscas por termos e assuntos;
- Encontrar tendências de pesquisa diárias e em tempo real;
- Conferir termos e assuntos mais procurados nos anos anteriores;
- Análise por categorias e formatos de busca distintos.
8 Dicas para utilizar no seu negócio
Agora que você sabe o que é o Google Trends, vamos explicar para quais finalidades você pode utilizar a ferramenta.
É importante saber que é possível aplicar filtros de localização, prazo, categoria e tipo de pesquisa na plataforma, assim, você pode conseguir resultados mais certeiros.
Listamos abaixo algumas dicas para utilizar no seu negócio. Confira a seguir as principais dicas selecionadas:
1. Técnicas de SEO e Marketing de conteúdo no Google Trends
Por meio do Google Trends, você consegue identificar o que o seu público está interessado e desse modo, pode produzir conteúdos que sejam coerentes com os interesses.
Nossa dica é escrever e produzir materiais que estejam em alta e direcionem os usuários para as suas redes.
2. Mídias pagas
Através dessa plataforma é possível entender as intenções de buscas dos usuários e, posteriormente, criar campanhas de mídias pagas com os termos relevantes para o seu nicho. Legal, né?
3. Excite sua criatividade
Através dele você pode obter insights e despertar a criatividade do seu time. Desse modo, pode conquistar novas ideias e processos extremamente eficazes.
4. No Google Trends identifique as tendências do momento
O Google Trends possui uma infinidade de dados de diversas localizações, e esse banco de informações pode ser muito útil para definir as próximas estratégias do seu negócio.
5. Esteja na página inicial do Google
É através dos termos e palavras-chave, que a plataforma oferece, é possível conquistar um melhor ranqueamento e estar na página inicial do Google, enriquecendo ainda mais a sua estratégia de SEO.
6. Atenção à sazonalidade!
Antecipe-se às sazonalidades, visto que, elas desempenham um papel importante no sucesso e na eficácia do seu negócio.
Com o Google Trends é possível entender os picos e quedas de vendas, ao longo do ano, que influenciam no seu faturamento mensal.
Ah, vale considerar também as tendências que podem influenciar no estoque da sua loja. Fique atento aos produtos que estão sendo consumidos em maior volume para adaptar seu estoque.
7. Descubra regiões com alto potencial de venda
Nesta plataforma você tem acesso a dados que mostram como o público tem se comportado em diferentes regiões do país.
Assim, você pode entender os lugares e as palavras-chave que tenham relação com o produto – ou serviço – que é oferecido pela sua empresa.
Além do mais, é possível conhecer melhor o perfil dos consumidores e adaptar suas estratégias baseado nas informações coletadas.
8. Realize pesquisas e entenda mais sobre a sua concorrência
Analisar a sua concorrência é um item essencial para aqueles que desejam se diferenciar dos demais concorrentes no mercado.
O Google Trends pode colaborar com o seu negócio na hora de entender os produtos, serviços e marcas que estão sendo procurados com maior frequência na plataforma do Google.
Prontos para utilizar o Google Trends?
O Google Trends vai te auxiliar durante o desenvolvimento da estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa.
Ajudando na identificação de tendências e melhores períodos para falar sobre determinados assuntos, além de comparar os termos em alta.
E aí, gostou de aprender mais sobre o Google Trends? Fique de olho nos próximos conteúdos e mantenha-se atualizado!