Software CRM | Sistema CRM de Vendas

Google Planner: O que É?

Provavelmente você já ouviu falar do Google Planner, mas sabe o que é, e qual sua função?

Neste artigo você entenderá mais sobre essa ferramenta supereficiente, como aplicá-la e quais são seus benefícios.

Neste post vou falar sobre:

Comecemos falando sobre o conceito e depois aprofundaremos nas vertentes do assunto principal.

Google Keywords Planner: entenda o que é

Quando falamos em melhor alcance no ranqueamento nas pesquisas do Google, essa ferramenta é fundamental. O Google Planner é uma ferramenta de SEO utilizada para encontrar palavras-chave que se utilizadas de maneira adequada, podem fazer o seu texto ficar mais otimizado e melhor ranqueado na internet, ou pode contribuir para a expansão das campanhas já existentes.

Para você que busca fazer a elaboração de campanhas que contenha vários objetivos, é ideal que conquiste um tráfego com um volume maior, podendo realizar a criação de campanhas pagas.

Há alguns anos atrás o Google Planner era uma ferramenta gratuita que oferecia muitas opções, porém, por volta do ano de 2016 ela passou a se associar a plataforma de gestão de anúncios do Google, o que a tornou uma ferramenta com recursos e funções mais bem elaboradas.

Atualmente o Google Planner também é utilizado para medir ou estimar o CPC (custo por clique) além das campanhas no Google Ads, entre outras funções.

SEO: o que é

Search Engine Optimization (SEO) é uma otimização de diversas técnicas que tem a função de aumentar a visibilidade dentro de um site. Para realizar esta otimização, esse compilado de técnicas utiliza as palavras-chave para atrair conteúdos relacionados, desta forma, os textos conseguem ter maior visibilidade e são mostrados diretamente para os usuários na frente da concorrência.

Também chamadas de Keywords ou palavras-chave, funcionam como uma espécie de conexão do usuário com determinada empresa que tem a solução para o problema do mesmo. O Google Planner evita que a pessoa perca muito tempo entrando em diversas páginas diferentes para encontrar o que procura, pois através das palavras-chave, os melhores sites estarão no topo do ranqueamento com soluções assertivas para seus problemas.

O Google Planner permite que o usuário encontre termos em alta, que o seu público-alvo costuma buscar na internet, e a partir disso, será possível ter novas oportunidades para produção de conteúdo com um tiro certeiro.

E ela não é útil apenas para as empresas, mas também para os usuários consumidores. A importância das palavras-chave está na relevância que ela proporciona aos mecanismos de busca, fazendo com que apenas apareçam para você, blogs e sites que tragam soluções para suas dores.

Leitura complementar – O que é o SEO?

Funções do Google Keyword Planner

O Google Planner oferece diversas funções que melhoram a otimização dos textos, e tornam o ranqueamento de buscas ainda mais eficiente. Uma delas é a combinação de lista de palavras-chave que possui a função de obter outras novas.  Basta fazer um upload de um arquivo em formato Excel contendo todas as palavras-chave que já fazem parte da sua atuação nos buscadores.

A partir dessas informações o keyword planner efetuará uma análise que mostrará novos termos compatíveis com a suas estratégias já utilizadas, o que indicará novas oportunidades e ideias para anúncios e conteúdos.

Dentre essas funções existe uma funcionalidade que possibilita fazer o armazenamento de termos, para possa fazer uma nova análise mais apurada posteriormente, ela se chama “Plano de análise”, utilizando-a você pode aprofundar o estudo de suas palavras-chave guardadas temporiamente, para estuda-las em outro momento conveniente.

Análise de palavras-chave: confira 4 dicas importantes

Veja 4 práticas essenciais para fazer uso de palavras-chave de modo eficiente, garantindo bons resultados.

1. Conhecimento da persona e seus costumes de busca

Antes de traçar suas estratégias afim de elencar suas palavras-chave no Google Planner, é primordial conhecer a fundo a sua persona, desta forma, será possível saber sobre seus interesses, desejos e dores. Com essas informações em mãos, você consegue traçar as melhores palavras-chave que tragam as melhores soluções.

Fique sempre atento as intenções de busca de sua persona, quando um usuário faz uma pesquisa na internet, ele está à procura de uma resposta rápida, e aplicando essas dicas da forma correta, a sua empresa poderá ter essa resposta.

2. Volume de buscas

Para cada palavra chave deve haver uma análise do volume de busca, pois este número mostra a média de usuários que procuram por esse termo na internet. Quando conhecemos o volume de busca, podemos traçar estratégia de SEO e Google Ads que farão o tráfego para cada palavra.

3. Saiba quais são as palavras-chave usadas pela concorrência

Saber o que os seus concorrentes andam fazendo, é fundamental para manter a competitividade de sua empresa no mercado. Isso também vale para as buscas na internet. Acompanhar de perto os passos da concorrência, ajudará na formação de suas estratégias.

Procure identificar quais são as palavras-chave que eles usam, pois elas darão sugestões que podem gerar oportunidade de venda para o seu negócio.

4. Sempre consulte o Google para trabalhar com novos termos

O Google Planner é uma ferramenta muito eficiente como temos visto ao longo deste artigo, porém, as buscas devem ser renovadas com frequência para que novos termos surjam e possam ser utilizados. Os benefícios de se fazer isso são inúmeros, tanto para copys, blogs, conteúdos para as redes sociais e anúncios do Google Ads.

Leia também: Google Keywords Planner – 5 dicas para usa no seu negócio

3 tipos de intenções de busca da persona

Quanto mais bem definidas as intenções de busca de sua persona, melhores serão as estratégias do seu negócio. As buscas são todas definidas por meio do motivo pelo qual o usuário está pesquisando aquele termo. Na grande maioria das vezes, as pessoas fazem esse tipo de pesquisa para resolver algum problema, tais buscas podem ser dividas em 3 tópicos:

1. Informativas: possui o objetivo de buscar uma informação. Ex: receita de bolo

2. Transacionais: completar uma transação. Ex: comprar um e-book sobre decoração

3. Navegacionais: são buscas feitas afim de encontrar um site específico. Ex: Facebook, Twitter etc.

Com essas três intenções bem estabelecidas fica fácil filtrar quais sãos as dores, interesses e necessidades dos leads, e saber tudo isso é fundamental para encontrar as palavras-chave que irão atrair os usuários efetivos para o seu site. Entenda quais são os fatores que fazem com que as pessoas se interessem pelo seu produto e/ou serviço, e tomará decisões muito mais assertivas.

Coloque o Google Planner em prática nas estratégias de sua empresa

Neste artigo entendemos o que é a ferramenta Google Planner, quais as vertentes envolvidas nela, quais suas funções e eficiência. Aprendemos também sobre a importância das palavras-chave e como elas tem o poder de atrair o seu público-alvo e otimizar seus textos e conteúdos, fazendo com que eles subam no ranqueamento do Google.

Ainda abordamos as técnicas de SEO, seu conceito e como ela está diretamente ligada ao google keywords planner. Ressaltamos a importância de estudar a fundo a sua persona, e como ter o máximo de informações, nos ajuda a traçar as melhores estratégias.

E claro por último, mas não menos importante, vimos como é essencial acompanhar de perto os costumes da nossa concorrência. Estar atento as palavras-chave que eles usam abre um leque de opções indicando caminhos para traçar novas oportunidades em sua empresa, e se manter competitivo no mercado.

E aí, gostou do tema de hoje? Nos acompanhe para não perder os próximos artigos!

E-books

Vídeo Bônus – Como usar o Google Planner

Compartilhe
Sair da versão mobile