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Google Keywords Planner – 5 Dicas para Usar no seu Negócio

Você já ouviu falar sobre SEO – Search Engine Optimization? Ambos os termos estão ligados, afinal, o Google Keywords Planner será o seu primeiro passo para aderir a esta prática.

Para todos aqueles que desejam conquistar um melhor ranqueamento nas pesquisas do Google, essa ferramenta de otimização é essencial! Na leitura de hoje você irá aprender sobre os seguintes temas:

Leia até o final e extraia todo o potencial que a ferramenta pode proporcionar para o seu negócio. Vamos lá?

O que é o Google Keywords Planner?

O Google Keywords Planner é uma ferramenta de SEO, que tem como objetivo encontrar as palavras-chave que poderão fazer com que o seu texto – ou anúncios pagos – sejam melhor ranqueados na internet.

Essa ferramenta é perfeita para os profissionais que buscam elaborar campanhas de diversos objetivos, conquistar um tráfego com maior volume, promover aplicativos e criar campanhas pagas.

Antigamente a ferramenta era gratuita, bastava o usuário acessar o site e buscar por determinado termo, que logo em seguida receberia uma planilha repleta de opções. Porém, em meados de 2016, ela foi associada à plataforma de gestão de anúncios do Google e passou a ter recursos mais elaborados.

Além de ser utilizado para estimar o CPC – Custo Por Clique e os orçamentos da sua campanha no Google Ads, ele também pode ser usado para:

No decorrer deste texto, você irá conferir 5 dicas de como aplicá-lo em seu negócio e entender melhor seus recursos.

Curiosidade: As previsões do Google Keyword Planner são atualizadas diariamente, sempre levando em consideração os últimos 10 dias, para que os dados sejam sempre atualizados.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, nada mais é do que a otimização dos motores de busca, ou seja, um compilado de técnicas para aumentar a visibilidade dentro de um site.

Essas técnicas utilizam as palavras-chave como isca, para que os conteúdos consigam ficar mais visíveis nas páginas e oferecer uma solução adequada para o usuário na frente dos concorrentes.

As palavras chaves – ou keywords – são a conexão que as pessoas que possuem algum problema e aquelas empresas que têm o poder de solucioná-lo. Afinal, ninguém merece ficar navegando em diversas páginas para encontrar o que precisa, né?

O Google Keyword Planner permite encontrar novas palavras-chave e termos em alta que o seu público busca na internet, e a partir disso, podemos identificar oportunidades de novos conteúdos e de ranqueamento para as páginas.

Dica de leitura: O que é SEO: estratégias para chegar ao topo do Google

5 dicas para utilizar o Google Keywords Planner 

Antes de mais nada, mesmo que utilizar os anúncios do Google não estejam nos seus planos, é imprescindível que você crie uma conta no ADS para acessar o Google Keywords Planner.

Fazendo isso você chegará direto para a área de gestão de anúncios e pesquisas por palavras-chave, e poderá aplicá-lo em sua empresa. Neste tópico veremos 5 dicas para utilizá-lo em seu negócio. Vamos lá?

1. Conhecer mais sobre a Persona

O sucesso das estratégias de SEO e anúncios pagos está ligado diretamente com as palavras-chave, com os hábitos e intenções de buscas dos consumidores.

Com o Google Keywords Planner, você pode ter acesso a dados e informações que irão colaborar na hora de montar uma estratégia eficaz para a sua persona.

Desse modo, as chances de sucesso serão ainda maiores para o seu negócio. Indicamos que você explore ao máximo essa questão.

2. Descubra o volume de buscas

Você pode descobrir qual o maior volume de buscas para determinados termos e adaptar seus conteúdos, para que eles possam atrair o público correto e serem competitivos perante a concorrência. Legal, né?

3. Analise o mercado 

Existem diversos fatores para serem levados em consideração na hora de escolher suas palavras-chave, analise com cuidado e baseie-se em suas necessidades e limites.

Você pode trabalhar com as mesmas palavras que o seu concorrente para atrair um tráfego qualificado, mas isso pode fazer com que a concorrência seja muito alta e inviabilize o sucesso das campanhas no leilão.

Leitura interessante: Leilão do Google Ads: entenda como ele funciona

4. Abuse das perguntas

Explore as perguntas em títulos e durante as estratégias do seu conteúdo para aumentar a audiência na sua página.

As palavras-chave para perguntas podem ser ‘’o que é…’’ e‘’como fazer…’’, por exemplo. São alternativas para gerar tráfego, mas lembre-se de utilizá-las com sabedoria e bom senso.

5. Pesquise o termo no Google

Uma dica que pode fazer com que você ganhe tempo, é observar as sugestões de pesquisa que aparecem diretamente no Google ao buscar determinada palavra-chave.

Os resultados podem surpreender e gerar bons insights para serem levados em consideração. Que tal fazer um teste por aí?

Agora que você já conferiu as 5 dicas para usar o Google Keyword Planner em seu negócio, vamos ver mais detalhes sobre as suas funcionalidades. Continue lendo e descubra.

Funcionalidades

O Google Keyword Planner possui diversas funcionalidades para a gestão de SEO das páginas de conteúdo. Confira as principais:

A seguir, confira quais são as principais vantagens de aplicar o Google Keyword Planner nas estratégias para alavancar o seu negócio.

Quais as vantagens de aplicar o Google Keywords Planner? 

O Google Keyword Planner foi desenvolvido pelo próprio Google, o pai de todos da internet, e pode ser considerado uma ferramenta surpreendente. Veja a seguir alguns motivos que justificam isso:

Cuidado com alguns pontos

Como toda e qualquer ferramenta, o Google Keyword Planner também precisa ser usado de maneira estratégica e com sabedoria e existem algumas dicas que podem ajudar com isso. Confira abaixo:

Para aumentar o conhecimento: Como funciona o leilão do Google Ads?

Tudo pronto para aplicar o Google Keywords Planner em seu negócio? 

Quando você se preocupa em pesquisar a demanda de palavras-chave, você pode identificar oportunidades de negócio e informações valiosas sobre os hábitos do seu cliente.

O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta para ser utilizada em conjunto com campanhas de marketing de conteúdo focados em topo e meio de funil, portanto, estude mais e utilize-a com sabedoria! E aí, curtiu aprender mais sobre o tema? Até a próxima!

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