Você já ouviu falar sobre SEO – Search Engine Optimization? Ambos os termos estão ligados, afinal, o Google Keywords Planner será o seu primeiro passo para aderir a esta prática.
Para todos aqueles que desejam conquistar um melhor ranqueamento nas pesquisas do Google, essa ferramenta de otimização é essencial! Na leitura de hoje você irá aprender sobre os seguintes temas:
- O que é o Google Keywords Planner?
- O que é SEO?
- 5 dicas para utilizar o Google Keywords Planner
- Quais as vantagens de aplicá-lo?
- Tudo pronto para aplicá-lo em seu negócio?
Leia até o final e extraia todo o potencial que a ferramenta pode proporcionar para o seu negócio. Vamos lá?
O que é o Google Keywords Planner?
O Google Keywords Planner é uma ferramenta de SEO, que tem como objetivo encontrar as palavras-chave que poderão fazer com que o seu texto – ou anúncios pagos – sejam melhor ranqueados na internet.
Essa ferramenta é perfeita para os profissionais que buscam elaborar campanhas de diversos objetivos, conquistar um tráfego com maior volume, promover aplicativos e criar campanhas pagas.
Antigamente a ferramenta era gratuita, bastava o usuário acessar o site e buscar por determinado termo, que logo em seguida receberia uma planilha repleta de opções. Porém, em meados de 2016, ela foi associada à plataforma de gestão de anúncios do Google e passou a ter recursos mais elaborados.
Além de ser utilizado para estimar o CPC – Custo Por Clique e os orçamentos da sua campanha no Google Ads, ele também pode ser usado para:
- Criar o planejamento de conteúdo do seu negócio;
- Desenvolver listas de palavras-chave;
- Investigar o volume de pesquisa;
- Analisar a concorrência das palavras;
- Analisar seus investimentos.
No decorrer deste texto, você irá conferir 5 dicas de como aplicá-lo em seu negócio e entender melhor seus recursos.
Curiosidade: As previsões do Google Keyword Planner são atualizadas diariamente, sempre levando em consideração os últimos 10 dias, para que os dados sejam sempre atualizados.
O que é SEO?
O Search Engine Optimization, nada mais é do que a otimização dos motores de busca, ou seja, um compilado de técnicas para aumentar a visibilidade dentro de um site.
Essas técnicas utilizam as palavras-chave como isca, para que os conteúdos consigam ficar mais visíveis nas páginas e oferecer uma solução adequada para o usuário na frente dos concorrentes.
As palavras chaves – ou keywords – são a conexão que as pessoas que possuem algum problema e aquelas empresas que têm o poder de solucioná-lo. Afinal, ninguém merece ficar navegando em diversas páginas para encontrar o que precisa, né?
O Google Keyword Planner permite encontrar novas palavras-chave e termos em alta que o seu público busca na internet, e a partir disso, podemos identificar oportunidades de novos conteúdos e de ranqueamento para as páginas.
Dica de leitura: O que é SEO: estratégias para chegar ao topo do Google
5 dicas para utilizar o Google Keywords Planner
Antes de mais nada, mesmo que utilizar os anúncios do Google não estejam nos seus planos, é imprescindível que você crie uma conta no ADS para acessar o Google Keywords Planner.
Fazendo isso você chegará direto para a área de gestão de anúncios e pesquisas por palavras-chave, e poderá aplicá-lo em sua empresa. Neste tópico veremos 5 dicas para utilizá-lo em seu negócio. Vamos lá?
1. Conhecer mais sobre a Persona
O sucesso das estratégias de SEO e anúncios pagos está ligado diretamente com as palavras-chave, com os hábitos e intenções de buscas dos consumidores.
Com o Google Keywords Planner, você pode ter acesso a dados e informações que irão colaborar na hora de montar uma estratégia eficaz para a sua persona.
Desse modo, as chances de sucesso serão ainda maiores para o seu negócio. Indicamos que você explore ao máximo essa questão.
2. Descubra o volume de buscas
Você pode descobrir qual o maior volume de buscas para determinados termos e adaptar seus conteúdos, para que eles possam atrair o público correto e serem competitivos perante a concorrência. Legal, né?
3. Analise o mercado
Existem diversos fatores para serem levados em consideração na hora de escolher suas palavras-chave, analise com cuidado e baseie-se em suas necessidades e limites.
Você pode trabalhar com as mesmas palavras que o seu concorrente para atrair um tráfego qualificado, mas isso pode fazer com que a concorrência seja muito alta e inviabilize o sucesso das campanhas no leilão.
Leitura interessante: Leilão do Google Ads: entenda como ele funciona
4. Abuse das perguntas
Explore as perguntas em títulos e durante as estratégias do seu conteúdo para aumentar a audiência na sua página.
As palavras-chave para perguntas podem ser ‘’o que é…’’ e‘’como fazer…’’, por exemplo. São alternativas para gerar tráfego, mas lembre-se de utilizá-las com sabedoria e bom senso.
5. Pesquise o termo no Google
Uma dica que pode fazer com que você ganhe tempo, é observar as sugestões de pesquisa que aparecem diretamente no Google ao buscar determinada palavra-chave.
Os resultados podem surpreender e gerar bons insights para serem levados em consideração. Que tal fazer um teste por aí?
Agora que você já conferiu as 5 dicas para usar o Google Keyword Planner em seu negócio, vamos ver mais detalhes sobre as suas funcionalidades. Continue lendo e descubra.
Funcionalidades
O Google Keyword Planner possui diversas funcionalidades para a gestão de SEO das páginas de conteúdo. Confira as principais:
- Pesquisa de novos termos;
- Dados de tendências e volume de buscas;
- Combinação de palavras e refinação de keywords;
- Filtro de pesquisa por região;
- Palavras-chave negativas.
A seguir, confira quais são as principais vantagens de aplicar o Google Keyword Planner nas estratégias para alavancar o seu negócio.
Quais as vantagens de aplicar o Google Keywords Planner?
O Google Keyword Planner foi desenvolvido pelo próprio Google, o pai de todos da internet, e pode ser considerado uma ferramenta surpreendente. Veja a seguir alguns motivos que justificam isso:
- Capaz de proporcionar ideias de palavras-chave;
- Permite conhecer o volume da busca de cada palavra;
- Possibilita importar listas de palavras em planilhas;
- Oferece temas e subtemas para blogs;
- Permite a pesquisa por localização geográfica;
- Dá estimativas de lance que permitem a definição do orçamento;
- Mostra a concorrência das palavras-chave;
- Oferece qualidade e não quantidade na sua estratégia.
Cuidado com alguns pontos
Como toda e qualquer ferramenta, o Google Keyword Planner também precisa ser usado de maneira estratégica e com sabedoria e existem algumas dicas que podem ajudar com isso. Confira abaixo:
- 8 ou 80: Cuidado ao criar campanhas “genéricas” demais ou específicas, elas podem reduzir o volume de busca;
- Objetivos de conversão: Utilize somente os termos que são relacionados a esses objetivos;
- Palavras-chave negativas: Cuidado para não utilizar termos dos concorrentes;
- Orçamentos competitivos: Defina orçamentos competitivos, considerando o sistema de leilão, onde o ADS com verbas maiores são exibidos nas melhores posições e horários.
Para aumentar o conhecimento: Como funciona o leilão do Google Ads?
Tudo pronto para aplicar o Google Keywords Planner em seu negócio?
Quando você se preocupa em pesquisar a demanda de palavras-chave, você pode identificar oportunidades de negócio e informações valiosas sobre os hábitos do seu cliente.
O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta para ser utilizada em conjunto com campanhas de marketing de conteúdo focados em topo e meio de funil, portanto, estude mais e utilize-a com sabedoria! E aí, curtiu aprender mais sobre o tema? Até a próxima!