Como Profissionalizar a Gestão Comercial com o CRM

Diretor comercial executando a gestão comercial

O sistema de sistema de CRM auxilia a qualquer empresa, independentemente do tamanho, a profissionalizar a gestão comercial da sua equipe de vendas.

Além disso, promove uma profunda mudança de comportamento no atendimento aos clientes.

Nos tempos de hoje profissionalizar a gestão de vendas da sua empresa é uma questão de inovação e de sobrevivência do seu negócio.

Em vendas isso não é diferente!

Promover treinamentos, reciclar conhecimentos, contratação e demissão de pessoas são estratégias que há tempos são usadas para profissionalizar gestão comercial.

A questão é conseguir medir o quanto elas são efetivas.

E justamente aí que entra a adoção de um software de CRM para aprimorar  a gestão comercial.

Não basta só mudar as pessoas, ou treinar, isso ajuda e é muito importante, mas sua empresa precisa de uma ferramenta que assegure a aplicação do método de vendas.

Sem dúvida alguma, o CRM, pode ajudar o seu negócio a dar um grande salto na profissionalização da equipe e criar uma nova percepção dos seus clientes em relação a sua empresa.

Nesse post vamos discutir:

  • O que significa profissionalizar a gestão comercial
  • Gestão por dados e fatos com o Software de CRM
  • Perfil da equipe
  • O Software de CRM Melhora a Gestão Comercial

1. O que significa profissionalizar a gestão comercial

A profissionalização da sua equipe de vendas depende de uma visão muita clara por parte da direção de onde se deseja chegar.

Uma vez determinado o destino é preciso planejar o roteiro da viagem.

Com isso quero dizer que sua empresa só terá uma equipe de vendas profissionalizada a partir do momento que existe uma gestão comercial profissional por parte da sua direção.

A empresa deve possuir perfis de pessoas condizentes com sua missão, um método de trabalho, métricas e indicadores que mostrem se estamos no caminho certo.

As pessoas se tornam profissionais a partir do momento em que existe um procedimento claro de como proceder, uma forma de avaliar e dar um feedback sobre esse desempenho.

Leia também – Como dar um bom feedback em 5 passos

Caso prefira assista ao vídeo – Feedback – dicas para motivar a equipe

2. Gestão por dados e fatos com o software de CRM

Profissionalizar significa abrir mão do “eu acho”.

A gestão comercial pelo achismo ainda impera em muito negócios, em especial, aqueles muitos atrelados e dependentes do seu fundador.

Como fez muita coisa certa o líder maior pensa que sabe tudo e que gerir só pela intuição garante a perpetuidade do seu negócio.

O CRM ajuda com dados e fatos.

Lá devem estar nossos prospects, a gestão dos clientes inativos e ativos, bem como oportunidades abertas e fechadas.

A intuição não deve ser menosprezada, mas deve ser comprovada com a ajuda do CRM.

3. Perfil da equipe

Ao adotar um sistema de CRM, por tabela, você adota um método de trabalho.

Com isso fica mais simples levantar qual o perfil da equipe de vendas que deseja e quais as especificações mínimas necessárias de cada pessoa dentro de cada cargo da estrutura comercial.

O processo de contratação fica mais claro e as chances de acertar são muito maiores.

Não tenha pressa e não abra mão do que foi definido.

Contratar uma pessoa só para tapar buraco é um erro que nos tempos atuais não é mais permitido cometer.

Cabe ao gestor encontrar pessoas que tenham os requisitos determinadas de acordo com nosso ciclo de vendas e perfis de clientes.

É um trabalho de garimpo, mas são as pessoas que fazem a empresa crescer ou quebrar.

As pessoas certas no lugar certo, ou atrair e reter talentos, é o maior desafio para garantir um grau de excelência e profissionalização do seu negócio.

Leitura complementar – Como montar uma equipe de vendas

Assista ao vídeo – Como recrutar talentos

4. O software de CRM melhora a Gestão Comercial

Um dos maiores benefícios de um CRM é manter o foco do vendedor.

A área comercial é dinâmica e cheia de distrações.

É muito fácil perder um tempo danado com atividades que dispersam o caminho da meta.

Foco são as atitudes que garantem o atingir da meta.

Com o sistema de CRM conseguimos medir se o que estamos fazendo está dentro do planejado.

Verificamos se nosso processo está adequado a nossa realidade e se os números que temos no momento nos ajudam a chegar nos números desejados.

O Ser Humano não tem uma tendência natural para manter o foco.

Somos fáceis de distrair e arranjar desculpas é uma das nossas especialidades para explicar por que cedemos a tentação.

O CRM por si só é uma ferramenta que orienta quais passos devem ser executados em determinada situação.

Isso facilita a análise de dados do vendedor, contribui na tomada e decisão e na elaboração de ações de vendas.

Profissionalizar a equipe de vendas é uma tarefa diária, contínua e sem data para acabar.

Mas nada mais gratificante para um empresário perceber que a  gestão comercial  da sua equipe de vendas cresce e amadure a cada dia com a adoção de boas práticas corporativas.

Não deixe de ler: 5 Ferramentas para a Gestão Comercial

imagem que demonstra como usar o sistema crm

 

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