Não é de hoje que todos sabem que a gestão do tempo do vendedor é o mais caro dos recursos.
O tempo é democrático, não é preconceituoso e não discrimina ninguém.
A pessoa mais rica do mundo, ou a mais pobre, tem exatas 24h por dia para fazer a diferença.
Mesmo assim desperdiçamos o tempo de maneira irresponsável.
Praticamos a procrastinação e manter o foco e a disciplina para aproveitar bem o tempo que se tem é um grande diferencial competitivo.
Para ajudar na administração do tempo do vendedor o software de CRM traz várias informações para manter o foco.
Vamos ver neste post:
- Como definir prioridades
- Como gerenciar atividades
- Gestão da agenda pessoal
- Agenda e follow up
- Controle de propostas
Administrar bem o seu tempo é fator determinante para atuar de forma inteligente no mercado.
Assista ao vídeo – Inteligência em Vendas e saiba como a gestão do tempo é um diferencial competitivo.
De volta ao artigo vamos discutir as 5 dicas para melhor gestão do tempo do vendedor
1. Como definir prioridades
Um sistema de CRM, com certeza, ajudará na árdua missão de gerenciar o fator tempo e deve ser seu grande aliado para aumentar as suas vendas.
O CRM ajuda o profissional de vendas a definir prioridades de acordo com o seu momento na carreira ou em relação aos resultados que se pretende alcançar no decorrer de um determinado período.
Explico: imagine que ao iniciar a carreira em vendas ou em um novo emprego o vendedor necessite trabalhar com mais afinco a prospecção.
O Clientar CRM apresenta inúmeras informações detalhadas a este respeito.
Quantos prospects tem na carteira, em quais estados ou cidades eles se concentram, nichos de mercado ou ainda quantas propostas em aberto temos nos clientes com o perfil Prospect são somente algumas das informações que você terá na palma das suas mãos.
Assim fica fácil determinar quanto tempo do seu dia ou semana é o ideal para conquistar novos clientes para o seu negócio.
2. Como gerenciar atividades em relação a gestão do tempo do vendedor
Outro aspecto que o CRM auxilia é o gerenciamento das atividades.
Quanto tempo desperdiçamos em nosso dia com atividades não programadas e que em nada contribuem para alcançar as nossas metas?
No sistema de CRM você pode planejar o seu dia e já deixar um tempo para as atividades que são necessárias, mas que podem e devem ser feitas em horários que afetem em menor grau o seu desempenho.
Que tal resolver as pendências administrativas logo no começo do dia ou em horários em que é mais difícil encontrar o cliente.
Leia mais sobre – Desperdício do tempo
3. Gestão da agenda pessoal
Também está no DNA de um software de CRM a gestão da agenda pessoal.
Por agenda entendo os horários marcados para encontros pessoais, seja para reuniões internas, com clientes ou outras atividades.
No sistema de CRM o gestor pode acompanhar seus compromissos e o profissional de vendas ao agendar um novo afazer pode convidar ou comunicar, caso necessário, outros colegas de trabalho e até mesmo o cliente. Tudo rápido e simples!
4. Agenda e follow up
Ao meu ver uma das grandes vantagens do CRM é a gestão e agendamento do follow-up.
Infelizmente o follow-up é uma das técnicas menos utilizadas em vendas.
Não sei se é por confiar demais na própria memória ou por menosprezar a força de uma rotina bem elaborada de follow-up.
O que sei é muitos vendedores não praticam da forma correta pelo simples fato de não ter uma ferramenta adequada que o ajude a marcar a data do próximo contato.
Sem o software de CRM fica somente em evidência os compromissos mais urgentes e com o tempo inúmeros clientes ficam esquecidos ou literalmente abandonados prontos para receber uma oportunidade da concorrência.
Veja um exemplo de follow up no CRM aqui.
5. Controle de propostas
E por fim o CRM ajuda na gestão do tempo e controle das propostas em aberto.
Isso é um dos grandes benefícios do CRM para o vendedor.
Seja o cliente prospect, inativo ou ativo na gestão do tempo é fundamental você se dedicar as oportunidades que estão abertas.
Afinal, é o que você tem de mais próximo da etapa do fechamento.
Acredite: uma das maiores falhas do vendedor é perder o que chamo de timing do fechamento.
Por não administrar bem o tempo o vendedor perde oportunidades que apesar de pequenas podem ser grandes negócios no futuro.
Assim sem a informação correta perde-se o foco e surgem desculpas para explicar a falta de resultados.
A gestão do tempo do vendedor é sempre um dilema.
O que é URGENTÍSSIMO, URGENTE ou IMPORTANTE na sua rotina?
Com um uso de um sistema de CRM as respostas a essas perguntas ficarão bem mais fáceis, pode apostar!
Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?