Como Profissionalizar a Gestão Comercial com o CRM
O sistema de sistema de CRM auxilia a qualquer empresa, independentemente do tamanho, a profissionalizar a gestão comercial da sua equipe de vendas.
Além disso, promove uma profunda mudança de comportamento no atendimento aos clientes.
Nos tempos de hoje profissionalizar a gestão de vendas da sua empresa é uma questão de inovação e de sobrevivência do seu negócio.
Em vendas isso não é diferente!
Promover treinamentos, reciclar conhecimentos, contratação e demissão de pessoas são estratégias que há tempos são usadas para profissionalizar gestão comercial.
A questão é conseguir medir o quanto elas são efetivas.
E justamente aí que entra a adoção de um software de CRM para aprimorar a gestão comercial.
Não basta só mudar as pessoas, ou treinar, isso ajuda e é muito importante, mas sua empresa precisa de uma ferramenta que assegure a aplicação do método de vendas.
Sem dúvida alguma, o CRM, pode ajudar o seu negócio a dar um grande salto na profissionalização da equipe e criar uma nova percepção dos seus clientes em relação a sua empresa.
Nesse post vamos discutir:
- O que significa profissionalizar a gestão comercial
- Gestão por dados e fatos com o Software de CRM
- Perfil da equipe
- O Software de CRM Melhora a Gestão Comercial
1. O que significa profissionalizar a gestão comercial
A profissionalização da sua equipe de vendas depende de uma visão muita clara por parte da direção de onde se deseja chegar.
Uma vez determinado o destino é preciso planejar o roteiro da viagem.
Com isso quero dizer que sua empresa só terá uma equipe de vendas profissionalizada a partir do momento que existe uma gestão comercial profissional por parte da sua direção.
A empresa deve possuir perfis de pessoas condizentes com sua missão, um método de trabalho, métricas e indicadores que mostrem se estamos no caminho certo.
As pessoas se tornam profissionais a partir do momento em que existe um procedimento claro de como proceder, uma forma de avaliar e dar um feedback sobre esse desempenho.
Leia também – Como dar um bom feedback em 5 passos
Caso prefira assista ao vídeo – Feedback – dicas para motivar a equipe
2. Gestão por dados e fatos com o software de CRM
Profissionalizar significa abrir mão do “eu acho”.
A gestão comercial pelo achismo ainda impera em muito negócios, em especial, aqueles muitos atrelados e dependentes do seu fundador.
Como fez muita coisa certa o líder maior pensa que sabe tudo e que gerir só pela intuição garante a perpetuidade do seu negócio.
O CRM ajuda com dados e fatos.
Lá devem estar nossos prospects, a gestão dos clientes inativos e ativos, bem como oportunidades abertas e fechadas.
A intuição não deve ser menosprezada, mas deve ser comprovada com a ajuda do CRM.
3. Perfil da equipe
Ao adotar um sistema de CRM, por tabela, você adota um método de trabalho.
Com isso fica mais simples levantar qual o perfil da equipe de vendas que deseja e quais as especificações mínimas necessárias de cada pessoa dentro de cada cargo da estrutura comercial.
O processo de contratação fica mais claro e as chances de acertar são muito maiores.
Não tenha pressa e não abra mão do que foi definido.
Contratar uma pessoa só para tapar buraco é um erro que nos tempos atuais não é mais permitido cometer.
Cabe ao gestor encontrar pessoas que tenham os requisitos determinadas de acordo com nosso ciclo de vendas e perfis de clientes.
É um trabalho de garimpo, mas são as pessoas que fazem a empresa crescer ou quebrar.
As pessoas certas no lugar certo, ou atrair e reter talentos, é o maior desafio para garantir um grau de excelência e profissionalização do seu negócio.
Leitura complementar – Como montar uma equipe de vendas
Assista ao vídeo – Como recrutar talentos
4. O software de CRM melhora a Gestão Comercial
Um dos maiores benefícios de um CRM é manter o foco do vendedor.
A área comercial é dinâmica e cheia de distrações.
É muito fácil perder um tempo danado com atividades que dispersam o caminho da meta.
Foco são as atitudes que garantem o atingir da meta.
Com o sistema de CRM conseguimos medir se o que estamos fazendo está dentro do planejado.
Verificamos se nosso processo está adequado a nossa realidade e se os números que temos no momento nos ajudam a chegar nos números desejados.
O Ser Humano não tem uma tendência natural para manter o foco.
Somos fáceis de distrair e arranjar desculpas é uma das nossas especialidades para explicar por que cedemos a tentação.
O CRM por si só é uma ferramenta que orienta quais passos devem ser executados em determinada situação.
Isso facilita a análise de dados do vendedor, contribui na tomada e decisão e na elaboração de ações de vendas.
Profissionalizar a equipe de vendas é uma tarefa diária, contínua e sem data para acabar.
Mas nada mais gratificante para um empresário perceber que a gestão comercial da sua equipe de vendas cresce e amadure a cada dia com a adoção de boas práticas corporativas.
Não deixe de ler: 5 Ferramentas para a Gestão Comercial