Gestão à Vista: O que é?

O papo hoje é sobre gestão à vista, que nada mais é que uma alternativa para obter uma gestão mais eficiente, tendo como foco resultados e que ainda consiga entender todos os aspectos organizacionais de seu negócio.

Gestão à vista são quadros ou outros meios que mostram os indicadores de gestão em tempo real.

Confira os tópicos que separamos para te ajudar a fazer uma gestão à vista eficiente:

  • O que é gestão à vista?
  • Quais as vantagens que a gestão à vista traz para o seu negócio?
  • Confira quais são as etapas para uma gestão à vista bem sucedida
  • Conheça o CRM!

O que é gestão à vista? 

A gestão à vista é uma ferramenta muito simples que pode ser facilmente implantada em seu negócio, uma vez que sua meta maior já foi definida, os indicadores que vão mostrar se você está ou não atingindo, por exemplo, a meta de vendas. 

É preciso expor e por todos esses parâmetros para que seus colaboradores estejam atualizados da situação da empresa. É sempre válido usar recursos como gráficos, post-it, quadros com checklist, com o método Kanban (to do, doing e done). 

Os indicadores podem estar expostos em quadros, monitores, computadores, seja onde for, o mais importante é que ele seja visto e acompanhado diariamente, no máximo, semanalmente! Jamais exponha um indicador para ser visto anualmente, isso não resolverá seus problemas.

Tenha em mente sempre que você só melhora aquilo que você pode medir! Sem medição, não há inovação e nem gestão.

Leia também: Como estabelecer metas de vendas eficientes?

Quais as vantagens que a gestão à vista traz para o seu negócio?

A gestão à vista é capaz de trazer melhorias significativas para o seu negócio, pois ela é capaz de impactar em diferentes pontos de vista. Confira!

Melhoramento no controle sobre as suas metas

Quando uma empresa decide usar a gestão à vista, ela deve expor os quadros de comparação de desempenho de cada colaborador, incentivando sobretudo uma competição saudável entre os times da empresa por resultados satisfatórios.

É preciso apontar também qual a porcentagem da meta semanal ou mensal que já foi alcançada, tal atitude é capaz de contribuir para reforçar a necessidade de engajamento de cada funcionário para que a companhia seja bem-sucedida.

Elevação do engajamento dos colaboradores

Em uma empresa onde os colaboradores possuem autonomia no trabalho, a tendência é que o compromisso emocional com a organização cresça cada vez mais. Consequentemente, temos equipes mais engajadas e uma maior produtividade.

Facilidade na hora de identificar os pontos fracos da empresa

Com os indicadores expostos, é possível avaliar o desempenho de cada área da sua empresa. Isso facilita, e muito, a identificação de quais são os pontos a serem melhorados e quais são os pontos considerados de risco e que influenciam, de forma direta, os resultados do negócio e, por consequência, a parte financeira da empresa.

Favorecimento das tomadas de decisões

Esse pode ser considerado uma das maiores vantagens ao implementar essa ferramenta em sua empresa, afinal, você terá a possibilidade de passar a tomar decisões de maneira mais certeira e em um menor tempo.

Isso acontece, pois os gestores conseguem ter acesso aos indicadores em tempo real, em cada tarefa que é realizada por cada área, podendo ainda antever eventuais problemas e propor soluções a tempo de que alguma catástrofe aconteça.

Dica de leitura: Decision maker – o que é?

Confira quais são as etapas para um gestão à vista bem sucedida! 

Com a finalidade de trazer inúmeros efeitos positivos, é preciso ter muito cuidado ao aplicar a gestão à vista na sua empresa, afinal, você estará expondo dados da sua empresa para todos os funcionários.

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, veja as dicas que separamos para te auxiliar nesse processo!

É preciso definir os processos que necessitam de medições

A sua empresa precisa gerar valor para o cliente. Quando sabemos ao certo aquilo que o consumidor mais valoriza no serviço ou produto que você oferece, facilita-se ao máximo as definições acerca de quais são os processos que devem ser medidos.

Assim, se a agilidade no atendimento ao cliente é vista como um diferencial relevante, esse processo tem que ser monitorado de perto.

Seleciona os KPIs que serão utilizados

É preciso verificar se os vendedores da sua empresa estão prestando uma consultoria para o cliente e não somente tentando vender seus produtos para bater as metas do mês.

Em muitas empresas, pode ocorrer a necessidade de realizar uma pesquisa digital online por trimestre. Na atualidade, pode-se encontrar plataformas que possibilitam fazer isso com a facilidade e confiabilidade, para que você consiga escolher os KPIs (Key Performance Indicator) mais adequados para cada processo.

Dica de leitura – Como definir KPI´s

Escolha uma interface para o painel de gestão à vista

O que não faltam são opções para essa escolha. Podemos escolher o Excel e o Google Sheets, por exemplo, que podem ajudar no controle dos indicadores. Nesse sentido, eles podem gerar gráficos de fácil compreensão e ser disponibilizados em grandes painéis.

Ademais, a sua empresa pode ainda adotar softwares de gestão que tenham por finalidade acompanhar as metas criadas, as quais já apresentem um layout personalizado.

Um funil de vendas também acaba sendo um modelo de gestão à vista que pode evidenciar como as vendas da empresa estão fluindo ao longo do tempo.

Acompanhe diariamente e faça ajustes no que for necessário

Mais do que saber montar um quadro de gestão à vista, é preciso monitorar de forma adequada e periódica os resultados que são apresentados.

Saiba que um modelo desses de gestão tem como base a compreensão de mudanças de cenário rapidamente, o que ajuda a decidir as ações necessárias para promover ajustes e ainda corrigir erros.

Será por meio da visualização em tempo real dos painéis com os indicadores que ações coordenadas e bem estruturadas podem ser perfeitamente executadas pelos gestores da área, evitando que erros comprometam os resultados ao longo do processo.

Leia também: Funil de vendas – o que é, benefícios e como criar o seu!

Após tantas explicações sobre gestão à vista foi possível entender que todo o processo precisa ser acompanhado de um bom checklist que será seu ajudante na hora de escolher os melhores indicadores, melhores modelos de gráficos e de abordagens.

Um ajudante não precisa ser necessariamente uma pessoa, você sabe, né? Pois é, o seu novo ajudante tem nome e sobrenome, Customer Relationship Management! Mais conhecido, pelos mais próximos como CRM de Vendas!

É isso mesmo, seu ajudante será uma ferramenta de gestão que será capaz de te ajudar em todos os processos e áreas da sua organização.

Conheça o Software de CRM!

O CRM é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade armazenar todos os dados que sua empresa possui, desde o histórico de vendas dos seus consumidores, até os dados que se referem às metas estabelecidas para cada setor do seu negócio.

É dessa forma que muitos empresários descobriram onde estavam os gargalos que impediam suas vendas e ainda puderam acompanhar através dos relatórios feitos pelo CRM onde estavam os pontos fortes e os mais vulneráveis da empresa.

Não perca mais seu tempo, saiba tudo sobre o CRM e alavanque suas vendas.

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