Gerar leads e aumentar os seus números é sempre uma vontade de qualquer empresa e quanto mais qualificado eles forem, melhor! É por isso que falaremos sobre como gerar leads no Google, uma empresa que apresenta suas restrições e no geral é bastante rigorosa nesse processo, porém, é uma ferramenta muito boa para isso.
O Google Ads é sem sombra de dúvidas uma das ferramentas mais completas e com maior potencial quando o assunto é gerar leads nos dias de hoje. No entanto, suas políticas de privacidade e regras podem ser um entrave na hora de realizar campanhas e gerar leads.
Com a ascensão digital que vivemos gerar leads, sobretudo os mais qualificados possíveis, significa um ativo muito valioso para uma empresa e saber trabalhá-los pode gerar um aumento nas vendas do seu negócio.
Confira a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a gerar leads no Google.
- O que são leads?
- Como gerar leads no Google?
O que são leads?
Os leads nada mais são do que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.
A partir desse contato, você poderá iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada. Uma oportunidade de negócio e tanto, não é mesmo?
É por isso que a gestão de leads é de vital importância para fazer sua empresa crescer.
Além disso, quando falamos de leads já pensamos também sobre a sua geração, ou seja, o processo de transformar desconhecidos – que estão interessados no contexto da empresa – em conhecidos, através da produção de conteúdos e de artefatos que são considerados relevantes o suficiente, para que essas pessoas escolham espontaneamente entregar seus dados, dando início em um relacionamento onde haja troca simultânea de valor.
Não podemos deixar de mencionar que os Leads são as pedras fundamentais do marketing moderno. Por meio da sua aquisição, é possível utilizar ferramentas de análises de métricas e calcular o nível de engajamento do potencial cliente.
Isso permitirá que você entenda em que etapa ele está em seu funil de vendas.
O método ideal para determiná-lo é o chamado lead scoring. Funciona assim: sempre que a pessoa realiza uma ação, ela recebe um determinado número de pontos. Essa classificação irá indicar o quão educado, envolvido e interessado ela está. Todas as variáveis relacionadas ao placar são determinadas pela própria empresa.
Saiba mais: Gestão da Carteira de Clientes
Como gerar leads no Google?
A partir do momento que entendemos o valor que o Leads possui para o nosso negócio, precisamos entender as formas de gerar esses ativos através do Google Ads. A plataforma em questão proporciona 3 modalidades para geração de cadastros: Youtube, Rede de Pesquisa e Rede de Display.
1. Youtube
O Youtube vem se apresentando muito mais que uma plataforma de vídeos, mas também uma rede social e sobretudo uma grande fonte de pesquisas dentro da internet.
Atualmente, ela só está atrás do Google e seus clientes em potencial provavelmente passam algum tempo nessa plataforma.
Dependendo do seu ramo, os vídeos podem ser uma fonte de pesquisa muito recorrente, afinal quem nunca procurou um vídeo que explicasse algo um pouco mais complexo de se entender apenas com palavras-chave, não é?
Os formatos de anúncios mais comuns no Youtube são: TrueView In-Stream, Descoberta TrueView e Não ignoráveis.
O primeiro são aqueles exibidos no início, meio ou fim do vídeo, o segundo serve para que o seu anúncio apareça no topo de uma página de pesquisa e o terceiro é aqueles que o usuário não pode “pular”.
Independente de qual dos 3 você utiliza, com exceção dos ‘Não ignoráveis’, os quais o usuário é obrigado a ver seu anúncio, se uma pessoa viu sua propaganda até o final é um sinal de interesse no seu produto ou serviço que ela está sinalizando a você.
Para que esse usuário do Youtube se torne um lead é preciso que seu anúncio tenha um botão, CTA, que leve para uma página de captura onde ele precisará fazer um cadastro. Para conseguir isso é importante:
- Criar anúncios interessantes que prendem a atenção do usuário até o fim;
- Oferecer um material de qualidade e relevante em troca do cadastro do usuário (um ebook, planilha,webinar etc);
- Criar uma landing page bem estruturada para atrair o cliente a converter;
- Segmentar o público de forma correta.
2. Rede de Pesquisa – como gerar leads
Outra forma de conseguir entender como gerar leads no Google é através da Rede de Pesquisa.
A Rede de Pesquisa nada mais é do que os anúncios que aparecem relacionados a uma pesquisa.
Faça um teste agora mesmo, abra o Google e faça uma pesquisa, é provável que os primeiros resultados apareçam com a tag “anúncio”.
Isso significa que o dono daquele site pagou ao Google para que o seu site aparecesse bem rankeado para quando alguém fizesse uma pesquisa com uma palavra-chave como a que você acabou de usar.
Essa ferramenta é muito interessante quando conhece bem o perfil dos seus clientes, suas personas, de forma conhecer o que eles pesquisaram de fato e atrair a atenção deles estando no topo das pesquisas.
Essa pessoa que faz essa pesquisa de palavras-chave provavelmente está interessada no que você tem a oferecer, por isso é importante saber quais Keywords escolher para atrair o cliente que realmente está interessado.
Através dessa modalidade é possível direcionar a pessoa que clicar para uma landing page e tentar converter o visitante em lead por meio desta página.
3. Rede de Display
E por fim, a última modalidade disponível para que você entenda como gerar leads no Google é a Rede de Display. Essa ferramenta permite que você anuncie em sites que estão inscritos no Google Adsense.
Esses anúncios aparecem em forma de banners dentro dos sites e, quando feitos da maneira correta, podem gerar leads qualificados, mas para isso é preciso que você escolha bem os sites que vai anunciar.
Faça pesquisas sobre o seu segmento para não desperdiçar dinheiro. Por exemplo, se você vender artigos de material esportivo pode ser uma boa utilizar banners de sites de notícias sobre esporte. Seus clientes, possivelmente, consomem esse tipo de conteúdo.
É claro que uma estratégia não acaba com a geração de leads. Fazer a gestão de leads é a próxima etapa para convertê-los em clientes.
Para isso você deve contar com sistemas de automação de marketing, que incluem ferramentas de captação de leads.
Para fazer uma boa gestão dos leads gerados é fundamental que você tenha em mãos um software CRM, ou seja, Customer Relationship Management, o qual será o responsável por organizar as informações captadas em um só lugar e ainda proporcionará um fácil acesso.
O mais importante após gerar leads, é saber o que fará com ele e decidir a melhor abordagem e o sistema CRM pode te ajudar a fazer isso, afinal, esse sistema vai apontar onde estão os gargalos de vendas e emitirá relatórios que serão guias para melhorar suas vendas. Os benefícios do CRM são inúmeros, não deixe de conferir!
Leia também: 7 Perguntas sobre CRM de vendas
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