Como Criar e o que Deve Conter um Excelente Formulário de Leads
Não é novidade para ninguém que a captura de leads é essencial. Uma das formas mais eficientes e práticas para fazer isso, é através de um formulário de leads. Se você quer implementar um aí na sua empresa e não sabe como fazer, continue por aqui que vamos te dar dicas do que deve conter em um excelente formulário de leads.
Vamos abordar os seguintes tópicos ao longo do texto:
- O que é um lead
- Como funciona um formulário de leads
- Por que criar um?
- Como ter um excelente e eficiente formulário de leads
- Sistema CRM como auxiliador
O que é um lead
Antes de começarmos a discutir sobre o que um bom formulário de lead deve ou não ter, vamos entender melhor o que é um lead e como funciona o formulário.
Um lead nada mais é do que um interesse, um cliente interessado no seu produto ou serviço. Ao acessar o site da empresa, o possível cliente – o lead – deixou algumas informações pessoais, como e-mail ou telefone de contato, visando receber algo em troca.
É muito comum que as empresas ofereçam gratuitamente alguns serviços ou produtos digitais mais simples em seus sites. Um exemplo para isso seria um e-book ou um ingresso para assistir a uma palestra.
A única exigência é que o usuário preencha um campo de informações com algum meio para contato, além de outras perguntas simples decididas previamente pela empresa.
Posteriormente, esse usuário será contatado por uma equipe de vendas da empresa, visto que ele demonstrou interesse em um serviço ou produto ofertado por ela.
É dessa forma que uma pessoa pode vir a se tornar uma cliente.
Como funciona um formulário de leads
Agora podemos ver como funciona um formulário de leads!
O formulário trata-se de um “cadastro” que o usuário faz com alguns de seus dados pessoais no site da empresa. O usuário está sempre buscando algo em troca, por isso uma boa dica é ter uma oferta chamativa e inevitável.
Vale lembrar que não é uma tarefa fácil pensar e colocar em prática as perguntas nos formulários. É preciso se atentar antes de publicá-lo porque, se mal feito, o formulário pode ter um efeito contrário e não ser capaz de capturar leads para a empresa.
Mesmo que o site da sua empresa seja atrativo e convidativo, se você não tiver um bom formulário, seu resultado com os leads não será satisfatório.
Por que criar um?
Um ótimo e rápido jeito de atrair clientes é através do formulário de leads. É ele quem irá indicar quais são as pessoas interessadas nos produtos da sua empresa.
Em tópicos, vamos te convencer a criar um formulário de leads para sua empresa imediatamente! Veja só:
- O formulário serve para captar leads. Graças ao formulário, já foi meio caminho andando e você tem uma ideia de quais pessoas têm interesse no seu produto.
- Economiza tempo e orçamento. Tendo uma lista de possíveis clientes, sua equipe de vendas não precisa se preocupar com a etapa de encontrar pessoas.
- As perguntas te dão um norte a seguir. Não sabe qual a cor da próxima coleção de inverno na sua loja de roupas, por exemplo? Use o formulário a seu favor e pergunte aos usuários qual cor, de acordo com suas experiências, se aproxima da estação.
- É comum que as estratégias de marketing digital tragam esses formulários de leads. Não seja o único que ainda não aderiu a isso.
- É possível entender melhor o usuário e as suas necessidades. Sabendo o que as pessoas buscam, fica mais fácil aprimorar os produtos e serviços.
- Percebe-se qual item oferecido é o mais querido pelo público, o que tiver mais respostas foi o mais procurado. Assim, você sabe em qual deve investir mais.
- E claro, a sua taxa de conversão aumenta demais!
Recomendação de leitura: Como Qualificar Leads
Como ter um excelente e eficiente formulário de leads
Finalmente, vamos às dicas de como ter um formulário de leads eficiente para atrair mais e mais clientes e arrasar nas vendas!
Em tópicos, são:
- Deixe bem claro o bônus que o usuário ganhará quando responder ao formulário. Se ele está ali porque quer acesso a uma videoaula, por exemplo, de matemática, diga logo no início que o acesso será permitido após o formulário.
- Seja direto e não invasivo. Ninguém gosta de responder 30 perguntas e, convenhamos, nesse primeiro momento não há a necessidade de tantas perguntas.
- Fale sobre questões de privacidade. O usuário precisa saber que os dados que irá fornecer estarão seguros e são confidenciais, servindo apenas para um contato posterior da empresa.
- Não deixe de falar que você não vai lotar a caixa de spam do lead e nem encher seu celular com ligações.
- Não peça informações pessoais como números de CPF ou RG. Se o usuário ainda não conhece a sua empresa, ele não terá confiança para informar. Dados como e-mail, nome em redes sociais específicas, por exemplo, são mais leves e não geram preocupações.
- Visual deve ser atraente e de fácil entendimento. De nada adianta se empenhar para fazer um formulário de leads com boas perguntas se ele for confuso.
- O preenchimento deve ser rápido, então lembre-se de usar perguntas curtas e que não exijam tempo de resposta.
- Evite perguntas com respostas longas. É muito mais fácil ter que escolher entre opções do que ter que ficar escrevendo sobre o assunto.
- Mostre confiança. Deixe feedbacks e avaliações que outros usuários já fizeram acerca do seu produto ou serviço.
- É importante que a sua página seja acessível a qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou celular. Os formulários também devem ser simples e diretos, para que não tenha dúvidas na hora de preencher e acabem desistindo.
- O formulário não precisa necessariamente existir apenas no seu site. Ele pode estar em suas redes sociais, também pode ser acessado através de um link compartilhável ou, ainda, por meio de um código QR impresso em folhetos distribuídos em palestras, por exemplo.
- Revise o formulário periodicamente e o atualize, sempre tendo como foco o crescimento de leads. Os tempos mudam, os produtos são melhorados e nada mais justo do que ir checando e modificando o formulário de leads também.
Leitura complementar: Gestão da carteira de clientes simples e eficaz
Sistema CRM como auxiliador
Melhor ainda do que ter uma lista com os leads é ter um sistema para ajudar a organizar todos os dados, com rapidez e também muita precisão.
O sistema CRM é perfeito para ajudar nesse momento. Ele armazena os dados o tempo todo e auxilia a sua equipe de vendas a filtrar as melhores informações e contatos dos leads. Além de ajudar a entender qual o momento mais adequado para contatar o possível cliente.
O CRM gera mais agilidade e segurança, tanto para os usuários quanto para a sua equipe. As informações ficam armazenadas e apenas a empresa têm acesso aos dados.
O formulário de leads e o Customer Relationship Management, CRM, formam uma bela dupla nesse momento tão importante, que é o de buscar possíveis clientes para sua empresa. Portanto, não deixe de tê-los por perto para te auxiliar.
Leia também: Como Organizar seus Leads no CRM