Você conhece as ferramentas de gestão de vendas e sabe a importância que ela tem para o seu negócio?
Não importa se você administra uma pequena, média ou grande empresa, toda organização sobrevive de vendas e são elas que geram mais resultados.
Conheça neste artigo como funciona a gestão de vendas e como você pode implementá-la para alcançar os objetivos de sua empresa.
- O que são ferramentas de gestão de vendas e como ela funciona?
- Qual a importância da gestão de vendedores para as empresas?
- 11 ferramentas de gestão de vendas para otimizar seu trabalho
- Dicas para melhorar sua gestão de vendedores
O que são ferramentas de gestão de vendas e como elas funcionam?
A gestão de vendas está relacionada com a organização e otimização das vendas de uma empresa. Sua função principal é controlar o setor financeiro, com o intuito de aumentar a receita da companhia e impulsionar o seu desenvolvimento.
Portanto, as ferramentas de gestão de vendas envolvem aspectos como planejamento, direção e controle das vendas realizadas por um empreendimento. Além disso, cabe ainda a esse processo a administração de atividades envolvendo o recrutamento e seleção, e até mesmo o pagamento e estímulo de toda a equipe de vendas.
É com a análise dessas e muitas outras questões que a gestão de vendas que você compreenderá as necessidades da empresa, traçando estratégias e definindo as metas de forma coerente. Isso é essencial para o desenvolvimento de processos de venda que visem atingir os objetivos de receita da empresa.
Neste sentido, é fundamental que toda gestão de vendas priorize 3 aspectos centrais: a criação e administração da estratégia de vendas, a coordenação das atividades de vendas e a análise de relatórios de vendas e receitas.
Assim, é possível estruturar um bom projeto de vendas, com a seleção e organização de uma equipe profissional qualificada. O planejamento deve estar claro para todos os envolvidos no processo.
Seus colaboradores de vendas são seus maiores aliados para alcançar reais resultados financeiros para sua empresa. Por isso, é importante investir em um bom treinamento para o seu time de vendas e mantê-lo sempre motivado.
Inclusive, a gestão de vendas não se trata de uma atividade segmentada das demais atividades da empresa. Ela deve estar integrada com diversos outros setores, como por exemplo o setor executivo e o de marketing.
Qual a importância da gestão de vendas para as empresas?
Independentemente do tamanho da sua empresa, tenha certeza de que a gestão de vendas otimizará os seus ganhos. Com a contratação de uma equipe especializada nesse tipo de gestão você é capaz de aumentar a produtividade da sua empresa, conquistar os seus objetivos estratégicos e conseguir um maior engajamento por parte dos seus colaboradores.
Além disso, ao analisar os relatórios periódicos ajudam a compreender possíveis melhorias a serem realizadas até mesmo no que diz respeito ao produto ou serviço oferecido. Assim, você consegue satisfazer as reais necessidades de seus clientes, oferecendo uma melhor experiência e alcançando vantagem competitiva no mercado.
Acreditar que apenas as grandes companhias precisam investir em uma boa gestão de vendas é um erro grave. Esse tipo de prática é uma ótima ferramenta para pequenas e médias empresas, pois podem impulsionar as vendas iniciais e oferecer a visibilidade tão importante para o crescimento do negócio.
Neste sentido, as ferramentas de gestão de vendas otimizam os resultados do seu negócio, a partir da percepção das forças e fraquezas, internas e externas à corporação.
11 ferramentas de gestão de vendas para otimizar seu trabalho
Agora que você já conhece conceitos das ferramentas de gestão de vendas e sabe como elas podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa, vamos conhecer algumas ferramentas que vão otimizar o seu trabalho e oferecer ainda mais resultado.
1. Clientar CRM
O sistema Clientar CRM é uma ferramenta completa de gestão de vendas. Com ele você vai poder fazer tudo de maneira simples e prática. Otimizando a organização do dia a dia da sua empresa.
É possível realizar a gestão automática de seus clientes ativos e inativos. Assim a sua equipe terá um maior controle sobre o perfil de seu público e como abordá-los. Além disso, você é capaz de estabelecer lembretes de aniversário de seus clientes, podendo oferecer uma experiência afetiva e individualizada.
Ainda, no intuito de oferecer o melhor serviço ao seu público, o sistema permite parametrizar o tempo máximo que seus clientes e propostas podem ficar sem contato. Assim, você poderá realizar um atendimento mais cuidadoso com cada um e melhorar a percepção da sua clientela.
Com um fluxo de trabalho intenso algumas informações podem ser esquecidas. É por isso que esta ferramenta te ajuda a convidar e lembrar os seus colaboradores sobre as reuniões de equipe.
Além disso, com esse software, você acompanha suas metas e vendas em tempo real e monitora suas taxas de conversão, número de propostas em aberto, histórico de relacionamento e relatórios baseados na curva ABC de Pareto. Contando com a incrível possibilidade de integração com o ERP da sua empresa. Tudo para facilitar a sua gestão de vendas.
2. Snov.io
O CRM Snov.io oferece à sua empresa mais leads, vendas e receitas a partir de uma gestão de vendas otimizada pelo software. Com ele você poderá encontrar mais rápido boas oportunidades de vendas para preencher o seu funil.
Para isso você contará com a ajuda do Localizar do e-mails e do Verificador de Tecnologias. Além disso, é possível integrar a Snov.io a diversos aplicativos de formulários, trabalho em equipe, suporte ao cliente, mídias sociais e muitos outros.
Você vai com certeza otimizar a sua gestão de vendas, pois gastará pouquíssimo tempo para encontrar leads com o sistema automatizado. A Snov.io te ajuda a verificar e fazer download de suas próprias listas de leads. Tudo isso, evitando as duplicatas. Para melhorar, você pode reduzir a taxa de rejeição com a limpeza periódica de suas listas de e-mails.
Aumente o envolvimento do seu público com a campanha de gotejamento que conta com e-mails personalizados e humanizados, garantindo a conversão. Você será capaz, inclusive de rastrear e-mails enviados diretamente para o seu Gmail.
Para sair à frente você pode ainda observar a concorrência e as tecnologias utilizada por eles. Assim, sua empresa é capaz de avaliar melhor as forças e fraquezas diante do mercado em que está inserida.
O mais interessante é que está plataforma é totalmente gratuita. Você poderá iniciar a sua gestão e o desenvolvimento da sua empresa sem nenhum custo. O investimento em algum plano é necessário quando a sua empresa precisar de mais do que 50 créditos mensais ou um número superior a 100 destinatários de campanha.
3. DocuSign Agreement Cloud
Com a DocuSIgn Agreement Cloud, você vai fechar seus contratos com baixo custo e de forma rápida e amigável. A plataforma permite que você edite e negocie de forma colaborativa, podendo realizar diversas versões com alterações rastreadas automaticamente.
Além disso, a ferramenta conta com um fluxo de trabalho automatizado que lhe permite encaminhar os contratos para aprovação e assinatura. A sua organização estará garantida, pois, os contratos assinados são armazenados em um repositório, facilitando futuras pesquisas.
Essa é uma ótima ferramenta para a sua gestão de vendas, se você deseja acelerar as transações, encantar seus compradores e melhorar a produtividade de seus colabores. Tudo para aumentar os seus lucros e oferecer uma ótima experiência para os seus clientes.
A DocuSIgn Agreement Cloud conta com 12 produtos disponíveis e mais de 350 integrações à sua disposição. É a ferramenta que vai te oferecer a facilidade da automatização do fluxo de trabalho, com a possibilidade de realizar aprovações de forma integrada, acompanhar o status do contrato e armazená-lo em seu CRM (Customer Relationship Management / Gestão de relacionamento com o cliente).
Com esse software, você vai mudar o seu conceito sobre contratos e entender as vantagens das transações digitais.
4. Google Trends
O Google Trends é uma grande ajuda se você se preocupa com o marketing de conteúdo e compreende como ele pode preencher o seu funil de vendas. A partir dele, você pode pesquisar as tendências atuais relacionadas a uma palavra-chave em específico.
Provavelmente, você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) para o seu sucesso na internet. Mas, para desenvolver um conteúdo que realmente gere engajamento você precisa entender a persona da sua empresa e o que mais a atrai.
A persona é uma espécie de cliente ideal. Não se trata de um sinônimo de público-alvo, mas de um conceito mais complexo que envolve uma maior especificidade do indivíduo.
Com o estudo da persona a sua equipe de comunicação poderá oferecer material mais relevante para seus clientes, além de ajudar a gestão de vendas a compreender melhor os seus leads.
Logo, o Google Trends organiza as informações de pesquisa feitas no próprio Google para oferecer informações detalhadas que vão te auxiliar no entendimento dos interesses desta persona.
Tudo é feito de forma gratuita e muito prática. Basta que você pesquisa uma palavra-chave referente ao seu nicho e assunto que deseja tratar. Assim, a ferramenta vai te disponibilizar uma gama de informações sobre as tendências de pesquisa de pessoas que pesquisaram essa mesma palavra.
5. Zendesk
O Zendesk é um software de suporte ao cliente que vai otimizar a gestão de vendas da sua empresa. Ela é uma ferramenta ideal se você deseja reduzir os custos e alcançar um rápido desenvolvimento empresarial.
Você vai poder oferecer aos seus clientes suporte em diversas formas de canais e ter todos os tickets organizados em uma única plataforma. Isso oferece organização para a sua empresa e rápida resolução dos problemas, aumentando a satisfação dos seus clientes.
Além disso, o fluxo de trabalho automatizado acelera o serviço de sua equipe, pois cada ticket é encaminhado para o agente responsável pela situação.
Muitas empresas já se utilizam desta ferramenta de gestão de vendas. E você pode começar hoje mesmo, sem nenhum custo, a partir de uma avaliação gratuita.
6. RD Station
A RD Station é uma plataforma que irá te oferecer solução seja para o marketing ou para sua gestão de relacionamento com o cliente. Com ela você vai potencializar alavancar a sua empresa e se destacar diante do mercado.
Você é capaz de criar suas campanhas e nutrir leads com essa ferramenta. Excelente para otimizar o seu marketing digital. Com esse software, você vai gerar boas oportunidades comerciais, incrementando a gestão de vendas da sua empresa.
Sua equipe conseguirá ainda automatizar o marketing e e-mail marketing, além de enriquecer as suas landing pages e redes sociais. Uma ótima forma de conquistar seus clientes com assuntos que realmente os interessam.
Crie funis de vendas personalizados e organize os seus contatos de maneira totalmente digital. Conte com a agilidade, segurança e baixo custo da RD Station.
A plataforma oferece ainda relatórios de resultados para orientar a sua gestão de vendas e a possibilidade de acionar lembretes de tarefas. Tudo para manter a sua equipe organizada e com foco no sucesso da empresa.
7. Salesforce
Um bom relacionamento com o cliente é o segredo para um negócio de sucesso e este é o foco da Salesforce. Com ela você é capaz de gerir operações de maneira rápida, inteligente e flexível.
A plataforma conta com um sistema de vendas sensacional que já está no mercado há mais de 20 anos. Com integração com o Slack, esta ferramenta reúne em um único lugar dados, alertas e conversas que vão auxiliar a sua gestão de vendas.
Entendendo a importância do diálogo entre os vários departamentos da empresa, o software conta com a possibilidade de conectar as equipes de marketing atendimento ao cliente, e-commerce, entre outros. Tudo isso através do SSOT (Single Source of Truth).
Com ferramentas de alta tecnologia, você vai poder gerenciar dados, derivar insights e realizar análises preditivas. Tudo construído no intuito de oferecer um relacionamento solido entre sua empresa e seus clientes.
O gerenciamento de leads, associado a automatização de preços e cotações, otimizarão o trabalho da sua equipe oferecendo excelentes resultados.
Para oferecer o melhor para o seu empreendimento, a Salesforce conta com diferentes planos tendo em vista o tamanho da sua empresa e suas reais necessidades. Além disso, todos podem ser testados gratuitamente para que você conheça a ferramenta antes de adquirir.
8. LinkedIn Sales Navigator
O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta que vai auxilia desde a prospecção de clientes até o fechamento de seus contratos. É possível se utilizar do poder do LinkedIn para criar relacionamentos duradouros com seus mais de 800 milhões de usuários.
Logo, você vai poder aumentar o seu pipeline e alcançar contratos de mais qualidade. Chega de vendas presenciais ou por telefone. Através do investimento em vendas no mundo digital, sua equipe de gestão de vendas alcançará excelentes resultados. E para isso o LinkedIn Sales Navigator pode fazer toda a diferença.
Não importa se você é autônomo ou se possui uma equipe maior. Esse software possui o plano ideal para você. E você pode testá-lo gratuitamente antes de adquirir.
9. Olark
A Orlak é uma ferramenta criada no intuito de facilitar a sua comunicação com seus clientes. Para uma boa gestão de vendas, entendemos que precisamos escutar, aprender e aprimorar. E esse é o lema da Olark.
Com esse software moderno você é capaz de oferecer ao seu público um atendimento rápido e personalizado, através de conversas online em tempo real. Além disso, todos os dados dos seus clientes poderão ser organizados e acessados facilmente pelo seu CRM.
Você irá contar com um banco de dados de fácil acesso, armazenamento de todas as conversas com os clientes e integração de diversas plataformas. Além disso, você terá fácil acesso às métricas necessárias à gestão de vendas, relatórios via e-mail e integração com o Google Analytcs.
A sua equipe de gestão de vendas irá certamente alcançar ótimos resultados com esse software.
10. Hootsuite
O Hootsuite é o software ideal se você deseja compreender melhor o seu público e se destacar nas redes sociais. Com ele você poderá programar as suas postagens de maneira rápida e simples, aumentando os seus números de seguidores e ganhando visibilidade.
Além disso, você terá fácil acesso às interações de seu público nas redes sociais, podendo entender o que eles realmente pensam, com o que estão satisfeitos e sobre o que desejam mudanças.
Se você conta com uma equipe de marketing para responder as suas redes, essa ferramenta é muito eficiente. É possível adicionar diversos administradores para responder a uma conta. E o seu time pode traçar comunicações internas antes de optar pela resposta definitiva.
Assim, é possível estabelecer uma comunicação harmoniosa com o cliente e condizente com os princípios da empresa. O teste desta ferramenta funciona por 30 dias de forma gratuita.
11. Criador de Landing Pages da SendPulse
Apresentar seu produto na web é uma parte importante do processo de gestão de vendas. Criar uma landing page dedicada para o seu produto ou serviço é muito fácil com a SendPulse.
Várias opções de personalização para uma landing page o ajudarão a manter a imagem da sua marca e a diferenciá-la dos concorrentes.
Além da funcionalidade básica de uma landing page, com a SendPulse os usuários podem integrar um sistema de pagamento e transformar sua página em uma loja online.
Para um melhor suporte ao cliente, você também pode adicionar um widget de várias assinaturas à sua landing page. Com este widget, os clientes podem se inscrever em um chatbot do messenger e obter respostas para perguntas frequentes sobre seu produto, preço, entrega, etc.
Dicas para melhorar sua gestão de vendas
Para te ajudar a desenvolver a sua gestão de forma ainda mais assertiva, separamos algumas dicas valiosas que vão potencializar as suas vendas. Não perca tempo e comece a investir na sua empresa.
- Elabore um planejamento: é importante que os objetivos e metas da empresa estejam bastante claros para a equipe de gestão de vendas. É através dessas questões que o seu time é capaz de traçar estratégias para alcançar os resultados desejados.
- Escolha boas ferramentas de gestão de vendas para facilitar seu trabalho: como você pôde perceber, uma boa ferramenta pode ajudar a organizar e agilizar o trabalho da sua equipe. Além de oferecer relatórios para uma melhor análise das mudanças necessárias.
- Estruture uma liderança: um líder não apenas ajuda a organizar o seu time e a distribuir as rotinas de funções como mantém a sua equipe engajada e motivada. Por isso, é muito importante selecionar bem quem estará a frente da sua gestão de vendas.
- Receba e transmita feedbacks para o time de vendas: assim como os feedbacks dos clientes são importantes para a empresa, isso também se faz necessário entre seus colaboradores. Ouvir e oferecer retornos aos seus funcionários ajudará no crescimento da sua empresa.
- Mantenha uma rotina de reuniões e alinhamentos: é importante manter uma rotina de reuniões e alinhamentos para evitar problemas nos horários. Lembre-se que essas atividades são extremamente necessárias para a realização do planejamento e, por isso, não devem ser negligenciadas.
Como apresentamos neste conteúdo, as ferramentas de gestão de vendas são essenciais para o sucesso da sua empresa. Por isso, independentemente do tamanho do seu negócio, comece hoje mesmo a pensar em sua equipe, ferramentas e estratégias que ajudam a alcançar os objetivos e potencializar seu negócio.
Conteúdo produzido pela equipe Snovio.