As ferramentas de gestão comercial são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio.
Em um mundo pós-digital, não dá mais para nos orientarmos por “achismos” e documentar os processos de vendas de qualquer maneira, em qualquer lugar ou de forma totalmente manual.
Agora, os dados são os ativos mais valiosos das empresas e com as ferramentas certas, eles certamente direcionam para melhores tomadas de decisão.
Por que investir em ferramentas de gestão comercial?
Você já ouviu falar da Indústria 4.0? Trata-se da Quarta Revolução Industrial – e estamos passando por ela neste exato momento.
Surgida em 2013 na Alemanha, essa fase tem mudado muito do que entendemos como gestão de negócios.
De um modo geral, a Indústria 4.0 se caracteriza pela automação. Com as tecnologias de cloud computing, IoT (Internet das Coisas) e Big Data, as empresas e indústrias investem na integração profunda entre a tecnologia e os processos produtivos.
Quando falamos especificamente em gestão comercial, estaremos integrados a essa era pós-digital quando investimos em um sistema de gestão que automatiza processos e gera dados em tempo real.
Sendo assim, as decisões são baseadas em uma interpretação ampla dos dados. Deixamos de lado os “achismos” e as inovações feitas às cegas e passamos a trabalhar com base em dados reais sobre nossos clientes, nossos colaboradores, a situação da empresa e sobre o mercado em geral.
E o que isso proporciona às empresas?
- Aumento da produtividade dos colaboradores;
- Integração dos processos;
- Mobilidade da equipe;
- Relatórios mais precisos;
- Acompanhamento das métricas em tempo real;
- Análise dos pontos fortes e fracos da gestão de vendas;
- Foco no core business.
Hoje, os sistemas de gestão comercial estão acessíveis a todas as empresas, inclusive para profissionais liberais e pequenos negócios.
A questão é escolher qual se aplica melhor a sua realidade, entre tantas opções no mercado.
Nesse caso, a seguir separamos 5 ferramentas de gestão comercial que são excelentes para você começar a transformação digital em sua empresa. Não falaremos sobre marcas, mas sobre os tipos de softwares que você pode investir.
5 principais ferramentas de gestão comercial
A seguir, confira cinco ferramentas importantes para gestão comercial!
1. Software de CRM
O software de gestão comercial mais conhecido e utilizado é o CRM (Customer Relationship Management), traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Trata-se de uma ferramenta voltada à gestão dos clientes da empresa, além do acompanhamento do trabalho dos vendedores.
Existem versões de softwares de CRM gratuitos no mercado. Mas, claro, com restrições em seus recursos.
É possível registrar diferentes dados e informações, o que no final das contas, gera relatórios e gráficos em tempo real que ajudam muito na tomada de decisão.
Exemplos de dados a serem armazenados e acompanhados:
- Andamento das vendas e follow up;
- Status das metas;
- Agenda dos vendedores;
- Histórico dos clientes (incluindo mensagens trocadas);
- Relatório de clientes inativos, prospects, ativos e inadimplentes;
- Status das propostas comerciais;
- Desempenho da equipe de vendas.
Outra vantagem do CRM é quando ele funciona em nuvem, permitindo que toda a equipe consiga acessar a ferramenta de forma rápida e a partir de seus dispositivos móveis – isso é ótimo para vendedores externos, por exemplo.
No vídeo a seguir, vamos entender melhor como funciona o CRM da Clientar para você ter uma ideia de todas funcionalidades que pode acessar:
Saiba mais: Como o software CRM pode alavancar as vendas do seu negócio?
2. ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é outro bom exemplo de ferramentas de gestão comercial.
Trata-se de um sistema que permite integrar todos os processos da empresa por meio da automação, controle e otimização.
Isso quer dizer que não apenas a gestão comercial é atendida, mas todos os departamentos (financeiro, administrativo, controle do estoque, etc.).
O objetivo do ERP é construir um fluxo de informações que ajudam a melhorar a cadeia produtiva e a tomar melhores decisões.
Mais adiante aqui no artigo, nós vamos falar da importância do CRM e do ERP serem integrados para o crescimento da empresa.
3. Business Intelligence (BI)
O terceiro exemplo das principais ferramentas de gestão comercial é o uso do BI, que traduzido quer dizer “Inteligência de Negócios”. Aliás, esse sistema é a cara da Indústria 4.0.
Business Intelligence é uma metodologia que coleta, reúne e analisa uma série de dados (internos e externos) relacionados à sua empresa e ao seu mercado – e depois dessa análise, você obtém informações relevantes para a tomada de decisão.
Este é um ótimo complemento para a gestão de vendas da empresa, já que com os dados coletados, é possível antecipar demandas e problemas, aumentando as vendas. O software de BI, portanto, é um braço direito do CRM.
4. Automação de marketing
Os setores de marketing e de vendas precisam trabalhar integrados. Afinal, enquanto a responsabilidade do primeiro é o de atrair pessoas que possam se tornar clientes da empresa, o segundo é o responsável pelo fechamento das vendas.
Então, o quarto exemplo de ferramentas de gestão comercial é o uso de uma ferramenta de gestão e automação de marketing.
Esse sistema ajuda a criar um fluxo automatizado de nutrição de leads (potenciais clientes) em diferentes canais (redes sociais, site, blog, e-mail, etc.). Isso economiza muito o tempo e aumenta a produtividade da equipe de marketing.
Por isso, o software de automação de marketing ajuda a preparar o lead ao ponto dele ficar interessado em comprar – e então a equipe de vendas (e seu CRM) entra em campo para trabalhar no fechamento do negócio.
5. Workflow
O quinto exemplo de ferramentas de gestão que você precisa investir é em um sistema de workflow.
O workflow permite uma comunicação integrada entre diferentes colaboradores em diferentes áreas para determinados projetos.
Por exemplo, um sistema de workflow da equipe de vendas pode ajudar a esquematizar tudo o que precisa ser feito para a conquista de um cliente e o pós-vendas, dividindo em estágios, onde cada colaborador terá a sua responsabilidade e o seu prazo.
Além de tornar o trabalho mais colaborativo, o workflow também ajuda a melhorar a produtividade da equipe e a identificar falhas nos processos.
O Trello é um dos exemplos de ferramentas de workflow muito utilizadas nas empresas, mas também existem outros softwares interessantes.
A importância da integração das ferramentas de gestão comercial
Bom, depois de conhecer os tipos de ferramentas de gestão comercial, é importante dizer que é preciso haver integração entre elas – pelo menos entre as principais.
A integração nada mais é do que esses sistemas “conversarem entre si”, eliminando a chance de relatórios imprecisos ou desconexos, por exemplo. Os dados de um precisam conversar com os dados do outro, entende?
Um exemplo básico é a integração entre o CRM e o ERP.
Enquanto o CRM direciona seu foco ao sucesso do cliente, o ERP integra o funcionamento disso ao restante da empresa.
Isso quer dizer que as informações coletadas no software de CRM se tornam fonte para visão dos impactos sobre o negócio em geral – visão essa possibilitada pelo ERP.
Sendo assim, as projeções, indicadores e estatísticas comerciais passam a fazer sentido no contexto de negócio.
Essa associação cria sinergia ao orientar a empresa em um sentido único de alcance dos objetivos propostos. Assim, os dois sistemas trabalham para gerar mais valor para o cliente mantendo custos controlados e alto desempenho.
Vamos a um exemplo prático de integração de ferramentas de gestão comercial:
Imagine que a sua empresa, para elevar as vendas, decida investir em novas estratégias de marketing digital para captação de clientes.
A partir daí, a sua demanda começa a crescer em proporções que você não projetou e passa a ser exigido mais controle.
O software de CRM seria o software ideal para ajudá-lo a obter uma interface virtual detalhada do seu processo comercial. Ele ofereceria funcionalidades relacionadas a:
- Múltiplos canais de atendimento;
- Dashboards para análise do processo comercial;
- Vídeos e tutoriais para clientes;
- Obtenção de relatórios e gráficos.
Além disso, ao integrá-lo com seu ERP, seria possível levar essas informações para um nível acima e associá-las com outros processos.
Imagine, por exemplo, que você deseja verificar o impacto que essa nova estratégia provocou sobre seu estoque ou sobre a saúde financeira do negócio.
O ERP teria o papel de possibilitar essa junção, permitindo uma visão ampla das interfaces estabelecidas e das variações ocorridas.
Conclusão
As ferramentas de gestão comercial são mais do que softwares de tecnologia em vendas. Estamos falando de sistemas que podem realmente melhorar e alavancar o seu negócio.
Além de organizarem os processos, eles fornecem dados e insights para tornar a sua equipe cada vez mais produtiva e assertiva nos resultados.
Então, que tal começar a investir nelas? No próximo post, saiba qual é o melhor CRM do mercado e que também é acessível para empresas de todos os tamanhos.