Ferramentas de Automação: Vantagens e Desvantagens

Ferramentas de Automação: Vantagens e Desvantagens

Podemos tranquilamente dizer que as ferramentas de automação possuem por objetivo aliar as tecnologias às atividades cotidianas e também podem ser adotadas em diversas áreas de uma empresa, trazendo grandes resultados em qualquer uma delas.

Empresas que atuam em segmentos como o online, estão investindo na automação da gestão financeira, já que com ela é possível garantir mais segurança, assertividade e controle dos pagamentos e recebimentos.

Em outras palavras, a técnica de automação faz parte da gestão de processos empresariais e consiste, basicamente, no uso de tecnologia na integração de sistemas e dados para aprimorar o fluxo e o trabalho e para se dedicar a atividades que realmente são importantes, como estratégias e inovações de negócio.

A seguir explicamos a definição de ferramentas de automação, suas vantagens e desvantagens, acompanhe!

  • O que são ferramentas de automação?
  • Quais as vantagens das ferramentas de automação?
  • Quais as desvantagens das ferramentas de automação?
  • Ferramentas de automação: Software CRM

O que são ferramentas de automação?

Ferramentas de automação são fundamentais para aqueles que desejam otimizações estruturais específicas para determinadas atividades de uma organização. Elas podem ser utilizadas em diversas frentes e garantem que os métodos de trabalho se tornem mais fáceis, reduzindo a necessidade de tarefas manuais.

Em tempos de transformação digital a procura pela automação das atividades cresce a cada dia, uma vez que, independente do tamanho ou da complexidade de um negócio todos os profissionais compreendem que os trabalhos manuais, além de gastarem tempo, estão sempre suscetíveis a erros.

Assim, se você quer ver seu negócio crescer com maior tranquilidade e sem sofrer grandes impactos, procure sempre adotar ferramentas e soluções tecnológicas adequadas ao seu modelo.

Dessa forma, as ferramentas de automação podem otimizar as atividades de sua empresa e ainda diminuir custos operacionais. Isso porque, ao adotar as soluções adequadas, muitas vezes você evita os gastos com contratação de grandes e especializadas equipes para a operação.

Leia também: Como saber se a automação de vendas se aplica ao meu negócio? 

Quais as vantagens das ferramentas de automação?

1. Facilidade ao acesso de informações

O primeiro motivo para utilização de ferramentas é porque ela promove a facilidade do acesso à informação. Um dos grandes desafios das corporações nos dias atuais, principalmente com a alta competitividade de um mercado que funciona sem parar.

Outro benefício das ferramentas de automação é que elas permitem que a empresa substitua atividades manuais por um software específico. Com essa mudança, todas as informações ficam centralizadas em um único lugar e disponíveis para todos os setores da empresa.

Assim, os dados podem ser consultados a qualquer momento, o que evita que um setor fique dependente de outro, ou até mesmo que a coleta de uma determinada informação fique atrelada a uma colaborador específico.

2. Redução dos custos do negócio

Reduzir custos é uma meta permanente em qualquer empresa, principalmente em razão dos altos gastos de manutenção de um negócio e da constante incerteza que temos na economia brasileira.

Além da redução de equipes que citamos no tópico anterior, as ferramentas de automação ajudam muito na redução de custos, pois promovem processos racionais que reduzem a ocorrência de erros, gerando consequentemente, uma economia significativa para o negócio.

Uma boa automação das tarefas é capaz de mapear todas as atividades da empresa identificando ineficiência e desperdícios e permitindo realizar correções que visem à melhora dos resultados do negócio.

4. Possibilidade de gestão segura e eficaz

As ferramentas de automação trazem maior transparência e racionalização aos processos.

Com as informações organizadas e centralizadas, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla do funcionamento da organização e isso justifica o motivo pela qual essas ferramentas são tão importantes.

A partir dessa perspectiva fica mais fácil compreender e elaborar os planos alinhados à realidade e aos objetivos do negócio em longo prazo.

Com decisões mais embasadas,o negócio ganha uma gestão mais segura e eficaz, o que impacta em aspectos como:

  • Custos;
  • Mercado;
  • Concorrência;
  • Experiência do cliente.

4. Padronização das tarefas

As ferramentas de automação permitem a padronização das tarefas com muito mais eficácia.

Empresas que adotam processos manuais também têm condições de padronizar suas tarefas, e aí você pode se perguntar: por que gastar dinheiro com ferramentas de automação?

A questão é que elas estão vinculadas a pessoas e podem acontecer discrepâncias na execução, falhas e incoerências, prejudicando assim o conceito de manter um padrão formal e exclusivo.

Por outro lado, em processos automatizados a padronização funciona muito bem, eliminando o risco de ocorrência de erros. O fator de erro humano é reduzido de forma significativa e os resultados são vistos com mais clareza.

Saiba mais: 6 recursos de automação ideais para quem quer escalar o negócio

Quais as desvantagens das ferramentas de automação?

Como nem tudo são flores, as ferramentas de automação também podem trazer desvantagens, sendo eles:

1. Potencial de insegurança no local de trabalho

Uma desvantagem das ferramentas de automação é que elas podem criar uma sensação de incerteza naqueles que trabalham para sua organização. Os funcionários que estão preocupados com seus empregos,como consequência, podem começar a procurar empregos em outro lugar.

Além disso, um funcionário nervoso não pode ajudar sua empresa a atingir suas metas e objetivos de longo prazo.

2. Novos avanços às vezes estão sujeitos a limitações

Quando se trata de ferramentas de automação de negócios, tanto a tecnologia moderna quanto o trabalho humano devem ser utilizados ao máximo. Por outro lado, muitas organizações bem-intencionadas são rápidas em instalar as melhores e mais recentes tecnologias, mas ainda não conseguem se adaptar às mudanças nas tecnologias e tendências.

Sabe por quê? Porque eles estão adicionando a uma pilha de tecnologia já complicada sem primeiro determinar como a plataforma os ajudará a atingir seus objetivos estratégicos de longo prazo e onde seria mais lógico implantar.

Por isso, a intenção e o design da tecnologia são desperdiçados.

Dica de leitura: 7 tendências de vendas que se tornaram realidade

Ferramentas de automação: Software CRM!

Há diversos tipos de ferramentas de automação, algumas voltadas para o mercado de vendas, que dispensam totalmente ou parcialmente o contato dos potenciais clientes com humanos.

Como é o caso do sistema CRM, afinal, o Customer Relationship Management faz a gestão completa dos seus clientes, cuida de todo histórico de vendas, faz follow up diários e ainda auxilia na hora de descobrir onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem!

É preciso dizer que é por meio do software CRM de Vendas que você conseguirá fazer a segmentação da sua carteira de clientes, fazendo com que seus vendedores saibam como lidar com cada um deles.

Cada cliente requer uma estratégia diferente, seja para fidelizar ou para aumentar o ticket médio de compras.

Por fim, salientamos que em um CRM de vendas, tanto os vendedores quanto a equipe de marketing conseguem acessar e compartilhar os dados em tempo real.

E mais, o sistema é inteligente, ele verifica erros de duplicação de dados, que, de outra forma, gerariam problemas na gestão dos clientes!

Percebeu que as ferramentas de automação só trazem benefícios para o seu negócio?

Alavanque seu negócio não deixe de investir em ferramentas de automação!

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