As palavras chaves são importantíssimas para o marketing digital. Mas fique atento, não basta apenas saber o que significam, é preciso saber identificar e usá-las a seu favor. Por isso, vamos te mostrar nesse artigo opções de ferramenta de palavras-chave para te ajudar.
Para melhor explicar, separamos o assunto em tópicos. São eles:
- O que é palavra-chave?
- O que é e para que serve uma ferramenta de palavras-chave
- Como o sistema CRM ajuda
- Por que é importante utilizar uma ferramenta de palavras-chave?
- Quais ferramentas usar
O que é palavra-chave?
É o que os usuários digitam em buscadores quando precisam encontrar algo que responda à dúvida deles ou que solucione os seus problemas. Também são chamadas de keywords, principalmente no ambiente de trabalho.
As keywords ajudam a ter uma boa estratégia de marketing e vendas. Ajudam também a entender o que os usuários mais buscam e o que precisam. Dessa forma, é possível trabalhar e desenvolver produtos ou serviços que abracem as necessidades deles.
Vamos para um exemplo prático: uma pessoa está com tosse seca e decidir ir à internet pesquisar sobre o sintoma em busca de uma solução. Ao digitar “tosse seca” na sua plataforma de busca preferida, o usuário terá acesso a diversos sites, blogs, vídeos que tratam desse assunto. Assim, ele consegue encontrar uma receita para xarope caseiro, algumas dicas de como amenizar o problema ou, ainda, uma farmácia que entregue um remédio na sua casa.
Portanto, entende-se que a palavra-chave é o principal instrumento de pesquisa na Internet. Sendo, então, extremamente importante selecionar com cuidado as keywords.
Dentro do marketing digital, sobretudo, o uso correto e adequado das palavras-chave é essencial, pois é dessa forma que as pessoas acessam seu conteúdo e consomem seus produtos e serviços.
É comum que a palavra-chave corresponda a um termo e não a uma única palavra. Como no exemplo dado, a palavra-chave que serviu como base para as pesquisas era “tosse seca”, um termo composto por 2 palavras. Alguns outros exemplos como: ciclos de vendas, marketing digital, atendimento via telefone…
O que é e para que serve uma ferramenta de palavras-chave
Como o nome sugere, a ferramenta de palavras-chave serve para orientar e auxiliar na busca e análise das keywords.
Servem para identificar nas buscas quais termos são importantes e recorrentes a ponto de servirem como palavra-chave. O que as pessoas mais têm pesquisado ultimamente, quais as variações possíveis com esses temas, quais os problemas que precisam de soluções…
Essas ferramentas servem, ainda, para analisar os sites concorrentes e entender como eles usam as keywords.
Portanto, entende-se que a ferramenta de palavras-chave é importante para analisar e compreender o que os usuários estão buscando e, então, ajudar a propor uma solução para os seus problemas.
Há ferramentas ótimas que servem para ajudar você a encontrar as palavras-chaves mais adequadas para cada situação. Continue lendo esse artigo que vamos apresentar algumas!
Como o sistema CRM ajuda
Durante o processo de escolhas de palavra-chave, é importante definir suas personas. Dessa forma, você sabe quais as keywords mais adequadas para usar, aquelas que vão cativar seu público.
É nesse momento que entra o nosso querido sistema CRM. O software é responsável por armazenar e filtrar os dados dos seus clientes e o que eles precisam, através de suas buscas e seus históricos com a empresa.
Quantas vezes você não se deparou com um site fazendo anúncio de itens semelhantes ao que você comprou alguns dias antes? Assim que funciona o CRM. Ele guarda suas informações e histórico de compras para que a empresa entenda seus gostos e possa te oferecer itens que te agradem.
O mesmo acontece em relação a palavras-chaves e textos. Deve-se considerar o tipo de cliente que a sua empresa tem no banco de dados para saber o que eles procuram e quais necessidades têm.
Recomendação de leitura: Benefícios do CRM de Vendas
Por que é importante utilizar uma ferramenta de palavras-chave?
Já entendemos o que são as keywords, como funciona uma ferramenta de palavras-chave e como o CRM é importante nesse processo. Agora vamos te mostrar a importância de estar junto a uma ferramenta de palavras-chave para chamar a atenção.
Resumimos em tópicos para facilitar a explicação:
- Com a ajuda da ferramenta adequada, a empresa consegue filtrar as melhores opções de palavras-chave.
- Saber escolher os termos que são atraentes aos usuários é um facilitador para que você esteja nas primeiras páginas dos buscadores.
- Quando a empresa está nas primeiras páginas durante as buscas, tende a ser a principal fonte de informação do usuário. As pessoas a veem como uma referência ao tema abordado.
- É por meio de palavra-chave que os possíveis clientes, leads, encontram os seus sites e demonstram interesses pelos produtos e serviços prestados pela sua empresa.
A ferramenta de palavras-chave além de te ajudar muito, como mostramos acima, te economiza tempo e usa dados reais. Muito melhor ter uma ferramenta capaz de selecionar termos em destaques do que precisar gastar tempo fazendo suas próprias análises, com base em achismos e experiências pessoas.
Qual ferramenta de palavras-chave usar
Aqui finalmente vamos te indicar algumas ferramentas de palavras-chave para você usar por aí e se manter nas primeiras páginas de buscas!
Google Keyword Planner
Essa ferramenta de palavras-chave tem acesso gratuito e é repleta de funções, como: gerar listas de palavras-chave, criar anúncios e desenvolver campanhas pagas, analisar as keywords e sua influência no mercado…
A plataforma sofreu algumas mudanças e atualmente trabalha também com anúncios e propagandas pagas.
Leia mais em: Google Keywords Planner – 5 Dicas para Usar no seu Negócio
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ótima opção gratuita e completa. A plataforma mostra dados, ideias de títulos e matérias, gráficos e até mesmo valores que estejam relacionados com o tema central. Além de mostrar detalhadamente informações como idade, região e dispositivos – celular e desktop, por exemplo – usados para as pesquisas.
Para acessar algumas funções especificas, é necessário assinar um plano. No entanto, a Ubersuggest ajuda muito quem está começando e ainda não sabe em qual ferramenta investir.
Keyword Tool
O Keyword Tool, além de te mostrar os dados relacionados às palavras-chave que você pesquisou, te dá informações de outros temas relacionados. Essa é mais uma ferramenta de palavras-chave gratuita em algumas funções e tem disponíveis alguns planos pagos.
É possível fazer relação não apenas com o Google, mas também com o Youtube, a Amazon, o Instagram e várias outras redes e plataformas digitais.
SEMrush
A SEMrush possui versão gratuita, mas para aproveitar o melhor dessa ferramenta é necessário adquirir um plano pago. Mesmo assim, trata-se de uma plataforma ótima quando o assunto é palavras-chave.
Essa ferramenta tem disponibilidade para diversos idiomas. Ela não só mostra dados baseados na keyword pesquisada, como também faz uma análise do uso dela pelos concorrentes. A SEMrush ainda conta com uma função de mostrar as páginas e links com uma melhor posição em relação ao tema abordado.
Moz Keyword Explorer
A Moz Keyword Explorer é uma das preferidas no ramo em que atua. A empresa é referência em marketing e SEO e desenvolveu uma ótima ferramenta de palavras-chave com um diferencial que atrai muita gente.
Ao pesquisar um termo, ela te mostra em uma escala de 0 a 100 a dificuldade que é para ranquear essa ideia. Quanto mais próximo de 100, maior é a dificuldade para alcançar o topo das buscas com aquela keyword.
A ferramenta pode ser usada de forma gratuita, mas é limitada. Há planos pagos e o site, até o momento, não possui escolha de idiomas.
Leitura complementar: O que é SEO?
Agora você está a par do que é uma keyword, da sua importância e também conheceu algumas ferramentas que serão sua salvação na hora de escolher as melhores palavras-chave. Não deixe de usá-las para aumentar seus acessos!